Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

As propriedades das amêndoas para reduzir o colesterol

Tipo:

291497601.jpg

Quer manter os seus níveis de colesterol em bom estado? Comer amêndoas pode ser a opção correta. Estudos demonstraram que ter uma dieta nutritiva que inclua amêndoas diminui notavelmente os níveis de LDL.


Além disso, comer amêndoas pode te proteger do diabetes, de doenças cardiovasculares, do câncer e, inclusive, do aumento de peso e da obesidade. Continue lendo este artigo e conheça as propriedades das amêndoas para reduzir o colesterol.

Estudos sobre as propriedades das amêndoas para reduzir o colesterol

Vários estudos analisaram as propriedades das amêndoas para reduzir o colesterol e os resultados parecem promissores. Os estudos foram realizados com uma ampla gama de pessoas, incluindo aquelas com o colesterol alto, com níveis normais de colesterol, com diabetes e obesidade.

Estes estudos, em geral, reportaram uma redução de até 10% do colesterol ruim – o LDL – entre aqueles participantes que consumiram amêndoas em relação a aqueles que não o fizeram. Esta redução é produzida sem prejudicar os níveis do colesterol bom, também conhecido como HDL. Os resultados apontaram que deve-se consumir amêndoas sem fazer outras mudanças em sua dieta. No entanto, cortar todas as gorduras animais e muitos alimentos ricos em colesterol ruim, com certeza, vai ajudar a reduzir muito mais os seus níveis de colesterol LDL.

Então, quantas amêndoas eu devo comer?

Com o intuito de conseguir uma redução de 10% no colesterol LDL, você deve consumir em torno de 73 gramas de amêndoas por dia. Isso é quase a metade de uma xícara de amêndoas e contém cerca de 400 calorias. Um estudo de dose-resposta de amêndoas demonstrou uma redução de 5% no colesterol LDL com ¼ xícara de amêndoas e de 10% com ½ xícara.Até o momento, não háestudos sobre comer uma xícara inteira de amêndoas por dia. No entanto, como as amêndoas são ricas em calorias, não é recomendável fazê-lo.

Propriedades das amêndoas para reduzir o colesterol

Colesterol2

De acordo com a Clínica Mayo, as amêndoas são um dos cinco melhores alimentos para baixar o colesterol.Elas são ricas em gorduras monoinsaturadas, que são as gorduras que promovem a saúde. Também são ricas em vitamina E, que é uma excelente fonte de antioxidantes. Os antioxidantes ajudam a prevenir o dano dos radicais livres e, além disso, demonstrou-se que ajudam a reduzir os riscos de doenças do coração. As amêndoas também são ricas em magnésio, ajudando, assim, a melhorar o fluxo sanguíneo.

Considerações

Apesar de se considerar que as amêndoas tenham os melhores tipos de gordura: poli-insaturadas e monoinsaturadas; os alimentos com altos níveis de gordura também o são em calorias e, portanto, podem causar aumento de peso. De acordo com a Clínica Mayo, comer amêndoas com moderação (1/4 ou 1/2 xícara, como já foi assinalado anteriormente) todos os dias vai fazer com que você realmente obtenha os seus benefícios e se, além disso, você substituir todos aqueles lanches que contêm colesterol prejudicial, como batata frita e bolachas salgadas, por amêndoas ou outros frutos secos, você estará levando uma dieta muito mais saudável.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X