Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

4 vitaminas ricas em proteínas para começar bem o dia

Tipo:

vitamina_cafe_da_manha-500×334

O equilíbrio metabólico é muito importante para regular os níveis de hormônios, do estresse e para manter a boa absorção dos alimentos. Quem acha que “pular” o café da manhã é uma forma de emagrecer, está muito enganado. Na verdade, quando não tomamos café da manhã, o corpo “acha” que estamos com restrições alimentares, ou seja, passando fome, e passa a gastar menos calorias e armazena o máximo que puder.
Resultado: engordaremos muito mais rápido do que quem mantiver uma rotina regular de alimentação. Neste artigo, vamos apresentar quatro receitas de vitaminas, práticas e fáceis de fazer, e que contêm um alto teor de vitaminas e minerais. Também são ricas em proteína vegetal (graças às nozes e amêndoas) e animal, presente no leite de vaca e no seu soro.


Como escolher os ingredientes das suas vitaminas
Compre sempre alimentos orgânicos e prefira os vegetais e frutas da estação, típicos da região em que você mora. Eles passam menos tempo no trajeto do campo à mesa e não perdem suas propriedades nutritivas no processo de transporte, sendo mais frescas.

Os alimentos orgânicos podem ser mais caros, mas são muito mais “baratos” se levarmos em conta os benefícios para a saúde que proporcionam. Antes de utilizar as frutas e verduras, sempre lave-as bem, com uma esponja ou escova adequada. Beba a vitamina imediatamente, não guarde de um dia para o outro na geladeira.

Se você preparou muita quantidade, pode colocar a vitamina em bandejas de gelo e congelá-las. O seu café da manhã não deve consistir apenas na vitamina em si. Acompanhe-a com outros alimentos saudáveis, como omeletes, pães integrais, frutas e sucos.

1. Vitamina de espirulina

A espirulina é um superalimento que pode ajudar quem estiver passando por uma fase estressante da vida e se encontra sem muita energia. Ela contribui para a saúde do sistema imunológico, e pode ajudar muito a fortalecer o corpo, se consumida duas vezes por semana.

Com esta vitamina, você obterá os seguintes nutrientes:

— Proteínas
— Enzimas
— Clorofila
— Ácidos graxos essenciais
— Vitaminas (A, B, E y H)
— Ferro
— Cálcio
— Fósforo
— Magnésio

Ingredientes:

5 g de espirulina em pó
200 ml de leite de aveia (1 copo)
5 g de avelã em pó
1/2 maçã verde

Preparo:

— Para preparar o leite de aveia, basta amornar um pouco de água e bater no liquidificador com algumas colheres de sopa de aveia. Você pode coar o leite (e usar as fibras de aveia para preparar bolos e biscoitos) ou usá-lo sem coar. Mas bata bem no liquidificador para obter um leite homogêneo.

— No liquidificador, junte a maçã verde, a espirulina e a avelã moída. O leite de aveia é excelente também para a saúde do seu sistema digestivo, tendo um efeito laxante natural.

2. Vitamina de banana, morangos e nozes

Uma receita deliciosa de vitamina com ingredientes que todo mundo gosta: banana, morango e nozes. Também é rica em vitamina C (morango), potássio (banana) e antioxidantes e proteínas (nozes).

Todas as vitaminas deste artigo podem ser adoçadas com mel para intensificar seus benefícios nutricionais. Nunca use o açúcar branco, que não contém nenhum valor nutricional, a não ser a glicose pura.

Ingredientes

1 banana
200 ml de leite desnatado ou vegetal
5 morangos
5 nozes
1 colher de sopa de mel

Preparo:

— Pique as nozes, lave e corte os morangos e as bananas e misture todos os ingredientes no liquidificador.

— Acompanhe esta deliciosa e saudável vitamina com um sanduíche de pão integral grelhado no azeite, peito de peru, ricota e salada.

3. Vitamina rica em proteínas à base de café

Tem gente que não consegue acordar bem sem tomar sua xícara de café, mas não tem problema, pois você pode optar por esta vitamina deliciosa de cappuccino com bom sabor e uma alta dose de energia!

Ingredientes

1 xícara de café (100 ml)
1 xícara de leite de avelã ou de amêndoas
½ colher de chá de proteína de chocolate
½ colher de chá de canela em pó
2 pedras de gelo
Adoçante à gosto

Preparo:

— Você encontra a proteína de chocolate em lojas de alimentos naturais. Contém um alto teor energético e proteico.
— Depois de preparar o café, misture-o no liquidificador com todos os demais ingredientes, menos a canela.
— Além de saborosa, esta bebida vai despertar sua mente para os desafios da jornada. Depois de colocar em um copo alto, polvilhe com a canela.

PS: Se você estiver grávida ou tentando engravidar, não inclua a canela.

4. Vitamina rica em proteínas à base de mirtilos

Os mirtilos não são fáceis de encontrar no Brasil. Mas você pode substituí-los por polpa de açaí, mais comum em todas as regiões do país.

Seja preparada com mirtilos ou açaí, esta vitamina é rica em antioxidantes, proteínas e minerais que aumentarão a saciedade por toda a manhã. Confira:

Ingredientes

3 colheres de gelatina de morango
150 ml de leite de amêndoas
20 g de mirtilo ou de açaí (polpa ou in natura)
1 kiwi
Mel

Preparo:

— A gelatina é rica em proteínas, e seu sabor combinará bem com esta vitamina. Prepare-a com antecedência.
— No liquidificador, misture todos os ingredientes e adoce com o mel.

Para completar este café da manhã, que tal uma torrada com presunto, queijo branco e algumas folhas de rúcula? Assim, você não sentirá cansaço nem fome até chegar à hora do almoço.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X