Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Maravilhas do iogurte

Tipo:

390124000.jpg

No passado iogurte era sinônimo apenas de regularizador do intestino. No presente, o iogurte é sinônimo também de proteínas, vitaminas e minerais. Muito versátil, o iogurte pode ser incluído ainda em várias dietas e serve como apoio para ludibriar a fome entre as refeições. Cada 100 gramas de iogurte natural e integral tem apenas 69 kcal.


Nutritivo, mas bem saboroso

O iogurte é uma forma de leite em que o açúcar (a lactose) foi transformado em ácido láctico, por fermentação bacteriana. Foi descoberto na Turquia mas ficou popular na culinária mundial, podendo ser consumido puro, com frutas, misturados em molhos, chocolates e sorvetes.

Tem todas as proteínas que seu corpo precisa

O valor biológico do iogurte é muito alto, porque fornece todos os aminoácidos (menor partícula de proteína) que o corpo humano necessita e não é capaz de produzir sozinho.

O nosso corpo é capaz de produzir apenas 12 dos 20 aminoácidos existentes na natureza, devendo os demais serem retirados da alimentação.

Daí a importância de ingerir alimentos ricos em proteínas, como o super rico iogurte.

Dez vezes melhor que o leite integral

A fermentação do iorgurte proporciona ao alimento dez vezes mais ácido fólico que o leite.

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9 ou vitamina M, é uma vitamina hidrossolúvel pertencente ao complexo B necessária para a formação de proteínas estruturais e hemoglobina.

O iogurte contém mais cálcio do que o leite. O cálcio é um mineral que ajuda a fortalecer os ossos e os dentes.

Também ganha da banana e do tomate

Apenas 100 gramas de iogurte tem mais vitamina A que três bananas. A mesma quantidade de iogurte contém 95 mg de fósforo. Você precisaria comer dois tomates inteiros para conseguir a mesma quantidade do mineral.

Melhora o funcionamento do intestino

Durante a fermentação o iogurte polariza a ação de duas bactérias a Streptococus thermophilas e a Lacotobacillos bulgaricus.

Ao serem absorvidas pelo intestino, estas bactérias reforçam a ação da flora intestinal, potencializando a ação imunológica do órgão.

Menos rejeição à lactose

Por conter entre 25% e 50% menos lactose que o leite, devido à fermentação, o iogurte pode ser indicado para pessoas que tem alguma rejeição à lactose.

Faz muito bem à pele

A presença de vitamina A no iogurte é fundamental para a ação antioxidante na pele. Por auxiliar na digestão o iogurte faz uma limpeza nas toxinas do organismo, fudamental para deixar a pele mais viçosa e lisinha.

Aplique diretamente no rosto

A fermentação do alimento faz com que ele seja útil não só na ingestão como também na aplicação direta na pele.

O ácido lático presente no alimento funciona como esfoliante, hidratante e antimicrobiano. Se preferir, pode comprar no mercado produtos cosméticos que contenham iogurte em sua fórmula básica.

4506345942_3111d9c377_o

Imagem 1 oferecida por Claudio Brisighello

Imagem 2 oferecida por Mi Almeida

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X