Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

14 sinais de deficiência de vitamina D que você não deve ignorar.

Tipo:

d

Conheça 14 dos principais sintomas de falta de vitamina D no organismo e como isso pode prejudicar a sua saúde.

A vitamina D é um dos nutrientes mais essenciais para o corpo humano.


As principais formas de se obter vitamina D é tomando banhos de sol recorrentes e consumindo alimentos como ovos, peixes e laticínios.

A falta de vitamina D no organismo provoca diversos tipos de problemas adjacentes e tem como um dos principais riscos o enfraquecimento do sistema imunológico.

Em tempos de pandemia, a vitamina D ganhou destaque por ser uma das aliadas do corpo na composição de barreiras contra vírus e bactérias.

Trouxemos neste artigo uma lista com 14 sintomas da falta de vitamina D no organismo para que você fique atento(a) a esses sinais e aja o mais rápido possível ante o aparecimento de um ou mais desses sintomas.

14 sinais da falta de vitamina D no organismo

Dores musculares

A vitamina D tem um papel fundamental no funcionamento dos músculos.

Quando metabolizada em quantidade correta pelo organismo, ela ajuda nos movimentos de contração muscular, que são de suma importância para a manutenção das fibras musculares.

A ação da vitamina D, em associação com substâncias como o cálcio, traz aos músculos resistência e potência.

Logo, se você está sentindo muitas dores musculares que por vezes surgem sem motivo aparente, talvez seja a hora de aumentar os seus níveis de vitamina D.

Dor nos ossos

Os ossos possuem um tecido especial que, como todos os outros tipos de tecido do corpo humano, está constantemente se regenerando.

A vitamina D possui papel fundamental nessa reposição de tecido e a sua falta provoca a fragilização óssea, causando doenças como a osteoporose e o raquitismo.

Fadiga, cansaço ou indisposição

Este com certeza é um dos sintomas mais difíceis de se ligar à falta de vitamina D.

Acontece que o dia a dia corrido e o estresse sempre levam a culpa por nosso cansaço, não é mesmo?

Mas a vitamina D é uma das principais responsáveis pela produção de energia no corpo.

Então, se você se sente cansado com frequência, e por vezes nem o sono melhora a situação, pode ser que esteja com deficiência de vitamina D no organismo.

Redução da resistência física

Se você sempre foi uma pessoa fisicamente ativa e até mesmo atlética, mas tem notado que não consegue mais ter o ritmo de outrora, fique atento(a).

Por ser uma catalizadora de energia em nível celular, a vitamina D provoca o aumento da capacidade física.

Por isso, essa diminuição na sua capacidade de locomoção e/ou de repetição de exercícios na academia pode ter ligação com a falta de vitamina D no seu organismo.

Falta de ânimo

A vitamina D também é um importante nutriente para as funções cerebrais.

Entre as regiões beneficiadas pela ação desse nutriente no cérebro, está o córtex orbitofrontal (COF) que é o responsável pelas emoções e humor.

Logo, a falta de vitamina D no organismo prejudica a comunicação neurológica nessa região do cérebro.

Além disso, neurotransmissores como a dopamina e a serotonina são prejudicados, afetando assim a produção de sensações como prazer e bem-estar.

Insônia

Ainda não há uma resposta concreta sobre a ligação da falta de vitamina D e a insônia.

Mas está comprovado que pessoas que têm dificuldades para dormir geralmente possuem baixos níveis do nutriente no organismo.

Provavelmente, os neurotransmissores responsáveis pelo sono também têm o seu funcionamento prejudicado pela falta da vitamina.

Sudorese (suor excessivo)

O suor é liberado pelo corpo quando a sua temperatura ultrapassa os 37ºC, a fim de esfriá-lo.

Esse processo é natural e regulado pelo hipotálamo, que é uma espécie de termostato responsável por manter o corpo em temperaturas saudáveis.

Porém, se você notar que ao se movimentar está suando demais e/ou apenas a sua cabeça está suando enquanto seu corpo continua seco, pode ser que você precise aumentar o nível de vitamina D no corpo.

Queda de cabelo

O crescimento de cabelo está ligado à ação da vitamina D.

Sucede que esse nutriente é responsável por maturar os folículos capilares, que dão origem aos cabelos.

A perda de cabelo é comum por diversos fatores, mas quando os folículos estão saudáveis a reposição capilar acontece naturalmente.

Níveis baixos de vitamina D no organismo provocam a inatividade dos folículos capilares, ocasionando uma maior perda de cabelos e a não reposição, diminuindo também o volume capilar.

Esse quadro costuma ser mais frequente em mulheres.

Dificuldade na cicatrização de feridas

A vitamina D é um dos nutrientes responsáveis por compor o processo de reconstrução de tecidos danificados.

O baixo nível dessa vitamina no organismo provoca uma demora nas cicatrizações de feridas e/ou a não cicatrização em casos mais graves, como o de diabéticos.

Tonturas e zumbidos

O ouvido é o órgão responsável pela audição, como sabemos, e também pelo equilíbrio motor do corpo.

Com isso, sabemos que tonturas e zumbidos são sinais de que a saúde dos ouvidos pode não estar muito boa.

A vitamina D possui influência direta no bom funcionamento dos ouvidos, pois ela age como catalizador dos níveis de cálcio do ouvido interno.

Quando os níveis de cálcio estão baixos, o sistema vestibular, que é a estrutura interna do ouvido, passa a funcionar incorretamente, provocando tonturas e zumbidos no indivíduo acometido.

Doenças cardiovasculares

Apesar de não ser um dos principais fatores de risco, a falta de vitamina D pode provocar problemas cardíacos como insuficiência cardíaca, AVC e até paradas cardiorrespiratórias.

Provavelmente existe ligação da falta de vitamina D com a hipertensão, que é a principal causadora dos males do coração.

Obesidade e sobrepeso

A vitamina D age como um catalizador de várias substâncias e nutrientes, ajudando sua metabolização.

Algumas substâncias potencializadas pela vitamina D, como o cálcio, possuem a função de aumentar o metabolismo basal do corpo humano.

Um metabolismo basal mais eficiente se traduz na manutenção de um corpo mais ágil e não aderente ao acumulo de gordura, sobretudo a abdominal.

Portanto, corpos metabolicamente sedentários tendem a acumular gordura.

E a boa absorção de D pode influenciar no processo de perda de peso.

Infecções recorrentes

A vitamina D é um dos nutrientes responsáveis por manter o sistema imunológico em bom funcionamento.

Assim, a carência dela pode desencadear um processo de enfraquecimento das defesas do corpo, ocasionando diversas infecções por vírus, bactérias e fungos oportunistas.

Essa informação é muito importante para um melhor entendimento dos mecanismo que o corpo usa para combater vírus, fungos e bactérias.

Problemas cognitivos

Por ser de suma importância para o bom funcionamento de neurotransmissores, a vitamina D é um ingrediente indispensável para as funções neurais de forma geral.

O baixo nível desse importante nutriente no organismo pode desencadear problemas cognitivos que, por sua vez, podem desencadear doenças degenerativas, como a demência e o mal de Alzheimer.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X