Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Aprenda a reconhecer os 10 principais sintomas da doença de Alzheimer

Tipo:

123968670.jpg

O Alzheimer é uma doença cerebral progressiva que afeta de forma direta à memória, à forma de pensar e ao comportamento.


Trata-se de uma das formas mais comuns de demência, uma doença que se caracteriza pela perda da memória e de outras habilidades intelectuais que, por consequência, afetam a qualidade de vida de quem sofre desta afecção.

Esta doença, que representa cerca de 60 a 80% dos casos de demência no mundo, afeta mais de 5,4 milhões de pessoas só nos Estados Unidos e estima-se que até o ano 2030 esses números irão aumentar até 16 milhões.

Embora o Alzheimer comumente afete os idosos, também podem aparecer casos em pessoas mais jovens a partir dos 30 anos de idade.

Detectar a tempo os sintomas do Alzheimer é fundamental para um diagnóstico e tratamentos favoráveis. Por esta razão, é muito importante se informar sobre os possíveis sintomas primários e aprender a diferenciá-los de outros problemas mentais.

Mudanças repentinas de memória

Um dos indícios da doença de Alzheimer, em especial na sua fase primária, é esquecer informações recém aprendidas, assim como datas ou eventos importantes.

Geralmente, ante este sintoma, a pessoa vê-se obrigada a utilizar notas ou dispositivos eletrônicos para poder se lembrar das coisas.

Dificuldade para planejar ou resolver problemas

Falta-de-concentracao

Algumas pessoas perdem suas habilidades para desenvolver ou um plano que envolva números. Também podem apresentar dificuldades para seguir coisas tão simples como uma simples receita conhecida ou controlar os gastos de dinheiro.

Problemas para desempenhar tarefas habituais

Muitas vezes, as pessoas que sofrem de Alzheimer têm dificuldades para terminar certas tarefas cotidianas, tanto em casa como no trabalho.

Em outras ocasiões, apresentam problemas para chegar até um lugar conhecido, controlar um orçamento ou lembrar-se das regras de um jogo conhecido.

Desorientação de tempo e lugar

Conforme essa doença avança, as pessoas com Alzheimer começam a esquecer de datas, estações e da passagem do tempo.

Este sintoma requer muita atenção, pois o paciente pode se esquecer de onde está e de como chegou até ali

Perda de interesse e motivação nas atividades que gostava antes

Mao-de-pessoa-idosa

As mudanças emocionais que a doença de Alzheimer provoca podem fazer com que a pessoa perca o interesse por todas as coisas que antes gostava de fazer.

O isolamento social e a falta de interesse repentino por tudo é um indício de que algo está errado. 

Problemas de linguagem

O Alzheimer pode fazer com que o paciente tenha sérias dificuldades para seguir ou participar de uma conversação. Esta é uma consequência causada pelo esquecimento de palavras, perda da capacidade de compreensão da fala e da escrita.

É comum começar a ter dificuldades para encontrar as palavras corretas e o vocabulário adequado, como por exemplo, chamar um “lápis” de “uma palito para escrever”.

Mudar as coisas de lugar

Esquecer qual é o lugar adequado de cada coisa também é um sintoma precoce da doença de Alzheimer.

Pode acontecer, por exemplo, que a pessoa coloque o ferro de passar na geladeira ou se esqueça do lugar onde deixou algo onde antes costumava deixar.

Perda de capacidade para tomar decisões

Pessoa-idosa

Esta doença pode fazer com que a pessoa diminua ou perca sua capacidade para tomar decisões importantes, tanto no âmbito pessoal como no profissional.

Em geral, os pacientes com Alzheimer não sabem lidar com quantias em dinheiro, deixam-se convencer facilmente e, por exemplo, podem acabar perdendo grandes quantidades de dinheiro para vendedores ou serviços por telefone.

Perda de iniciativa

A falta de interesse por atividades habituais pode ser um indício de que algo está fora do normal. A doença de Alzheimer faz com que a pessoa perca a iniciativa por passatempos, atividades sociais, projetos no trabalho ou esportes.

Além disso, as mudanças podem fazer com que os pacientes não desejem se encontrar com outras pessoas.

Mudanças de humor ou de personalidade

O humor e a personalidade das pessoas com doença de Alzheimer são as mudanças mais notáveis, tanto nas fases iniciais como em um momento mais avançado dessa enfermidade.

Muitas vezes, costumam estar confusas, de mau humor, desconfiadas, com depressão, medo ou ansiosas. Além disso, podem se irritar e enfurecer com tudo que os rodeia.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

22519631_722540784601502_347007891946135449_n
Sorvetão delícia

Ingredientes: 2 latas de leite condensado 6 colheres (sopa) de chocolate em...

Torta cremosa de amendoim e chocolate
Torta cremosa de amendoim e chocolate

Experimente essa sobremesa deliciosa e fácil de preparar!

670px-AddDressing-Step-8
Salada Sem Verduras

Se você está interessado em evitar o excesso de verduras, vamos explicar...

Deixe seu comentário

X