Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

A banana não engorda! Conheça 10 benefícios que você pode obter ao comê-la

Tipo:

819222000.jpg

Durante anos acreditou-se que o consumo de banana causasse um aumento de peso porque se trata de uma das frutas com maior teor de calorias e açúcares.


No entanto, esta má fama foi ficando para trás, já que foi demonstrado que a banana é um alimento muito completo que, por sua riqueza nutricional, pode apoiar todo tipo de dieta.

Atualmente muitas pessoas estão incluindo a banana de forma regular em seus planos de alimentação, pois além de ser nutritiva, ela é versátil e aumenta a sensação de bem-estar.

Também cabe destacar que seu preço no mercado é bastante econômico, e que elas podem ser encontradas em qualquer época do ano.

Por isso, para que você não tenha medo de comê-la em qualquer momento, a seguir iremos revelar 10 importantes benefícios que a banana pode nos oferecer.

Favorece a saúde digestiva

Saúde digestiva

A banana contém uma quantidade importante de fibras, cujo efeito no organismo promove o movimento intestinal para combater a prisão de ventre.

Seu consumo atua como um remédio natural contra úlceras, já que neutraliza os ácidos e acalma a irritação.

Esta fruta protege o sistema contra o ataque de certas bactérias que causam problemas gastrointestinais.

Seus frutooligossacarídeos atuam como um prebiótico, complemento que alimenta as bactérias benéficas no intestino e produz enzimas digestivas para uma absorção adequada de nutrientes.

Fortalece os músculos

Graças ao seu alto teor de potássio, seu consumo contribui para fortalecer os músculos enquanto favorece a recuperação depois de uma sessão de treinos.

Combate a fadiga

Combater a fadiga

A sensação de cansaço e fraqueza pode ser combatida com o consumo de banana. Ela é um revitalizador natural que aumenta os níveis de energia enquanto oferece nutrientes essenciais para o organismo.

Sua ingestão é muito apropriada para pessoas com magreza extrema ou com transtornos de saúde que causam o enfraquecimento físico.

É boa para a pressão arterial

Uma das razões que impede de controlar os níveis de pressão arterial é o excesso de sódio acumulado no organismo e a deficiência de potássio para eliminá-lo.

Felizmente, esta fruta contém quantidades significativas deste último mineral, o que é muito benéfico para pacientes com hipertensão.

Reduz o risco cardiovascular

Coração

O controle da pressão não é o único benefício que a banana tem para o sistema cardiovascular.

As propriedades da banana ajudam a manter estável o ritmo cardíaco e, graças a suas fibras, regula os níveis de colesterol ruim para impedir o endurecimento dos vasos sanguíneos.

Proporciona uma sensação de saciedade

Em vez de engordar, a banana apoia a dieta para perder peso. Isso se deve ao fato de que é um dos alimentos mais saciantes, graças ao seu teor significativo de carboidratos e fibras.

Comê-la em momentos de ansiedade por comida é uma forma muito saudável de acalmar a fome por mais tempo.

Mantém a beleza da pele

As vitaminas e minerais da banana são muito boas para a pele. Embora sejam úteis com sua aplicação tópica em forma de máscaras, elas também podem nos beneficiar de dentro para fora através da ingestão.

Suas propriedades antioxidantes freiam o dano celular e contribuem para reparar os tecidos e evitar o surgimento precoce de rugas.

Combate a anemia

Combater a anemia

A banana tem um alto teor de ferro, mineral essencial para aumentar a produção de hemoglobina no sangue, fator determinante para enfrentar a anemia.

Melhora o humor

Há quem diga que a banana é melhor do que os medicamentos antidepressivos. Ela tem um sabor delicioso, não causa efeitos colaterais e oferece benefícios a todo o corpo.

Seu triptófano, um tipo de aminoácido essencial, estimula a produção de serotonina no cérebro para melhorar o humor, evitar a insônia e proporcionar uma sensação de bem-estar.

Beneficia o sistema nervoso

Tomar um chá de banana ou comer uma unidade desta fruta oferece ao organismo boas quantidades de vitamina B, essencial para acalmar o sistema nervoso.

Em conclusão, você pode se atrever a comer diversas unidades de banana durante a semana sem medo de ganhar peso. A melhor forma de consumi-la é crua, em sucos e batidas ou em saladas. Você também pode aproveitar as propriedades da sua casca para preparar uma infusão medicinal.

Anime-se a incluir a banana em seu plano de alimentação e comprove que ela é uma excelente aliada da sua saúde. Aproveite!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

546776_10151718071060479_658828808_n
Brigadeiro de Batata Doce

Experimente essa delícia, Brigadeiro de Batata Doce!

10464220_844244922252286_1555128227522601333_n
Pizza de iogurte da Danielle

Confira essa dica de pizza que leva iogurte nos ingredientes da massa!!

555864979.jpg
Conheça receitas de cremes caseiros para limpar a pele

Limpar e hidratar a pele não são mais só uma preocupação feminina,...

Deixe seu comentário

X