Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

10 remédios naturais para a coceira nos olhos

Tipo:

479816000.jpg

A coceira nos olhos pode ocorrer por diferentes razões, mas em geral é um sintoma de alergia. Diante deste incômodo, uma das primeiras reações que temos é esfregar os olhos com os dedos, pois desta maneira temos uma sensação breve de alívio.


No entanto, os especialistas recomendam evitar agir desta maneira, já que ela pode piorar o problema que deve estar causando a coceira. Então, o que podemos fazer para aliviar a incômoda coceira nos olhos?

Existem muitos remédios naturais que podem ajudar a reduzir a irritação e coceira provocada pela alergia. Neste artigo vamos compartilhar os 10 mais efetivos e de fácil preparo.

Compressa fria

Uma das primeira medidas que devem ser tomadas diante de uma alergia é aplicar um pouco de água fria sobre os olhos. Isto aliviará momentaneamente o incômodo enquanto você continuar a colocar a água fria.

Depois de lavar o olho com água fria, envolva alguns cubinhos de gelo em uma toalha de algodão limpa e coloque-a sobre suas pálpebras fechadas.

Rodelas de pepino

Pepino para coceira nos olhos

Além de ajudar a reduzir a inflamação que é formada sob os olhos, este popular remédio tem uma ação calmante que alivia irritações e alergias, causas principais do ardor e coceira nos olhos.

Corte duas rodelas de pepino e introduza-as em um copo de água fria com gelo durante 10 minutos. Quando estiverem bem geladas, aplique-as sobre as pálpebras fechadas e deixe atuar por 5 minutos.

Saquinhos de chá

Devido ao seu alto conteúdo de bioflavonóides, o chá ajuda a combater as infecções virais e bacterianas que também podem afetar os olhos e causar conjuntivite.

Tem uma ação anti-inflamatória que contribui para reduzir a inflamação ocular e as incômodas bolsas e olheiras.

Para utilizar este remédio, basta colocar um saquinho de chá verde ou preto úmido sobre o olho afetado e deixar agindo por alguns minutos. Se o olho estiver muito inflamado, repita este tratamento 4 vezes por dia e tente utilizar o saquinho de chá gelado.

Colheres refrigeradas

A temperatura fria de algumas colheres de metal ajuda a contrair os vasos sanguíneos, o que reduz a inflamação e o aspecto avermelhado do olho afetado.

Diante do primeiro sinal de problema no olho, mergulhe duas colheres em um copo com gelo, espere 10 minutos e depois coloque a colher sobre a pálpebra afetada. Assim que a colher esquentar, troque por uma fria e repita o tratamento por uns 10 minutos.

Ulmeiro

Esta erva medicinal, comum da América do Norte, tem propriedades adstringentes que durante anos tem sido aproveitadas para combater o inchaço nos olhos.

Prepare uma infusão de ulmeiro, embeba um pedaço de algodão no líquido e depois aplique-o sobre o olho afetado durante alguns minutos.

Suco de aloe vera

Aloe vera para tratar coceira nos olhos

Esta planta de diversos usos também funciona como um remédio natural para reduzir a inflamação e os incômodos nos olhos.

Basta extrair o gel de aloe vera e colocá-lo no congelador para que esfrie por completo. Quando estiver gelado, misture-o com água fria, mergulhe um pedaço de algodão e aplique sobre o olho.

Óleo de rícino

O óleo de rícino é um ingrediente com propriedades anti-inflamatórias que ajudam a reduzir o inchaço e a irritação nos olhos, ao mesmo tempo em que reduz a coceira.

Compre óleo de rícino 100% puro e, com um conta-gotas esterilizado, aplique uma gota no olho afetado.

Batata

Este é outro bom remédio graças as suas propriedades adstringentes e anti-inflamatórias que refrescam e desinflamam o olho afetado.

Rale uma batata e coloque-a sobre o olho afetado durante uns minutos. A batata também pode ser utilizada na forma de cataplasma, deixando na zona afetada por 15 minutos.

Lavar com sementes de coentro

A coceira nos olhos também pode ocorrer quando estes órgãos ficam ressecados e perdem sua umidade natural.

Para combater este problema e dar uma sensação de alivio, adicione uma colher de sementes de coentro em uma xícara de água fervendo, deixe esfriar, coe e depois lave os olhos com o líquido.

Cúrcuma

Curcuma para a coceira nos olhos

Por suas propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, este ingrediente é ideal para reduzir a inflamação nos olhos, em especial quando a causa é uma infecção.

Prepare algumas gotas para os olhos com uma colher de cúrcuma em pó em 2 xícaras de água e aplique um par delas no olho que estiver afetado.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X