Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

O mel é mais calórico que o açúcar?

Tipo:

875213488.jpg

O mel é uma substância viscosa, aromática e doce, um produto natural elaborado por abelhas (melificas), a partir do néctar das flores ou de exsudatos açucarados das plantas. As características aromáticas, a viscosidade, a coloração, os nutrientes e as propriedades medicinais desse produto dependem diretamente da espécie de abelha que o produz, da fonte de néctar e do tipo ou espécie de planta da qual o material foi colhido.


É também, muito provavelmente, um recurso alimentar para o homem desde o início da civilização. Há evidências de seu uso pelo ser humano desde a pré-história, com inúmeras referências em pinturas rupestres, em manuscritos e pinturas do antigo Egito, Grécia e Roma.

Seria o mel mais calórico que o açúcar?

Esse é um assunto que gera inúmeras divergências entre os vários autores. Diante da comparação entre o mel e o açúcar branco, algumas publicações norte-americanas sugerem que comparando-se volumes iguais desses dois produtos, o mel seria mais calórico, ou seja, em uma colher de sopa de mel haveria 64 calorias, ao passo que numa mesma medida de açúcar, apenas 46 calorias. Nesse caso, a informação pode dar a entender que o açúcar engorda menos que o mel, mas o raciocínio correto não segue dessa forma.

Estudando as propriedades

O teor de carboidratos no mel pode variar de país para país, segundo as técnicas apícolas e outros fatores, como o tipo de alimento das abelhas. A informação do estudo norte-americano talvez tenha se fundamentado na análise do mel de alguma região em que possivelmente as abelhas tenham sido alimentadas com caldas de açúcar, uma prática comum, principalmente em regiões de inverno gelado, o que torna o mel ainda mais rico em dissacarídeos.

Embrapa

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), possui uma tabela de composição do mel brasileiro com uma informação diferente, segundo a qual, o açúcar branco é mais calórico que o mel. Confira abaixo:

Alimento – Quantidade de Calorias/kg

Açúcar branco – 4.130
Mel de abelha – 3.395
Ovos – 1.375
Aves – 880
Leite – 600

Na tabela, um quilo de açúcar contém 4.130 calorias, enquanto um quilo de mel, apenas 3.395. A confusão se explica, também, pelo fato da medida “uma colher de sopa” ser imprecisa, principalmente pelo fato do mel ser pastoso ou líquido, enquanto o açúcar é granulado e seco, ocupando, assim, volumes diferentes na colher.

O mel oferece menos riscos de engordar ou de prejudicar diabéticos do que o açúcar. Ele é constituído, na maior parte, de açúcares primários, como frutose e glicose, com quantidades reduzidas de sacarose. Mesmo assim, não deve ser consumido em grandes quantidades.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

256de811b08a2d3815ffa3d6d993fb96.jpg
Tranquilo e favorável, MC Bin Laden surge irreconhecível após dieta. Confira

Funkeiro participa de programa de emagrecimento e surpreende o público. Veja também:...

Sobremesa-de-Pascoa-na-travessa-com-creme-branco-ganache-e-wafer-de-chocolate-uma-delicia
Sobremesa de Páscoa na travessa com creme branco ganache e wafer de chocolate uma delícia

Ingredientes Creme: 1 xícara(chá) de leite em pó; ½ litro de leite;...

981272000.jpg
Reflexões sobre a vida de Steve Jobs que todos deveriam conhecer

Há algum tempo está sendo difundido através das redes sociais uma notícia sobre...

Deixe seu comentário

X