Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como controlar o colesterol alto naturalmente?

Tipo:

Como_controlar_colesterol_alto_naturalmente-500×350

O colesterol é uma gordura ou também chamado lipídio, que se encontra de forma natural em nosso corpo, já que o nosso organismo precisa de colesterol para realizar muitas das suas funções vitais adequadamente. Essa substância está presente no cérebro, fígado, nervos, sangue e bílis, tanto das pessoas quanto dos animais, motivo pelo qual os especialistas recomendam evitar o consumo de alimentos de origem animal quando a pessoa necessita baixar o seus níveis de colesterol.


O nosso fígado gera a maior parte do colesterol, enquanto a outra parte é ingerida através da dieta. O colesterol de lipoproteínas de baixa densidade, é o que conhecemos como colesterol ruim LDL, o qual é responsável de obstruir as nossas artérias, pois é depositado nas paredes arteriais, provocando sérios problemas cardiovasculares e outras doenças. O colesterol que o nosso organismo precisa é conhecido como colesterol bom HDL, que é de lipoproteínas de alta densidade, o qual ajuda a devolver o colesterol ruim que obstrui as nossas artérias para o fígado para que dessa forma seja eliminado.

Embora o colesterol possa ser originado por diferentes transtornos ou fatores genéticos, na maioria das pessoas costuma aumentar devido a uma má alimentação e um estilo de vida sedentário. É por esse motivo que para prevenir e controlar o colesterol alto, é importante mudar alguns hábitos de vida e alimentares.

Alimentos para controlar o colesterol alto

Como foi dito anteriormente, a alimentação tem um papel muito importante na prevenção e controle do colesterol alto, pois uma alimentação saudável pode nos ajudar a eliminar o colesterol ruim LDL, aumentando os níveis de colesterol bom HDL. A seguir contaremos os melhores alimentos para controlar o colesterol.

Fibra

O consumo de fibras vegetais, especialmente a fibra solúvel, é fundamental para controlar o colesterol alto, já que ela se une às gorduras e provoca a sua eliminação através das fezes. Este tipo de fibras estão presentes nos alimentos como os legumes, aveia, cevada e frutas como a maçã. O mais recomendado para reduzir o colesterol são o farelo de aveia e o arroz integral.

Peixe

Os especialistas recomendam comer peixe pelo menos duas vezes por semana, pois é um alimento rico em ácido graxos ômega-3, que é a chave para dissolver o colesterol ruim e os triglicerídeos no sangue. Obviamente existem alimentos com ácidos graxos ômega-3, mas o peixe é uma das fontes mais ricas. Recomenda-se o salmão, o atum, a cavala, as sardinhas, o arenque e a truta.

Azeite de oliva

O azeite de oliva pode ajudar a dissolver o colesterol ruim LDL, sem modificar os níveis de colesterol bom HDL. Os especialistas recomendam consumir duas colheres de azeite de oliva diariamente.

Sucos de frutas e vegetais

Os sucos naturais de frutas e vegetais no lanche da manhã e no lanche da tarde, também podem ajudar a baixar os níveis de colesterol ruim. Pode-se preparar com verduras e frutas, somente com frutas ou como você preferir. O importante é consumi-los fresco e de preferência sem açúcar e adoçantes.

Proteína de soja

A Consumer Reports diz que se consumirmos 25 gramas de proteína de soja diariamente, é possível baixar o colesterol até em 10%. Esta porção seria equivalente a duas ou três porções de alimentos como leite de soja, soja e tofu.

Frutos secos e grãos integrais

Os frutos secos e grãos integrais têm um ingrediente que inibe a absorção de colesterol da comida. É recomendável consumir diariamente 3 porções do equivalente a uma grama.

Hábitos saudáveis para controlar o colesterol alto

Os hábitos também são muito importantes na hora de controlar e prevenir o colesterol ruim. Tendo um estilo de vida saudável, você não irá somente evitar o colesterol ruim, como que também terá uma qualidade de vida melhor.

Abandone o cigarro

O consumo de tabaco diminui os níveis de colesterol bom HDL, aumentando o risco de formar coágulos no sangue. Os fumantes costumam apresentar problemas graves como a aterosclerose, ataque cardíaco e acidente cerebrovascular.

Evite o consumo excessivo de álcool

O excesso de álcool aumenta o nível do triglicerídeos no sangue e faz o consumidor uma pessoa mais propensa a sofrer de doenças cardiovasculares. Aquelas pessoas que bebem moderadamente têm menor risco de sofrer estes problemas.

Faça exercícios

Praticar atividade física regularmente ajuda a aumentar os níveis de colesterol bom HDL, enquanto favorece a eliminação do colesterol ruim LDL. Os especialistas recomendam fazer pelo menos 30 minutos por dia de exercícios, 5 dias da semana. É claro que as pessoas que têm uma rotina de exercícios de mais tempo obterão mais benefícios.

Eliminar o fast food

O consumo de todo tipo de fast food aumenta inevitavelmente os níveis de colesterol ruim no sangue. Evitar o consumo de batatas fritas, hambúrgueres, frituras, alimentos fritos, salgados com recheios, empanados, embutidos, carnes gordurosas, óleos, ou qualquer alimento com alto teor de gorduras saturadas e “trans”.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

4 votos, média: 4.75 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

1468614_225720074255322_2035814636_n
Mousse de maracujá com calda light

Modo de preparo: fácil e rápido!

Chá-acelerador-de-metabolismo-mais-fácil-do-mundo-430×285
Chá acelerador de metabolismo mais fácil do mundo: atriz dá receita “surreal”

Visivelmente mais magra, a atriz Giovanna Lancellotti perdeu peso graças a uma dieta que...

Água de berinjela e limão faz você emagrecer e perder barriga rapidamente
Água de berinjela e limão faz você emagrecer e perder barriga rapidamente

A água de berinjela e limão é conhecida como "água milagrosa".

10930076_991762280833882_5751295763131072211_n
Hamburgão de forno

Sabe como fazer hamburgão de forno? Então salve já essa nossa receitinha...

Deixe seu comentário

X