Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Conselhos para eliminar o açúcar refinado da dieta

Tipo:

eliminar-acucar-refinado-da-dieta-500×367

Sabemos que alguns alimentos fazem muito mal para a nossa saúde, mas infelizmente, mesmo assim continuamos consumindo-os. Este parece ser o caso do açúcar refinado.


Trata-se de um “alimento” que não nos oferece nenhum benefício; muito pelo contrário. São calorias vazias, sem nenhum valor nutricional, que prejudicam o bom funcionamento do nosso organismo e ainda favorecem o ganho de peso.

Por este motivo, hoje iremos falar sobre os principais malefícios do açúcar refinado e compartilhar alguns conselhos de como podemos, pouco a pouco, eliminá-lo completamente da nossa dieta, além de revelar algumas alternativas mais saudáveis para que possamos substituí-lo.

Por que o açúcar refinado faz mal à saúde?

Acucar-refinado

Como falamos anteriormente, o açúcar refinado não possui nutrientes, sendo apenas uma bomba calórica que prejudica a nossa saúde. Estes são alguns dos principais motivos pelos quais deveríamos eliminá-lo da dieta o mais rápido possível:

  • Seu consumo pode sobrecarregar o fígado, prejudicando o seu funcionamento e podendo causar doenças hepáticas
  • Favorece o ganho de peso e o acúmulo de gordura no corpo, sendo um dos principais responsáveis pela obesidade
  • Pode causar resistência à insulina, condição que pode, posteriormente, evoluir para um caso de diabetes
  • O consumo excessivo de açúcar pode aumentar significativamente o risco de desenvolver o câncer
  • Afeta o equilíbrio hormonal do organismo e o sistema nervoso
  • Trata-se de uma substância que pode levar ao vício, já que promove a liberação de dopamina no cérebro
  • Aumenta o colesterol e contribui para o aumento do risco de desenvolver doenças cardiovasculares
  • Prejudica os dentes e a saúde bucal.

Dicas para eliminar o açúcar refinado da dieta

Acucar-mascavo

Recomendamos que você comece a retirar o açúcar refinado da dieta pouco a pouco, já que assim a chance de sucesso será maior. Como ele é um alimento viciante, cortá-lo de uma só vez pode ser muito mais difícil, e fazer com que você desista rapidamente desde objetivo.

Dessa forma, comece lentamente a reduzir a quantidade de açúcar do cafezinho, das receitas, dos sucos, etc, e substitua-o por versões mais saudáveis, como as que recomendamos no final do artigo.

No entanto, se você estiver tentando eliminar o açúcar refinado da dieta, é fundamental ficar atenta não apenas ao açúcar que você consome de maneira regular, mas também a todos os alimentos que contêm açúcar adicionado em sua composição.

Cuidado com os refrigerantes

Os refrigerantes possuem uma quantidade incrível de açúcar em sua composição, e por isso devem ser cortados da dieta. Você pode começar a fazer isso gradativamente, mas o ideal é que, eventualmente, eles não sejam mais consumidos, pois são muito prejudiciais à saúde. Substitua-os por sucos naturais, chás e pela boa e velha água mineral.

Cuidado com os sucos industrializados

Os famosos sucos de caixinha possuem praticamente tanto açúcar em sua composição quanto os refrigerantes, e por isso também devem ser evitados. Opte sempre por sucos naturais, sem a presença de açúcar adicionado.

Cuidado com produtos industrializados

A grande maioria dos produtos industrializados que consumimos em nosso dia a dia também possui açúcar em sua composição, e muitas vezes ela vem “disfarçada” nos rótulos, substituída por outros nomes que, na verdade, causam os mesmos malefícios que o açúcar.

Priorize sempre alimentos “reais”, como frutas, vegetais, legumes, frutos secos, e fontes vegetais de gorduras saudáveis. Se for comprar cereais ou iogurte, por exemplo, leia sempre os rótulos atentamente e opte sempre pela versão mais natural possível.

Coma frutas e vegetais de sabor adocicado

Quando estiver sentindo aquela vontade incontrolável de ingerir açúcar, coma uma fruta ou opte por algum vegetal com sabor levemente adocicado, como a beterraba e a batata doce.

Evite doces em geral

Evite o consumo de doces, sorvetes, bolos, biscoitos, e todos estes alimentos que são ricos em açúcar refinado. Você pode tentar fazer versões caseiras usando ingredientes mais saudáveis, mas fique longe dos industrializados.

Substitutos para o açúcar refinado

Sustituto-de-acucar-refinado

É importante lembrar que os adoçantes artificiais, embora não contenham açúcar, possuem diversas substâncias em sua composição que também fazem mal à saúde, e por isso devemos evitá-los.

O ideal é não usar nenhum tipo de adoçante, mas caso isso não seja possível, estas são algumas das opções que você pode utilizar como substitutos do açúcar refinado. Embora não sejam perfeitos, eles não irão prejudicar tanto a sua saúde:

  • Estévia: é considerada um dos adoçantes mais saudáveis, sendo proveniente de uma fonte natural.
  • Mel de abelha: é fundamental comprar um produto realmente natural e orgânico para obter seus benefícios. Se este for o caso, o mel é uma maneira excelente e saudável de adoçar os alimentos.
  • Açúcar de coco: ele é produzido de maneira rústica e sem a adição de substâncias químicas prejudiciais, sendo uma alternativa mais natural e saudável
  • Extrato de agave: possui um índice glicêmico menor do que o açúcar e é um alimento orgânico, sem a presença de substâncias químicas.
MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

Costela ao Molho Barbecue do Outback
Costela ao Molho Barbecue do Outback

Modo de Preparo: Espalhe sal por toda a carne e coloque para...

sabao de alcool
Sabão de Álcool do tempo da Vovó!!

Essa receita rende aproximadamente 25 quilos de sabão que poderá ser usado...

primo-de-atriz-morre-em-acidente-google_1420925-610×290
Primo de Nívea Stelmann foge da polícia e uma tragédia acontece: ‘Estou chocada’

Polícia Militar alega que primo de Nívea Stelmann teria ignorado ordem para...

ovo
A dieta do ovo cozido, pode perder 10 quilos em apenas 14 dias.

Caso esteja a pensando em emagrecer, e esteja à procura da dieta...

Deixe seu comentário

X