Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Alimentos que nos ajudam a limpar mucosidades

Tipo:

Alimentos-mucosidades-500×323

As mucosidades são um tipo de problema muito comum. Um simples resfriado, a sinusite e, inclusive, a asma fazem com que nossas vias respiratórias sejam bloqueadas, tornando a respiração difícil e causando grande mal-estar. Como evitar isso? Existem diferentes alimentos que servirão de grande ajuda. Leia mais e conheça-os.
Diminua o excesso de muco consumindo os seguintes alimentos


Mas, o que é realmente a mucosidade? E por que nos acomete? Bem, em primeiro lugar é preciso saber que o muco fluido e espesso é secretado por várias células de nosso corpo, como resposta a uma infecção ou a um vírus.

O problema surge quando o muco é muito espesso, quando é excessivo e não pode ser eliminado com facilidade. E ainda há mais, se a mucosidade é escura ou amarelada é sintoma de uma infecção.

Alergias, resfriados… são situações nas quais é habitual a formação de mucosidade. Se não podemos eliminá-la ela pode obstruir as vias respiratórias ou inclusive ser armazenada nos pulmões ou nos seios nasais, dando origem à dolorosa sinusite. É preciso ir com cuidado.

É importante saber que existem muitos alimentos que podem nos ajudar a aliviar essa presença, a infecção e o excesso de mucosidade. Lembre-se que a alimentação desempenha um papel importante na hora de melhorar nosso estado. Anote:

1. O gengibre e o limão

Ricos em antioxidantes, fonte natural de vitamina C e, o que é mais importante, atuam como antibióticos naturais capazes de limpar nosso organismo de tóxicos, vírus e bactérias. São excelentes. Atuam também como protetores celulares, evitando a acumulação de mucosidades.

Não deixe de preparar uma infusão com os dois ingredientes e tomar duas vezes por dia, uma pela manhã e outra a tarde. Primeiro, faça a decocção do gengibre para depois adicionar o suco de meio limão, você verá como o organismo reage bem.

2. As propriedades curativas do abacaxi

Diz-se que o abacaxi é um dos melhores aliados dos asmáticos. Todas as suas propriedades estão ligadas à bromelaína, uma enzima proteolítica que consegue aliviar a bronquite e a pneumonia.

Ao tomarmos um copo de suco natural de abacaxi fresco conseguiremos um bom anti-inflamatório, ideal para os pulmões e para aliviar a asma. Conseguiremos respirar muito melhor e diminuiremos toda a inflamação das vias respiratórias. Não duvide, o abacaxi é uma maravilha terapêutica.

3. O remédio das toranjas e da melancia

O caso das toranjas é muito especial e precisamos considerá-la. Consumir pelo menos uma toranja por dia já fará muito por nossa saúde, pois ela tem a capacidade de reduzir o sal do organismo e eliminar a mucosidade e o inchaço através de nossas vias respiratórias.

Atua como um grande anti-inflamatório natural. Uma curiosidade a destacar é que uma forma muito agradável de preparar um remédio simples para acabar com a mucosidade é misturando o suco fresco de melancia com suco de toranja. Essa mistura eliminará toxinas e atuará como solvente da mucosidade.

4. Os sucos da laranja e do quiuí

Um suco medicinal ideal para as manhãs. Uma injeção natural de vitamina C e de antioxidantes que não devemos recusar. As laranjas combinadas com os quiuís atuam como guerreiras contra a mucosidade, eliminando toxinas e diminuindo inflamações. Vale a pena provar.

5. Os melhores vegetais que não podem te faltar

Tome nota dos vegetais que não devem faltar em sua alimentação sempre que sofrer com a produção de muco: alho, salsão, cebola, aspargo e couve-flor. Consumo-os sempre frescos, visto que com eles conseguirá uma defesa maravilhosa contra qualquer doença infecciosa.

Se você, por exemplo, preparar uma sopa com esses vegetais, conseguirá dissolver a mucosidade e dissolvê-la. Eles impulsionam a imunidade, logo, não devem faltar em sua alimentação. Também são excelentes antibióticos naturais.

6. As melhores ervas medicinais

Nos desobstruem, abrem nossas vias respiratórias, atuam como antibióticos naturais e são um grande recurso da medicina natural, que nos serve de grande ajuda. Se preparar infusões com elas obterá uma grande ajuda, também pode adicioná-las às suas refeições ou em saladas, já que ajudam a conservar suas propriedades. Quer saber quais ervas te ajudarão a eliminar a mucosidade? Anote: menta, eucalipto, tomilho e alecrim.

Elas conseguem diminuir inflamações e também são adequadas para crianças. É possível encontrá-las em lojas de produtos naturais e feiras. Utilize-as e não se arrependerá.

Alimentos que deve evitar quando desenvolverem mucosidades
É preciso ir com cuidado. Existe determinados alimentos que podem agravar mais a situação do muco. Em certas ocasiões não sabemos que alimentos são esses e sem querer pioramos ainda mais o quadro. Assim, vale a pena anotar. Evite os seguintes alimentos:

Os lácteos, como o leite, os iogurtes, os cremes, os sorvetes…

Os alimentos de origem animal, como as carnes. É habitual que esse tipo de alimento aumente ainda mais a mucosidade em nosso organismo, inclusive a conhecida mucosidade gástrica.
Gorduras e óleos: a manteiga e a margarina são dois grandes facilitadores da produção de muco, evite-as. Sempre será melhor, por exemplo, usar o azeite de oliva.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X