Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Bolo moça de fubá: juntamos bolo de fubá cozido com leite condensado e ficou uma delícia

Tipo:

bolo-moca-de-fuba-20-10.jpg

O bolo moça de fubá é uma sobremesa brasileira clássica que combina a riqueza do leite condensado com a textura aveludada do fubá. É perfeito para servir no café da tarde ou como uma sobremesa especial. Basta seguir o passo a passo e fazer esse incrível bolo moça de fubá!


Veja como é fácil preparar, vou te mostrar o passo a passo e todos os ingredientes para preparar essa saborosa receita. Garanto que você vai colocar essa entre as suas favoritas, não tem como errar, basta seguir o modo de preparo abaixo que vai dar tudo certo. Não vai sobrar nada depois que verem ela na mesa, é amor à primeira mordida. Se quiser dar o seu toque vai ficar mais saborosa ainda, nós conte nos comentários o que fez para que todo mundo teste também. Obrigada por visitar nosso site.

Como fazer bolo moça de fubá 

Para fazer bolo moça de fubá iremos precisar de fubá mimoso, leite, óleo, leite condensado, claras em picos firmes, gemas, goiabada em cubinhos e fermento em pó. Vamos misturar os ingredientes da massa do bolo moça de fubá, seguindo as orientações de preparo, deixando para adicionar por último o fermento, as claras e a goiabada em cubinhos empanada na farinha de trigo. Em seguida vamos despejar essa mistura numa forma para bolo inglês untada e enfarinhada e assar o bolo moça de fubá por aproximadamente 35-40 minutos em forno pré-aquecido a 180 graus. Retirar do forno, deixar amornar, desenformar e se deliciar com essa delícia de bolo moça de fubá!

Ingredientes da receita de bolo moça de fubá 

  • 2 xícaras(chá) de fubá mimoso 
  • 1 xícara(chá) de leite 
  • ¾ xícara(chá) de óleo
  • 1 caixinha de leite condensado
  • 4 claras
  • 4 gemas
  • ½ xícara(chá) de goiabada (opcional) 
  • Farinha de trigo o quanto baste para empanar a goiabada
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de preparo

  1. Numa tigelinha coloque a goiabada em cubinhos e empane na farinha de trigo. Reserve.
  2. Na panela coloque o fubá, o óleo, o leite, o leite condensado, misture bem para homogeneizar. 
  3. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até cozinhar e soltar do fundo da panela. Retire do fogo e transfira para a tigela da batedeira e deixe esfriar.
  4. Numa vasilha coloque as claras e bata bem até atingir picos firmes. Reserve. 
  5. Na batedeira, bata levemente a mistura de fubá, e adicione as gemas, uma por uma, e batendo bem, a cada adição. 
  6. Adicione o fermento em pó e mexa levemente com uma colher. Por último coloque as claras em picos firmes, e misture delicadamente com movimento de baixo para cima.
  7. Acrescente a goiabada empanada e misture para incorporar. 
  8. Despeje essa mistura numa forma para bolo inglês (22 cm x 10 cm) untada e enfarinhada e disponha alguns cubinhos de goiabada (sem farinha) sobre a massa.
  9. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus por cerca de 35-40 minutos. Retire do forno, deixe amornar e desenforme.
  10. E o bolo moça de fubá mais top das galáxias ficou pronta!

COMO TRANSFORMAR UM RECEITA NORMAL EM UMA RECEITA SAUDÁVEL E NUTRITIVA?

Transformar uma receita comum em uma receita saudável pode parecer um desafio, mas existem algumas substituições simples que você pode fazer para tornar suas receitas mais saudáveis ​​e nutritivas.

Uma das primeiras coisas que você pode fazer é substituir a farinha branca por farinha de trigo integral ou farinha de aveia. Essas farinhas têm mais fibras e nutrientes do que a farinha branca, o que significa que elas são mais saudáveis ​​e fornecem mais saciedade.

Se a receita pede leite integral, você pode substituí-lo por leite desnatado ou leite de amêndoa. O leite integral tem mais gordura e calorias do que o leite desnatado e o leite de amêndoa é uma opção sem lactose para aqueles que têm intolerância.


Outra substituição simples é trocar o açúcar por adoçantes naturais, como o mel ou o açúcar mascavo. Esses adoçantes são mais saudáveis ​​do que o açúcar branco refinado, pois contêm mais nutrientes e têm um índice glicêmico mais baixo.

Se a receita pede óleo ou manteiga, você pode substituí-lo por óleo de coco ou azeite de oliva. Esses óleos são mais saudáveis ​​e têm gorduras boas para o corpo.

Para receitas que pedem glúten, você pode usar farinha de arroz, farinha de amêndoa ou farinha de grão de bico. Essas farinhas são alternativas sem glúten e podem ser usadas para substituir a farinha de trigo em muitas receitas.

Finalmente, adicionar mais vegetais e frutas na receita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Tente incorporar mais verduras em sopas e refogados, e adicionar frutas frescas em sobremesas ou smoothies.

Lembre-se, fazer pequenas mudanças em sua receita favorita pode torná-la mais saudável e nutritiva. Experimente essas substituições simples para desfrutar de uma refeição saudável e saborosa.

Você pode gostar dessas receitas também:

Aprenda a fazer doce de leite caseiro sem açúcar

Sobremesa econômica e fácil de fazer com apenas 4 ingredientes

Como acabar com as baratas e outros insetos bem fácil sem comprar veneno

Molho de salada rápido à moda do chef

Os famosos biscoitos de laranja que estão enlouquecendo o mundo! Derrete na boca

É um grande erro adicionar apenas água para cozinhar o arroz, deixa eu te ensinar qual é o segredo

Sorvetão de Maracujá

Coloque sal no vaso sanitário e acabe com as manchas e o mau cheiro

Pegue limão e faça essa deliciosa sobremesa em apenas 5 minutos

Cascudão, bolo que meu marido faz toda semana pra tomarmos café a tarde




Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X