Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Ganache de Doce de leite

Tipo: Doces e Sobremesas

edb71d7c45242116bf8673c3dd68be53.jpg

Ganache de Doce de leite, passo a passo para não ter erro!

Aganache de hoje é um pouco diferente da tradicional, Ganache de Doce de leite levadoce de leite, no lugar do chocolate. Doce de panela de pressão. Fica perfeita, para rechear bombons, cobrir o bolos, cupcakes, tortas, pavês éclairs, montar uma mousse.


Como em quase tudo na gastronomia, para preparar uma boa Ganache,a escolha dos ingredientes é fundamental. Ao se organizar, prefira um leite condensado de boa qualidade, cuja composição contenha a concentração adequada de leite. Algumas marcas costumam receber ‘amido’ na fórmula, o que mascara a textura e prejudica o sabor final da receita.

Aproveito o papo e peço um pouquinho de paciência, a receita hoje é simples, é que todo dia chega gente nova por aqui, se arriscando na arte culinária. Sempre tem quem ainda não saiba fazerGanache.

Que nada mais é do que uma mistura de creme de leite com chocolate derretido e pode variar sua consistência desde mais cremosa para coberturas quanto mais firme para uso em recheios.

A textura, além do ponto do doce de leite, que deve ser ‘ firme’, dependerá também da proporção, quanto mais doce de leite, mais consistente a ganache será.

E como doce de leite não tem, nem nunca terá, a mesma rigidez do chocolate, para obtermos uma densidade mais estruturada, boa para recheios, acrescentamos um pouco de gelatina incolor

Veja no video, como hidratar a gelatina:

Ganache de Doce de leite

INGREDIENTES:

  • 2 latas de leite condensado, cozido por 40min + 10 min de descanso, na panela de pressão ponto mais escuro e firme”, dicas aqui.
  • 1 lata de creme de leite sem soro, ou 1 caixinha de 200ml de creme de leite.

A proporção, varia dependendo do que se quer alcançar, se é para uma ganache em ponto de cobertura, mais líquida ou para uma em ponto de recheio mais firme.

PROPORÇÃO:

  • mais ‘líquida’ para cobertura de bolo e pavês: 1 lata de doce de leite em ponto firme e 1 de creme de leite sem soro
  • mais ‘firme’ para recheios: 1 lata de doce de leite em ponto firme e 1/2 de creme de leite sem soro + 1/2 envelope de gelatina incolor

No caso de utilizar a ganache para recheio: Hidrate 1/2 envelope de gelatina incolor na água gelada e derreta em dissolva no micro ondas por 30 seg. Reserve

Caso a utilização seja para cobertura, mais líquida não é preciso acrescentar gelatina a ganache.

COMO FAZER GANACHE DE DOCE DE LEITE:

  1. Espere o doce de leite esfriar, então abra a lata e coloque o todo o conteúdo no bowl da batedeira.
  2. Use uma espátula ‘pão duro’ a fim de limpar bem a lata e não deixar nenhum resquício desta maravilha de doce que é o doce de leite na pressão. Para mim não tem melhor! ??
  3. Acrescente a lata de creme de leite sem soro e a gelatina incolor, se necessário for. Vai de pender da utilidade, se é para recheio ou se é para coberturas.
  4. Você pode substituir pela caixinha de creme de leite sem problemas. É que eu, particularmente prefiro o sabor e a textura da lata, mas é só gosto pessoal
  5. Bata por 2 minutos até ficar homogêneo. Também dá para bater na mão com o fouet, mas você vai precisar de um pouquinho de braço, a batedeira facilita esse trabalho, já que o doce de leite em ‘ponto firme’ é mais difícil de misturar
  6. E está pronta Ganache de Doce de leite, dos DEUSES!

Perfeita como recheio e cobertura. Para fazer um pavê de nozes, cobrir ou rechear um bolo, montar uma mousse de doce de leite e inúmeras outras receitas maravilhosas de se fazer com este doce.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

brocolis_-_carne
PARA QUEM QUER DIMINUIR OU DEIXAR DE COMER CARNE: 6 ALIMENTOS VEGETAIS RICOS EM PROTEÍNA!

Você vai ver agora uma lista com seis ingredientes naturais que podem...

541625_10151567412925479_297755513_n
Delícia de Goiaba

Que maravilha, muito saborosas as combinações nesse doce!

e21bae875a2b1b95578fd76e65ccd3fc.jpg
Pais contam a seus filhos de onde os bebês vêm. Confira a reação dos pequenos

Como explicar aos nossos filhos de onde eles vieram? Com certeza é...

Deixe seu comentário

X