Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Mancha branca na unha (leuconíquia)

Tipo:

34

Manchas brancas nas unhas, chamadas medicamente de leuconíquia, são um achado bem comum, que, na maioria dos casos, não apresenta nenhuma relevância clínica. Em geral, as manchas nas unhas desaparecem espontaneamente, sem precisar de qualquer tipo de tratamento.
Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a leuconíquia:


O que é leuconíquia.

A presença de manchas brancas nas unhas é um achado totalmente inofensivo, que não provoca sintomas nem evolui para nenhum outro tipo de problema. A leuconíquia não é uma doença em si, apenas um sinal que indica uma alteração em parte da estrutura da unha.
Existem mais de um tipo de leuconíquia, que são classificadas de acordo com a aparência das manchas brancas. As ilustração ao lado mostra algumas das apresentações mais comuns.
A forma mais comum é a chamada leuconíquia punctata, que consiste em um ou mais pontos brancos na unha.
Outra apresentação relativamente comum é a leuconíquia estriada, que são curtas faixas brancas ao longo da unha.
Ainda existem outras formas de leuconíquia, como a leuconíquia total, leuconíquia parcial e leuconíquia transversal. Estas formas, porém, são bem menos frequentes.
Praticamente todas as pessoas já notaram uma pequena mancha branca na unha. Na imensa maioria dos casos, a mancha surge e desaparece sem que o paciente tome conhecimento. A leuconíquia só deve levantar alguma suspeita se ela começar a aparecer com elevada frequência e se o paciente apresentar outros sintomas, sugerindo que alguma doença possa estar por trás.

CAUSAS DE MANCHA BRANCA NA UNHA

Na imensa maioria dos casos, as manchas brancas na unha surgem por pequenos traumas, que podem incluir mordidas, prender o dedo na porta ou excesso de pressão na unha causada pela manicure. Em geral, a lesão ocorre na matriz da unha, local onde ela se forma. Em muitos casos, porém, as manchas brancas na unha surgem espontaneamente, sem que o paciente seja capaz de se lembrar de algum trauma recente.
A leuconíquia total é geralmente uma problema genético, uma herança autossômica dominante. Em alguns casos, a leuconíquia total pode ser adquirida ao longo da vida, estando relacionada a algumas doenças como vitiligo , síndrome nefrótica , hanseníase ou um efeito colateral dos antibióticos da classe das sulfonamidas, como o Bactrim, por exemplo.As leuconiquias estriadas e punctadas são as formas mais comuns e não costumam indicar nenhuma doença. Em algumas mulheres, as manchas brancas na unha podem surgir devido às variações hormonais ao longo do ciclo menstrual ou por reações ao esmalte.
A leuconiquia transversal pode surgir devido a algumas condições, como efeito colateral de quimioterapia, cirrose hepática , febre alta, tuberculose ) ou intoxicação por arsênio.
Apesar das manchas brancas poderem ser um sinal de doença, na prática elas raramente são. Se você tem leuconiquia, mas não tem nenhuma doença conhecida e não apresenta nenhuma outro sinal ou sintoma, não é preciso se preocupar, essas manchas são clinicamente irrelevantes.
Em alguns casos de micose na unha, chamada onicomicose, podem surgir manchas brancas. Entretanto, essas manchas são mais grosseiras e costuma haver outras lesões da unha, não se parecendo com as formas mais comuns de leuconiquia

TRATAMENTO DAS MANCHAS BRANCAS NA UNHA

A leuconiquia não é uma doença e, portanto, não precisa de tratamento. Na maioria esmagadora dos casos as manchas nas unhas vão sumir espontaneamente com o tempo.
Se você é saudável, sua unha tem boa aparência e apresenta pequenas manchas brancas sem outras lesões, não é preciso procurar ajuda médica. Também não são necessários exames para investigar as doenças citadas acima. De modo geral, nos pacientes doentes, a leuconiquia é apenas mais um dos vários sinais que o mesmo costuma apresentar. Ninguém vai suspeitar de cirrose, tuberculose ou qualquer outra doença apenas pelas manchas nas unhas.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

3 votos, média: 3.33 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

1011132_627391877270926_1617302681_n
Lasanha rápida e prática

Rápida e prática é feita em só 30 minutinhos. Prepare para o...

388685_593357217341059_2061355717_n
Bolo festa

E o bolo dos aniversariantes do final de semana? A gente não...

24296_580022615341186_975592132_n
Berinjela à Parmegiana

Berinjela à parmegiana é feita em só 5 passos. Fica ótima!

Receitas da Semana...

23376360_731277073727873_3491023637395331557_n
Strogonoff de frango

Ingredientes: 1 kg de peito de frango 1 cebola grande picada 2...

1473013_10151755989980588_705354229_n
Trufas com Pimenta

Uma combinação de sabores e aromas que conquista qualquer um!

Screenshot_3
COLOQUEI LEITE CONDENSADO NA BATEDEIRA E DESCOBRI O CREME QUE NENHUM CONFEITEIRO QUER QUE A GENTE SAIBA

Ingredientes: Leite condensado Modo de Preparo:  Bata o leite condensado no liquidificador...

congestao
Alivie a congestão nasal em 1 minuto com esses 5 passos simples

Você tem congestões nasais com frequência? A condição é muito observada no...

Deixe seu comentário

X