Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como aliviar os sintomas da artrose

Tipo:

152498000.jpg

A artrose é uma doença degenerativa das articulações que causa desgaste nas cartilagens. É uma doença que pode produzir incapacidade funcional, ainda que sejam muito reduzidos os casos em que chega a produzir um grau de invalidez a ponto de impedir o desenvolvimento de atividades cotidianas diárias. A artrose afeta principalmente a cartilagem articular, atrofiando-a e quase sempre afeta as mãos, os joelhos, os quadris e a coluna vertebral.


Quem pode sofrer de artrose e quais são os sintomas?

Ao contrário do que muitos pensam, a artrose não é uma doença exclusiva da velhice, qualquer pessoa pode desenvolver artrose independentemente da idade, o que sim é verdade que a frequência do aparecimento aumenta com a idade e é mais comum nas mulheres ou em pessoas propensas geneticamente.

Um dos sintomas mais temidos da artrose é a dor, que em suas primeiras etapas se produz quando se faz movimentos bruscos ou esforços que comprometem a articulação. Esta dor tende a se aliviar com o repouso, mas à medida que a artrose avança pode ocorrer com mais intensidade e mais frequência. O paciente com artrose também pode apresentar incapacidade para se mover com normalidade e tende a sofrer uma deformação progressiva na articulação afetada.

Como frear a artrose e a dor em casa?

As pessoas com artrose devem ir sim ao médico para que ele dê um diagnóstico correto e receite o tratamento adequado. No entanto, em casa também existem algumas dicas que ajudarão a tratar e aliviar os sintomas da artrose, mas em todos os casos se recomenda a supervisão médica.

Manter um peso corporal equilibrado

perder_peso

A obesidade é uma das causas desta doença e, além disso, faz com que o progresso da artrose seja mais rápido. Se estiver sofrendo com a obesidade ou sobrepeso, ao mesmo tempo em que sofre com esta doença, é ideal iniciar uma dieta para que possa perder os quilos a mais. Não precisa seguir um regime rigoroso ou passar fome, uma dieta com baixas calorias será suficiente.

Terapia de calor e frio

Em geral o calor tende a ser mais efetivo para tratar os sintomas da artrose, ainda que em certas ocasiões o frio seja melhor. Para isto, utilize uma bolsa ou panos com água quente e aplique sobre a zona afeta pela dor. Esta terapia ajuda a aliviar a dor e relaxa a musculatura. Quando a articulação artrósica apresenta uma zona inflamada, é recomendado aplicar bolsas ou banhos frios.

Medicação

Medicamentos-para-dejar-de-fumar

A medicação sempre deve ser supervisionada por um médico, já que somente ele pode decidir qual é o tratamento mais adequado. No mercado existem diferentes analgésicos, anti-inflamatórios, géis e cremes, infiltrações locais e fármacos que têm como finalidade evitar que a artrose progrida e parar seus sintomas. No entanto, evite a automedicação e consulte sempre o médico.

Exercícios

Ainda que possa parecer doloroso para quem sofre com esta doença, o certo é que os exercícios têm dado excelentes resultados no tratamento dos sintomas deste problema de saúde. É verdade que o repouso é recomendado, no entanto, ficar completamente imóvel pode torná-lo uma pessoa dependente de outros e pode agravar a situação. Por tal motivo, recomenda-se praticar atividade física suave como caminhar, andar de bicicleta, nadar, entre outros. Também é bom consultar um especialista para que ele lhe apresente uma rotina de exercícios especiais para proteger e fortalecer as articulações.

Repouso

relajación

Quando a dor da artrose é intensa, o mais recomendado é que a pessoa suspenda suas atividades e faça repouso. O recomendado é intercalar pequenos períodos de repouso durante as atividades diárias.

Calçado

Se você sofre de artrose lombar, de quadris ou de joelhos é muito importante utilizar um calçado de sola grossa que absorva a força do impacto do pé contra o chão ao caminhar. Evite utilizar sapatos de salto muito alto e procure utilizar a sola mais plana. Outra opção é conseguir as palmilhas de silicone que são encontradas no mercado.

Massagens

massagem

Para aliviar a dor que a artrose produz, também se recomenda uma suave massagem na zona afetada, mas sem exceder na pressão utilizada. Para as massagens pode-se utilizar:

  • Óleo de gengibre
  • Óleo de alecrim
  • Óleo de eucalipto
  • Óleo de arnica.
MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X