Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Congelar Vegetais é excelente para saúde e para o bolso!

Tipo:

4a6f9a833a9d7f7612d346d8e71fe31c.jpeg


MAS, POR QUE CONGELAR?

Esta técnica acaba por eliminar os microrganismos da superfície do legume, mantendo-a limpa. Na verdade os vegetais deveriam ser congelados após a colheita, mas como isso não é possível, faça-o assim que comprar, escolhendo sempre os mais frescos. Segundo pesquisa da Birds Eye, empresa americana de vegetais congelados, num tempo, cerca de 16 dias, entre o caminho da colheita até o fornecedor, mais o tempo que ficam nas gôndulas, os vegetais já perderam parte dos nutrientes, entre 10% e 45% (dependendo do legume).

TUDO PODE SER CONGELADO?

Quase, sempre temos as exceções, no caso: tomate, rabanete, pepino. A batata, por exemplo, não pode ser congelada crua, pelo excesso de amido que ela contém, absorve muita água, amolece, esfarela e escurece, a não ser na forma de purê, bolinhos ou suflês. Mas os demais vegetais podem ser congelados, ou melhor, devem ser congelados, pois perderão muito menos nutrientes.

COMO CONGELAR?

Para congelar os vegetais, é necessário que estejam limpos e descascados. Devem ser escaldados em água fervente ou no vapor, nunca deixar cozinhar totalmente e logo que retirar, mergulhar em água com gelo, com ajuda de um escorredor, dando assim, um choque térmico, esse processo se chama “branqueamento”. Com esse procedimento os vegetais manterão sua cor, sabor e textura, além dos nutrientes.

A seguir uma tabela para branqueamento dos vegetais:
tabela1

QUANTO CONGELAR?

Congele em porções pequenas, em sacos plásticos, tirando o máximo de ar possível. Nunca use o papel alumínio para embalar, pois ele grudará no alimento. Para descongelar pode levar direto ao forno microondas, sabendo que terá que cozinhar mais, já que eles sofreram apenas um pré aquecimento.

Aqui tem uma outra lista super legal e completa, para você não ter dúvidas quanto à forma, procedimento e tempo de armazenamento no freezer.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X