Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Fiz 25 litros de sabão líquido caseiro da melhor qualidade com apenas 1 litro óleo usado

Tipo:

sabao-liquido-caseiro-17-0811.jpg

Faça esse sabão líquido caseiro e descubra que dá sim para limpar a casa e as roupas com economia! E que economia, hein? Afinal de contas, com essa receita você vai preparar praticamente 35 litros de sabão líquido caseiro! Faça esse sabão caseiro que limpa as roupas e o piso de uma maneira incrível e você poderá até mesmo fazer uma renda extra, de tanto sabão que você vai conseguir fazer! Confira o passo a passo!


Que tal aprender a preparar uma receita deliciosa e impressionar todo mundo? Eu vou te mostrar todos os ingredientes e o passo a passo para que você possa incluir essa delícia no seu cardápio. Tenho certeza de que você vai amar e que não sobrará nada na mesa. Siga as instruções abaixo e, depois, nos conte como ficou e suas dicas de personalização. Obrigada por visitar nosso site e boa sorte na cozinha!

Como fazer sabão líquido caseiro

Para fazer esse sabão líquido caseiro vamos precisar de poucos ingredientes que, se você não tem em casa, pode conseguir facilmente com seus vizinhos. Estamos falando de soda cáustica, água, álcool líquido 70°, e óleo usado coado. Só isso! Nesse sabão líquido caseiro, a reação entre a soda cáustica e o óleo, chamada de saponificação, dá origem à base limpante e de consistência do nosso sabão. O álcool é responsável por agilizar o processo, dando o ponto muito mais rápido. Assim, com alguns minutos mexendo essa mistura, você terá praticamente 35 litros de sabão líquido caseiro!

Ingredientes da receita de sabão líquido caseiro

Para a base

  • 500 g de soda cáustica
  • 1 litro de água
  • 1 litro de álcool líquido 70°
  • 1 litro de óleo usado coado

Para o sabão líquido

  • 30 litros de água

Modo de preparo

  1. Coloque luvas de látex, óculos de proteção e máscara descartável, pois vamos mexer com produtos químicos fortes!
  2. Em um balde grande, coloque a soda cáustica e a água e misture delicadamente com um bastão para dissolver.
  3. Acrescente o álcool líquido 70° e o óleo e misture novamente com um bastão ou cabo de vassoura até começar a formar uma espécie de nata por cima.
  4. Adicione 30 litros de água aos poucos e vá misturando. Não se preocupe se levantar espuma, é natural.
  5. Se você sentir que a mistura talhou, acrescente 2 colheres de sopa de sal dissolvidas em 1 litro de água quente, mas só se a mistura separar.
  6. Deixe a mistura descansar de um dia para o outro.
  7. Depois é só envasar em garrafas PET vazias e limpas e usar o seu maravilhoso sabão líquido caseiro!

Guarde bem essa dica para fazer um sabão líquido caseiro que rende muito e limpa maravilhosamente!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X