Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como lidar com as crises de enxaqueca?

Tipo:

enxaqueca-500×325-500×325

A enxaqueca caracteriza-se por uma dor pulsante em um dos lados da cabeça e em alguns casos, nos dois, geralmente acompanhada de fotofobia e fonofobia, náusea e vômito.
Para mais de 300 milhões de pessoas que sofrem de enxaqueca, ou 2% da população mundial, a dor característica dessa cefaleia debilitante dispensa descrição.


A duração da crise varia de 4 a 72 horas, podendo ser mais curta em crianças. De acordo com alguns estudos, de 5 a 25% das mulheres e 2 a 10% dos homens têm enxaqueca.

A enxaqueca é predominante em pessoas com idades entre 25 e 45 anos, sendo que após os 50 anos essa porcentagem tende a diminuir, principalmente em mulheres.

A doença ocorre em 3 a 10% das crianças, afetando igualmente ambos os gêneros antes da puberdade, mas com predomínio no sexo feminino após essa fase.

Principais causas

A enxaqueca é causada por uma contração exagerada da parede de pequenas artérias do cérebro, ocasionando a falta transitória de oxigênio e nutrientes.

Com isso, aparecem dores e manifestações de deficiências neurológicas focais, como manchas claras ou escuras na visão, dormência em áreas restritas da face ou corpo, tonturas ou alterações de consciência e do equilíbrio.

Pessoas que vivem sob forte estresse podem sofrer muito com a enxaqueca, mas isto não é a causa principal.

As principais causas mais comuns:

Estresse;
Jejum prolongado;
Dormir mais ou menos que o de costume;
Mudanças bruscas de temperatura e umidade;
Perfumes e outros odores muito fortes;
Esforço físico;
Luzes e sons intensos;
Abuso de medicamentos, incluindo analgésicos;
Fatores hormonais: é comum mulheres portadoras de enxaqueca apresentarem dor nas fases pré, durante ou após o período menstrual. Esse tipo é chamado de enxaqueca menstrual e tende a melhorar espontaneamente na menopausa. Muitas mulheres têm as crises pioradas, ou melhoradas, a partir do momento que iniciam o uso de anticoncepcionais orais;
Alimentos e bebidas: queijos amarelos envelhecidos, frutas cítricas (principalmente laranja, limão, abacaxi e pêssego), carnes processadas, frituras e gorduras em excesso, chocolates, café, chá e refrigerantes à base de cola, aspartame (adoçante artificial), glutamato monossódico (tipo de sal usado como intensificador de sabor, principalmente em comida chinesa), excesso de álcool.

A enxaqueca, quando associada à hipertensão e ao sedentarismo, pode aumentar o risco de acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Por isso, especialistas alertam que se a dor de cabeça for crônica ou forte demais, é bom procurar um especialista para realizar exames clínicos.

Sintomas mais comuns

A crise de cefaleia dura de 4 a 72 horas, unilateral e pulsante;
Náusea;
Vômitos;
Bocejos;
Irritabilidade;
Sensibilidade à luz;
Sensibilidade ao som;
Sensibilidade ao movimento do corpo ou do ambiente;
Tontura;
Fadiga;
Mudanças de apetite;
Problemas de concentração, dificuldade para encontrar as palavras.

Diagnostico e tratamento

O diagnóstico da enxaqueca é feito clinicamente. Para ser diagnosticada, o paciente precisa apresentar pelo menos cinco crises com essas características:

Crise de cefaleia durando de 4 a 72 horas (tratamento fracassado ou não realizado);
Cefaleia geralmente unilateral e pulsante;
Dor de intensidade moderada a intensa;
Dor agravada ou impedindo atividade física rotineira (caminhada, subir escadas, etc);
Durante a cefaleia, ocorrência de pelo menos um destes sintomas: náusea e vômitos, fotofobia e “fonofobia”.
Nenhum outro diagnóstico que explique a cefaleia.

