Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Torta da Nonna

Tipo: Bolos e Tortas

26679a41aa6a7fcb8e034bde5762386a.jpg

Torta da Nonna, um sabor inenarrável!

Torta da Nonna, uma torta de leite Condensado com Castanhas do Para e Massa Podre quebradiça – Pâte Sablèe.


Confira também:

- 229 Receitas Low Carb

Nhac, Não deixe a mesa sem sobremesa. O bom e velho leite condensado ganha novos ares acrescido de castanhas do para e massa quebradiça e crocante – Pâte Sablèe, também conhecida como massa podre. A massa neutra que não leva açúcar mais o salgadinho das castanhas equilibram o ‘doce’ do leite condensado que juntos resultam num sabor inenarrável!

Resultado é uma torta requintada, muito saborosa e facílima de fazer.

Uma vez que o recheio dela é o próprio leite condensado, basta fazer a massa, que nada mais é do que manteiga, farinha e água misturados. O recheio puro leite condensado + castanhas que assados no forno … hummm … sem palavras, só provando para entender.

A receita veio através de uma amiga, Luciana Mello, que mora em Portugal, e contou que por lá, ela é sucesso absoluto. A Luciana é irmã da Fabby Mello, colaboradora em muitas receitas aqui no MontaEncanta .

Obrigadão Lu. Nós todos agradecemos a boa dica. Com certeza será a sobremesa na mesa do meu Natal ao lado do Pudim de Panetone.

Vale conferir, dá água na boca …

INGREDIENTES:

massa:

  • 150g de manteiga gelada e em cubos
  • 225g ou 1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo
  • 2 colheres de sopa de água

recheio:

  • 2 latas de leite condensado
  • 150g de castanhas do para ou qualquer outra de sua preferência – pinoles, nozes, amêndoas …

COMO FAZER TORTA DA NONNA:

Comece pela massa

  1. Em um bowl, junte 150g de manteiga gelada e em cubos com 1 e ½ xícara de farinha de trigo.
  2. Com a ponta dos dedos, misture grosseiramente, formando uma ‘areia molhada’, procure não manusear muito a massa, para não aquece-la e a manteiga não se dissolve completamente, fica ainda com alguns pedacinhos maiores. Dessa forma, garantimos uma massa bem crocante. No vídeo você consegue ver melhor.
  3. Acrescente 2 a 3 colheres de água gelada, até obter uma massa compacta.
  4. Lembre-se que a manteiga e a água devem estar bem geladas para retardar o desenvolvimento de glúten na farinha e resultar em uma massa que esfarela.
  5. Não precisa nem abrir com o rolo, é bem prática mesmo, basta ir juntando os pedacinhos até forrar o fundo e as laterais de uma forma de 24cm com fundo removível.
  6. Levar ao freezer por 15 minutos, enquanto isso aproveitamos para aquecer o forno a 180°Celsius e picar grosseiramente as castanhas do para. Que podem ser substituídos por pinoles, nozes, amêndoas, macadâmia, castanha de caju, amendoim ou um mix com todas elas juntas. Mas sou sincera, a mais gostosa é esta com castanha do para. Pode acreditar.
  7. Com a massa já resfriada, geladinha, coloque 2 latas de leite condensado, sobre ela ainda crua. Espalhe as 150g de castanhas do para e leve ao forno até assar.

e é só isso! O resultado simplesmente ALUCINAN TE


Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário