Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Aprenda a preparar seu próprio VapoRub em casa

Tipo:

vickvaporub-caseiro-500×353

Conhecido mundialmente por sua ação descongestionante, o “Vaporub” (como é chamado popularmente) serve para ajudar a respirar melhor e aliviar os sintomas de resfriados e gripes. Dando uma simples massagem no peito com um pouco deste medicamento, você poderá liberar as vias nasais e reduzir o catarro. Você gostaria de aprender a preparar seu próprio Vaporub? Descubra neste artigo.


Características do Vaporub

Os principais ativos desse remédio são três: o mentol, a cânfora e o óleo de eucalipto. Suas ações descongestionantes atuam melhorando os receptores do frio do nariz, o que provoca uma grande sensação refrescante nas vias respiratórias e aumenta a passagem de ar.

Além disso, tem ação contra a tosse seca e, ao mesmo tempo, alivia rapidamente os sintomas dos resfriados e da gripe. A aplicação é tópica e, através de uma massagem ou uma inalação profunda do produto, os incômodos são reduzidos em 5 minutos.

O Vaporub vendido nas farmácias não é indicado para pessoas com doenças pulmonares crônicas, enfisemas, asma, tosse convulsa, bronquite, mulheres grávidas e crianças menores de seis anos.

Outros usos que podemos dar ao Vaporub

Além de ter propriedades muito boas para aliviar a gripe, a congestão nasal e o resfriado, o Vaporub pode ser utilizado para:

Os pés

Quando você chegar em casa depois de um dia cansativo, pode passar uma boa camada desta pomada nos pés e colocar as pernas para cima, apoiadas em um travesseiro, por exemplo. Você pode também usá-la antes de dormir, colocando meias e deixando que o Vaporub atue durante toda a noite.

Dores de cabeça

Este medicamento à base de mentol e eucalipto é muito bom para as enxaquecas. É bem simples, você tem que aplicar um pouco nos lados da cabeça (nas têmporas) ou na parte da frente, fazendo uma massagem circular. Em poucos minutos vai perceber que aliviará a tensão e também a dor.

Eliminar erupções, espinhas e acnes na pele

Mesmo que este uso não esteja “cientificamente comprovado”, muitas pessoas que usam o remédio têm seus rostos mais bonitos. Basta colocar uma quantidade pequena nas áreas afetadas antes de dormir e deixar que atue durante toda a noite.

Aliviar dores musculares

Quando você faz exercícios ou algum esporte, os músculos costumam doer no dia seguinte. Uma boa maneira de aliviar esse problema é fazendo massagens com Vaporub. Isso vai ajudar a aumentar a circulação sanguínea.

Reduzir a irritação da pele

Uma pomada também usada popularmente para esse problema. Basta aplicar o creme na pele para tratar a rosácea ou as manchas vermelhas. Aplique como se fosse uma máscara à noite e pela manhã antes de sair de casa, mas proteja seu rosto do sol e do vento.

Receitas para fazer um Vaporub caseiro
Estas receitas simples e com ingredientes que você pode conseguir em várias lojas, servirão para ajudar você a fazer sua versão natural do Vaporub. E com os mesmos efeitos!

Receita N° 1 de Vaporub caseiro

Os ingredientes necessários são:

100 ml de óleo de coco (também pode ser óleo de amêndoas ou azeite de oliva)
20 gotas de óleo essencial de eucalipto
10 gotas de óleo essencial de alecrim
20 gotas de óleo essencial de menta
200 gramas de manteiga de cacau.
Ponha a manteiga em banho Maria a fogo lento. Quando estiver líquida, retire do fogo e acrescente o óleo de coco (ou o que você tenha escolhido), sempre mexendo para que se integrem bem. Por último, despeje, um por um, os outros óleos, sempre mexendo. Quando a mistura estiver homogênea, coloque-a em um frasco de vidro opaco com tampa hermética.

Guarde a preparação em um lugar escuro e espere que solidifique. Você pode mantê-la por um ano. Use sempre que quiser e usufrua dos benefícios.

Receita N° 2 de Vaporub caseiro

Neste caso, essa receita levará mais ingredientes, contudo todos são bem simples de conseguir, não se preocupe. São eles:

120 ml de azeite de oliva
240 ml de óleo de coco
170 ml de cera de abelha (ralada)
35 gotas de óleo essencial de eucalipto
30 gotas de óleo essencial de menta
15 gotas de óleo essencial de alecrim
15 gotas de óleo essencial de lavanda
10 gotas de óleo essencial de cânfora.
Em uma panela, derrame um pouco de água e dentro coloque um recipiente menor com todos os ingredientes. Aqueça o banho Maria e mexa até que a mistura fique homogênea e a cera derreta. Coloque em um recipiente de vidro e deixe esfriar em temperatura ambiente até que solidifique. Não recomendamos utilizar esta preparação em crianças menores de dois anos.

Receita N° 3 de Vaporub caseiro

Neste caso temos uma receita que pode ser usada nos bebês, diferente das duas anteriores. Os remédios caseiros são uma boa opção para aliviar os sintomas de resfriados nas crianças pequenas, porque não possuem químicos nem substâncias tóxicas que podem prejudicá-las. Os ingredientes necessários são:

¼ copo (60 ml) de óleo de coco
12 gotas de óleo essencial de eucalipto.
Esquente o óleo de coco e acrescente o de eucalipto. Misture bem e deixe esfriar. Uma hora depois já estará frio e sólido. Caso você não encontre o óleo de eucalipto, pode optar pelo de lavanda ou maçã (para bebês menores de dois meses), ou pelo óleo da árvore usada para fazer o chá (para bebês maiores de seis meses).

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X