Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Recomendações para parar de fumar

Tipo:

Pulmones-cigarros

Segundo a Organização Mundial de Saúde, cada ano morrem 6 milhões de pessoas por causas relacionadas ao tabagismo, desta cifra se estima que aproximadamente 600 mil são fumantes passivos. O tabagismo é um dos vícios mais frequentes e prejudiciais que existe, o cigarro pode conter até quatro mil componentes tóxicos, produto de combustão, que o faz letal para a saúde e para muitas funções do organismo.


Quais as consequências que apresentam para os fumantes?

As pessoas viciadas em cigarro, com o passar do tempo irão sofrer graves consequências de saúde que inclusive pode levar a morte, entre estas encontramos:
Mau hálito ou halitose: os fumantes tendem com o tempo sofrer de halitose devido ao consumo de nicotina, isso será um problema difícil de solucionar e pode gerar uma rejeição no ambiente social.
Câncer de pulmão: o consumo de cigarro é a principal causa de câncer relacionado ao sistema respiratório.
Outros tipos de câncer como de boca, de faringe, de esôfago, de pâncreas, do colo do útero, renal e da vesícula.
Doenças do aparelho circulatório: o tabaco e a nicotina que o cigarro contém, diminui a espessura das artérias e dos vasos coronários, aumenta o ritmo cardíaco e a pressão arterial.
Doenças do sistema respiratório como bronquites crônica, enfisema, entre outros.
Doenças cerebrovasculares, como aneurisma.
Impotência masculina e perda do desejo sexual.

Quais são os benefícios de deixar o hábito de fumar?

Qualquer momento é bom para deixar o mau hábito de fumar, como já dissemos anteriormente, este vício é letal e muito grave para a saúde, portanto se você é um consumidor de tabaco é melhor que você comece a se esforçar para deixá-lo de lado para ter uma vida mais saudável e livre de doenças.

Estes são alguns dos benefícios de parar de fumar:

Somente dois dias depois de deixar de consumir cigarro e/ou tabaco, o monóxido de carbono e a nicotina terão desaparecido e como consequência o aumenta o nível de oxigênio no sangue e melhora o aspecto físico.
Depois de três ou quatro dias vai diminuindo o muco na garganta e nos brônquios, com isso terá menos dificuldades respiratórias.
Depois de cinco ou sete dias, melhoram as funções dos sentidos: olfato e paladar.
Em três meses melhora a função pulmonar em aproximadamente 5%.
Em um ano reduz pela metade o risco de sofrer de doenças cardiovasculares.
Depois de cinco anos o risco de câncer de garganta, esôfago e bexiga reduz pela metade. Nesse mesmo período o fumante já perdeu a necessidade de provar o tabaco e poderá se livrar por completo dele.
Além de reduzir a probabilidade de câncer, também tem benefícios para a saúde emocional, lhe ajudará a ter mais controle sobre a sua vida e também economizará bastante dinheiro por ano.

Você esta pronto(a) para parar de fumar?

Se você se sente pronto(a) para parar de fumar, estas são algumas recomendações muito eficazes que te ajudarão a deixar de fumar antes de que seja tarde demais para a sua saúde.
Estabeleça uma data para começar a deixar o cigarro: na data escolhida você deve parar de fumar completamente, nos dias prévios deve diminuir pouco a pouco o consumo diário.
Se desfazer dos cigarros e dos cinzeiros: evite todo tipo de elementos que te lembrem o tabaco, além disso limpe muito bem tudo que tenha o cheiro particular de cigarro.
Busque alternativas saudáveis: você pode consumir uma fruta no lugar de fumar um cigarro, no mercado tem alguns gomas de mascar que ajudam a evitar a ansiedade de fumar. Beba água ou chás, que também servirão para acabar com a ansiedade.
Identifique os momentos em que mais te dão desejo de fumar e defina uma estratégia para evitá-los. Procure se manter ocupado(a) com atividades que sejam agradáveis, faça exercícios, compartilhe o tempo com seus amigos, com sua família ou saia para fazer algo que te agrade.
Planifique uma rotina de exercícios e seja muito disciplinado:isso te ajudará a melhorar a sua saúde e também a te liberar do desejo de fumar.
Se o vício é forte, busque um grupo de apoio: nestes lugares se desenvolve boas estratégias para deixar o hábito do tabaco, te darão alternativas mais rigorosas para deixar de lado este vício.
Para acalmar a ansiedade mastigue cenouras, maçãs ou aipos.
Diga a seus amigos que não fumem perto de você e que não te ofereçam cigarro, conte o seu plano sobre o desejo de parar de fumar.
Faça pausas no seu trabalho e aproveite este tempo para tomar ar fresco, beber água e consumir alimentos saudáveis.
Lembre-se, parar de fumar depende apenas da nossa força de vontade, é um fato que é difícil, mas o caminho de volta é o mesmo que te levou até hoje a conservar o vício. Anime-se e reflita sobre essa mudança tão positiva. Boa sorte!

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X