Técnicas alternativas para aliviar a enxaqueca

Massagem aérea ao redor dos olhos – Feche os olhos. Coloque os dedos médios para os seus olhos. Massageie a área suavemente, mas firmemente em movimentos circulares por 1 minuto.
Massagem na região do nariz e olhos – Usando polegar, vá ao longo da parte inferior das sobrancelhas (ao longo do osso em cima da órbita). Sinta onde este osso encontra a ponte de seu nariz e olhos e encontre um ponto onde há um recuo pequeno. Pressione esse ponto de maneira bem suave, com os polegares. Você pode realizar esta massagem quatro vezes e pressionar a área por 10 segundos por vez.
Massagem no pescoço – Massageie um ponto do pescoço onde você possa sentir dores, movendo os dedos médios das mãos, a base de seu crânio. Realize o processo por alguns minutos, usando as pontas dos dedos de modo suave, em movimento circular.
Massagem no couro cabeludo – Com a palma de suas mãos, massageie o couro cabeludo na parte superior de seu crânio por um minuto, delicadamente.

Depois de realizar todas as massagens citadas, comece a respirar profundamente. Levante os ombros até a altura dos ouvidos por 5 a 10 segundos para o alívio da dor remanescente, e depois relaxe-os

Exercícios – Uma vida sedentária pode tornar as pessoas mais suscetíveis ao surgimento das enxaquecas, portanto, pratique atividades físicas regulares. Aulas de ioga, pilates e outras técnicas de relaxamento também podem ajudar;
Sono – Se por um lado ficar parado demais faz mal, descansar menos que o necessário também o faz! Dê prioridade à sua saúde, mantendo uma rotina de sono adequada, a exaustão faz mal de muitas formas e causar enxaqueca pode ser uma delas;
Controle do estresse – É grande o número de pessoas que são acometidas por enxaqueca devido a alterações emocionais. Se você tem estado muito nervoso ou depressivo, procure cuidar desses sintomas, é muito provável que eles estejam causando as crises de enxaqueca.
Luz artificial – Ficar muito tempo em ambientes iluminados artificialmente ou em frente a telas de TV, celulares e principalmente computadores, pode favorecer o surgimento ou mesmo agravar os sintomas de vários tipos de cefaleia, inclusive os da enxaqueca.
Compressão – Alguns casos de enxaqueca têm início devido à compressão no couro cabeludo, por acessórios como capacetes, chapéus, bonés, enfeites ou óculos. Para saber se é o seu caso, basta retirar o que estiver exercendo pressão na cabeça e avaliar se houve alívio.
Mantenha uma dieta saudável – Há quem tenha crises desencadeadas por alimentos, já que são capazes de provocar reações nos vasos sanguíneos e nervos.
Alimentos como laticínios, chocolate, ovos, frutas ácidas, carne, principalmente de porco, trigo (pão, massas, etc), frutos de casca rija ou amendoins, tomates, cebolas, milho, maçãs e bananas podem desencadear enxaquecas.

Algumas bebidas ou aditivos também provocam dores de cabeça, tais como as bebidas alcoólicas (especialmente vinho tinto) e bebidas com cafeína (café, chás e colas). Experimente eliminar os alimentos suspeitos, para melhorar o quadro, e em seguida reintroduzi-los aos poucos na dieta, a fim de detectar os responsáveis.

Além de evitar certos alimentos, procure consumir os que são comprovadamente seguros e saudáveis, mantendo uma dieta equilibrada.

A ingestão de vitamina C pode ajudar a evitar e aliviar os sintomas (tome cuidado para não extrapolar o limite diário). Também existe uma mistura de 2 componentes naturais recomendada tanto para atenuar como prevenir a enxaqueca – 200 ml de água de coco (de verdade, não industrializada, para hidratar) com uma colher de chá de pó de gengibre (que é o principal ingrediente, pode ser também tomado como chá).

Não deixe de procurar uma orientação médica de acordo com o surgimento e persistência dos sintomas.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X