Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Aipo, um bom anti-inflamatório que deve ser incluído em sua dieta

Tipo:

Aipo-500×335

O segredo do aipo se esconde nas substâncias aromáticas presentes em suas sementes. São ricas em óleos essenciais capazes de combater a inflamação e nos permite drenar toxinas e substâncias de dejeto.


Em nosso espaço, convidamos vocês a incluir o aipo de forma regular na dieta. Explicamos por quê.

O aipo: saudável e um aliado para perder peso
Os especialistas neste tipo de hortaliça indicam que, para escolher o melhor aipo, devemos verificar se sua aparência está brilhante, com talos grossos, compactos, firmes e de cor verde clara.

Nunca os escolha se estiverem moles ou com os talos superiores esbranquiçados.

Pode durar, em boas condições, até 3 ou 4 dias, embrulhado em um papel úmido dentro da geladeira. Na hora de consumi-lo, se desejar que o aipo esteja bem fresquinho é só colocar a parte inferior do talo em um pouco de água.

Uma vez escolhidos e prontos para consumir, com certeza você vai se interessar em saber tudo o que o aipo pode fazer por você desde a primeira mordida!

1. Um potente anti-inflamatório

Umas das propriedades mais interessantes do aipo, sem dúvida, é seu poder anti-inflamatório.
Esta ação para desinflamar e relaxar tecidos deve-se ao poliacetileno presente no aipo, o qual nos ajuda não só a eliminar toxinas e perder peso pouco a pouco, mas também oferece alívio em processos como artrite reumática, osteoartrite, gota, asma e bronquite.

2. O aipo, um alimento regulador

O que queremos dizer quando falamos que o aipo é um alimento regulador?

O aipo não é uma fonte de energia, ou seja, não vai nos proporcionar proteínas nem nutrientes para nos dar força e vitalidade.
O pepino e o aipo são as duas hortaliças com menos valor energético, mas com mais poder purificante e hidratante.
Sua virtude é a de nos regular por dentro, equilibrando o nível de sais minerais e purificando o organismo, graças aos seus componentes essenciais.
O aipo é rico em água, fibra, potássio, sódio, vitamina C e vitamina E, folatos e cálcio.

3. Propriedades dietéticas do aipo

Assim como indicamos no início, as propriedades mais interessantes do aipo residem em seus óleos essenciais, como o apiol, o limoneno, os psoralenos ou a apiina.
Tudo isso potencia a ação diurética, pois vai incrementar o nível de ácidos biliares para favorecer uma adequada digestão.
Outro aspecto interessante sobre o aipo é que nos mantém saciadas. Por isso, é muito recomendável, por exemplo, um suco verde por dia para nos deixar bem hidratadas, purificar o organismo e, desta forma, evitar as “beliscadas” entre as refeições.

4. Benefícios para nosso coração

O aipo é rico em um tipo de composto chamado ftalida que nos permite relaxar os músculos ao redor das artérias, e favorece a correta circulação do sangue.

Além disso, não podemos nos esquecer de que esta hortaliça é uma das mais adequadas para equilibrar o colesterol no sangue e reduzir o chamado colesterol ruim ou LDL.

Salada anti-inflamatória de aipo e maçã verde

Para poder se beneficiar das propriedades do aipo, convidamos você para provar esta deliciosa salada de aipo, maçã verde e nozes.

É saudável, fácil de preparar e muito adequada para combinar, por exemplo, com um pouco de salmão ou um peito de frango com limão. Um prato que pode ser incluído na dieta para emagrecer.

O que acha de tentar fazer?

Ingredientes
1 maçã verde
2 maços de aipo
5 folhas de alface roxa
100 g de rúcula
1 folha de escarola
5 nozes picadas
Suco de meio limão
Algumas sementes de mostarda (a gosto)
4 colheres de mel (100 g)
Pimenta branca a gosto
Um fio de azeite de oliva extra virgem

Preparo

Começaremos lavando o aipo e as maçãs. Depois, corte o aipo e a maçã em pedaços pequenos. Deixar a casca não é um problema, mas lembre-se de retirar as sementes.
Torre um pouco as nozes.
Agora, em um copo, misture o suco de limão, as sementes de mostarda e o mel. A seguir, adicione o azeite de oliva e um pouco de pimenta branca. Será nosso tempero.
Passo seguinte? Muito fácil. Escolha a tigela onde deseja servir esta deliciosa salada e adicione primeiro a alface roxa e a rúcula. Depois, inclua a maçã em pedaços e o aipo. Por último, tempere com a nossa mistura de limão, mel e sementes de mostarda e desfrute de cada bocado, porque esta simples salada está deliciosa.
Esta salada de aipo e maçã verde é ideal para qualquer almoço e muito adequada em nossas dietas de perda de peso. Vai resistir?

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X