Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

7 alimentos que ajudam a combater o cansaço

Tipo:

852231000.jpg

Podemos nos sentir cansados por um excesso de trabalho, por estresse, por questões emocionais ou por não descansarmos bem à noite. Porém, a fadiga às vezes nos parece inexplicável, e é possível que esteja relacionada a algum transtorno orgânico.


Neste artigo falaremos sobre alguns alimentos que, por suas propriedades nutritivas, nos oferecem energia e vitalidade e podem nos ajudar a superar em poucos dias os estados de cansaço e esgotamento: a aveia, o pólen, o cacau, a espirulina, a maca peruana, o abacate e a banana.

1. Aveia

A aveia é um cereal muito nutritivo, rico em fibras, vitaminas e minerais. Tem a grande vantagem de ser muito energética mas também ter propriedades relaxantes, de forma que é a opção ideal para quando o cansaço está relacionado ao estresse, à ansiedade ou ao nervosismo.

Como usar?

  • Pode ser consumida crua no café da manhã, em flocos, combinada com frutas, frutos secos e iogurte;
  • A partir da aveia é possível preparar uma deliciosa bebida vegetal eu pode substituir o leite;
  • Com a farinha de aveia podemos preparar receitas doces como biscoitos e waffles;
  • Também podemos incluí-la em nossos cremes e sopas para deixá-los mais cremosos e consistentes;

Aveia-para-o-cafe-da-manha-500x370

2. Pólen

O pólen é um superalimento muito adequado para pessoas que se sentem cansadas ou com falta de apetite. Também é um suplemento excelente para crianças, atletas e mulheres grávidas.

Poderemos consumi-lo pelas manhãs, misturado com o café da manhã, mas antes de consumi-lo devemos moer os grãos para digeri-los e assimilá-los sem problema.

Tanto o pólen quanto os alimentos que as abelhas proporcionam (mel, própolis) são sempre muito recomendáveis quando nos sentimos esgotados e com a imunidade baixa.

3. Cacau

Para destacar as propriedades nutritivas do cacau devemos diferenciá-lo primeiro do chocolate, um alimento processado que não é tão benéfico quanto o cacau, pois também contém açúcares e gorduras prejudiciais para nosso organismo.

Em contrapartida, o cacau puro e amargo é um alimento medicinal com propriedades estimulantes e reguladoras do sistema nervoso.

Podemos usá-lo em todo o tipo de vitaminas e sobremesas e adoçá-lo com mel de abelhas, mel de cana ou xarope de agave. Se desejarmos que tenha uma textura mais gordurosa, podemos combiná-lo com um pouco de óleo de coco extra virgem.

Cacau-500x334

4. Espirulina

Esta alga tem propriedades quase milagrosas para a saúde e deveria fazer parte de nossa alimentação diária, já que contém valores nutricionais muito completos, que suprem os possíveis déficits que podemos ter.

Estes déficits de vitaminas e minerais são os que costumam nos causar períodos de cansaço sem motivo aparente. A espirulina pode ser tomada em comprimidos ou incluída em nossas vitaminas no café da manha.

5. Maca peruana

Esta raiz proveniente do Peru chegou a todo o mundo como um suplemento em pó graças às suas propriedades energéticas e estimulantes, e é recomendada especialmente para mulheres que sofrem os sintomas da menopausa, já que também funciona como um regulador hormonal.

É preciso ter precaução com a quantidade de maca que consumimos, já que se exagerarmos ela pode nos causar nervosismo. Por isso, começaremos com uma pitada (aproximadamente três gramas) e aumentaremos até 9 gramas, no máximo. Poderemos tomá-la misturada com um pouco de água.

6. Abacate

Beneficios-de-comer-abacate-500x300

É uma das frutas mais completas que existem, graças aos seus excelentes valores nutricionais. É rico em vitaminas e minerais e tem uma boa quantidade de proteína, fibra e gorduras saudáveis. Se consumirmos meio abacate todas as manhãs estaremos garantindo uma boa quantidade de nutrientes para começar o dia com energia. Também podemos adicioná-lo em saladas e vitaminas, ou preparar um delicioso creme de abacate frio como aperitivo.

7. Banana

Apesar de ser uma fruta, seus valores nutricionais classificam a banana como uma fécula. Com pouca quantidade de banana nos sentimos saciados e obtemos uma alta quantidade de nutrientes que nos oferecem muita vitalidade durante as horas seguintes.

Podemos comer a banana pura ou preparar uma vitamina deliciosa combinando-a com cacau, maca peruana e leite de aveia. Desta maneira teremos uma bebida muito nutritiva e revitalizante.

Também podemos preparar a banana ao forno com canela e mel, como sobremesa saudável para dias frios.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X