Ingrediente que você tem na cozinha é perfeito para tratar dermatites
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
A dermatite é uma doença que afeta, geralmente, crianças, desde recém-nascidas. É um problema cutâneo que se manifesta de diversas formas, porém, a mais comum é chamada dermatite atópica, afetando 15% das crianças. Quando os afetados sentem ressecamento na pele e uma coceira intensa se faz necessário procurar um médico especialista.
Além dos remédios químicos produzidos pelas drogarias e receitados pelos médicos, há um agente natural contra a dermatite que é fácil de ser encontrado, preparado e que, funciona tão bem quanto os das farmácias: a avena sativa, popularmente conhecida como aveia.
Também conhecida como eczema atópico, a dermatite não possui uma causa exata. Porém, de acordo com muitos especialistas, alguns fatores podem desencadear essa doença, como uma resposta desordenada do sistema imunitário e o componente hereditário. Além disso, alguns elementos podem atuar como detonadores da pele, podendo inflamar e agravar ainda mais a dermatite, à exemplo o contato com sabonetes, detergentes, perfumes e produtos químicos fortes, assim como roupas ou peças de lã, mudança de temperatura, banhos quentes, umidade ambiental, fumaça de cigarro e ácaros presentes em pó.
Além do ressecamento e a coceira intensa, há áreas arranhadas na pele devido a coceira. A região afetada também pode mudar de cor, ficando mais clara ou mais escura que o tom normal. Em alguns casos podem surgir bolhas e um vermelhidão ao redor delas, ficando a pele também áspera. Essa doença e suas características podem atingir os primeiros meses de vida de um ser humano e costumam melhorar em torno dos dois ou três anos de idade, sendo menos severos à medida que a criança cresce. Por essa razão, alguns conselhos para cuidar da pele delicada das crianças são válidos. Confira:
Esse cereal contém em sua composição ácidos graxos poli-insaturados, silício e mucilagens. Todas essas propriedades combinadas aos poderes emoliente, regenerador e protetor fazem da aveia um ótimo remédio caseiro para eliminar esse problema dermatológico. Além de ser usada na elaboração de cremes ou óleos usados para cuidar de peles secas, sensíveis e irritáveis, em casa pode servir como ingrediente principal na preparação de cataplasmas e chás, que servem para beber e para compor banhos suavizantes.
Externamente, é utilizada em forma de farinha para ser aplicada como cataplasma diretamente na pele afetada. Já para quem deseja usar como chá, é necessário fazer uso de duas colheres de sopa de grãos de aveia em um litro de água. Essa receita serve como bebida e como banho, que irá ajudar na hidratação da pele e relaxará os nervos.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
A dieta da gelatina é perfeita quando o assunto é perder peso...
Hummm... Olha só que delícia!!
MODO DE PREPARO: Coloque o óleo para esquentar, mas ele não pode...
Em algumas ocasiões, os cálculos na vesícula costumam ocorrer sem deixar sintomas...
Hoje a sugestão é essa panqueca de carne moída! Boa demais...
Vai de saladinha no almoço? Veja essa dica!
Uma das jornalistas mais famosas da TV Globo em assuntos relativos à...
As Sobremesas Tropicais me encantam por ser fácil e rápido! Veja também:...