Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

9 maneiras de relaxar em cinco minutos

Tipo:

488126000.jpg

O estresse, os nervos e a ansiedade fazem muito mal à nossa saúde. Por isso é imprescindível aprender diferentes modos de relaxar em cinco minutos. Por que cinco minutos? Porque muitas vezes não temos muito tempo sobrando para, por exemplo, uma sessão de massagem, uma prática de meditação ou de ioga. Aqui temos uma solução “expressa” para um problema mais do que atual.


Como relaxar em questão de minutos?

Caminhar

Um bom passeio, seja pelo parque ou por um lugar tranquilo, fará você relaxar rapidamente. Se estiver estressado no escritório, por exemplo, pode aproveitar a hora do almoço para passear um pouco por um local bonito e perto. Bastam cinco minutos para se esquecer de todos os problemas, ouvir o canto dos pássaros, admirar uma flor. Também pode ajudar para repassar algo que está em sua cabeça como um momento de reflexão.

Caminar

Respirar

Certamente você pensou: eu respiro o tempo todo! Mas estamos nos referindo a respirar de modo consciente. Isso é obtido, em primeiro lugar, prestando atenção ao ar que entra em nossos pulmões, não somente como algo mecânico que temos que fazer para sobreviver. A respiração é a força vital, cumpre uma função muito importante porque nutre nosso corpo, reduz os níveis de estresse e permite receber mais quantidade de oxigênio. Faça uma série de respirações profundas (sempre pelo nariz) se quiser relaxar completamente. Não precisa ir para um parque ou sair, você pode se acalmar até em seu próprio local de trabalho. Para ajudar, feche os olhos e fique em uma postura cômoda (sentado, de pé, deitado, como preferir). Um bom exercício é tampar o orifício nasal direito e inspirar somente pelo esquerdo. Depois alternar e fazer o mesmo. Ficará tranquilo logo em seguida.

Visualizar

Basicamente, recomendamos “sonhar acordado”, porque esta técnica traz um grande relaxamento. Por exemplo, se estiver em um dia atarefado no trabalho pode pensar que se encontra em uma ilha do caribe bebendo uma água de coco. Nossa ideia de tranquilidade também pode ser estar no campo entre árvores ou flores. Também pode aproveitar para pensar em um futuro perfeito, que permite reduzir os níveis de estresse., mas preste atenção porque em alguns casos, este método aumenta a ansiedade por querer que as férias cheguem logo ou ter a casa dos sonhos. Imagine-se fazendo uma atividade da que goste e que traga serenidade.

MeditarCasa-1

Comer um lanche

O estômago vazio pode aumentar o estresse e o nervosismo. Se comer um lanche saudável, você se sentirá não somente satisfeito, como também feliz. Isto se deve a uma grande conexão do que ocorre no estômago e que o cérebro percebe. Coma tranquilamente, desfrutando cada mordida. Escolha alimentos saudáveis, tais como uma maçã, uma barra de cereal ou um chocolate amargo. Evite as comidas gordurosas ou com muito açúcar porque terão o efeito contrário.

Cuidar de plantas e flores

Trata-se de uma terapia realmente muito eficaz nas pessoas com altos níveis de estresse. As plantas, além de trazerem ar puro para que possa respirar melhor, ajudarão a acalmar seus nervos, mesmo que seja só um vasinho. Dedique-se a regar as plantas, retirar as ervas daninhas e até falar com elas. Verá que em seguida sua pressão sanguínea reduzirá, o mesmo com suas palpitações.

Afastar-se do computador

O uso prolongado do computador (algo que a maioria das pessoas faz) provoca aumento do estresse e dos nervos. Traz também como consequência a perda de sono, insônia, depressão, pesadelos, dores de cabeça e musculares, avermelhamento dos olhos, etc. Tente, na medida do possível, tomar descansos de cinco minutos a cada duas horas, enquanto estiver no escritório e, quando chegar em casa, não fique à tela (também inclui a televisão). Procure não usar o computador uma hora antes de ir dormir, nem deixá-lo ligado caso o tenha em seu quarto.

ejercicio-oficina

Buscar contato com a natureza

Um pouco de sol, caminhar pela grama, cheirar uma rosa em seu habitat natural ou dar uma caminhada pela praia. Podem ser as atividades mais relaxantes que existem. Os que sofrem com estresse, nervosismo ou depressão conseguem reduzir os sintomas com o simples contato com a natureza. Quando estiver na cidade, trate de conseguir um pouco de “verde” em um parque ou pelo menos, encha de plantas e flores seu escritório.

Fazer uma massagem

Não é necessário ir a um massagista para uma sessão de uma hora (ainda que fosse fantástico fazer isso diariamente). Se estiver em uma etapa de sua vida em que parece que vai explodir devido à carga de trabalho ou obrigações, somente precisa fazer uma massagem em si mesmo. Aplique uma pouco de pressão na zona da mão entre os dedos indicador e médio, para que possa liberar as tensões do coração. Por outro lado, pode também fazer massagens debaixo do dedo polegar se quiser relaxar os músculos dos ombros, da nuca e do pescoço. E se tiver uma típica dor de cabeça, nada melhor do que fazer movimentos circulares nas laterais das têmporas, não esquecendo de fechar os olhos.

Escutar música

A música tem efeitos tranquilizadores em nossa mente. Mas cuidado, não é qualquer estilo. É aconselhável escutar música instrumental, clássica ou mantras se deseja acalmar os nervos que o afetam. Muitas pessoas escolhem estas opções para dormir. Do mesmo modo, também pode escutar uma canção da que você goste muito (se possível que não seja lenta nem triste), para liberar certos hormônios que relaxam automaticamente. Pode optar por escutar música com fones de ouvido ou mesmo a todo volume em casa, o que for melhor para você.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X