Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Mulher troca shampoo por mistura fácil e TRANSFORMA o cabelo

Tipo:

Mulher-troca-shampoo-por-mistura-fácil-e-TRANSFORMA-o-cabelo-430×285

Há um ano e meio, Katherine Martinko, colunista do site Tree Hugger, decidiu parar de usar shampoo e começou a lavar o cabelo com uma mistura inusitada: vinagre com bicarbonato de sódio. Segundo ela, o truque funciona. “O shampoo fazia meu cabelo parecer duro e difícil de controlar. O bicarbonato com vinagre deixou os fios mais macios, maleáveis e fáceis de pentear”, contou. Será que a troca compensa? Quem responde é a dermatologista Dra. Renata de Ávila, da Sociedade Brasileira de Dermatologia Clínica e Cirúrgica e da Clínica Deep Laser.


Como foi o teste de Katherine

Durante 18 meses, a colunista abandonou o shampoo, passou a usar apenas bicarbonato e vinagre de maçã para lavar o cabelo e, de acordo com ela, a aparência dos fios foi melhorando pouco a pouco. Nesse período, ela utilizou shampoo por algumas semanas durante uma viagem e rapidamente notou que o cabelo ficou mais oleoso e duro. Ao voltar para casa e para a rotina anterior, a melhora foi instantânea. “O bicarbonato absorve apenas o excesso de óleo do cabelo, sem retirar a oleosidade natural, assim ele não fica tão ressecado”, explicou. Dessa maneira, Katherine afirma que sente necessidade de lavar os fios apenas a cada cinco ou seis dias. “O cabelo só começa a parecer sujo a partir do quarto dia sem lavar”, contou.

Vinagre e bicarbonato no cabelo: como funciona
A médica explica que os produtos têm uma espécie de efeito combinado no cabelo. “O bicarbonato, com seu pH alcalino, é um removedor de gordura, já o vinagre, com o pH ácido, equilibra a equação, fechando as cutículas, o que dá brilho aos fios”, explica.

Apesar do efeito aparentemente satisfatório, o uso frequente e exclusivo da mistura pode fazer mal em longo prazo. “Não existe evidência científica alguma de que o bicarbonato remova todos os resíduos do cabelo. Ao longo do tempo, isso pode causar irritações, descamação, ressecamento e, em casos mais graves, até a queda dos fios”, alerta a dermatologista.

Para a Dra. Renata, o que pode ter acontecido no caso de Katherine é uma combinação entre fatores que melhoraram as condições do cabelo. “Ela passou um bom tempo fazendo isso, nesse meio tempo, pode ter saído de uma condição de estresse ou ansiedade, ter se recuperado de algum problema de saúde ou melhorado a alimentação. Tudo isso impacta no estado do cabelo”, esclarece.

Shampoo faz mal?

Algumas substâncias presentes no shampoo já foram apontadas como cancerígenas, mas a dermatologista afirma que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) garantiu a segurança dos componentes. “Os shampoos industrializados, além de conterem detergentes que fazem a lavagem adequada dos fios, têm fórmulas enriquecidas com nutrientes que fortalecem e hidratam os fios”, explica.

Para quem quer trocar o shampoo comum por produtos mais suaves, a dermatologista indica escolher versões orgânicas, que contêm menos ativos industrializados. “Uma boa opção e olhar o rótulo e preferir as fórmulas com lauril éter sulfato de amônia, substância menos agressiva”, pontua.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

7 votos, média: 4.71 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X