Alimentos que ajudam a regular a tireoide
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
Nesse artigo falaremos de uma glândula localizada no pescoço, conhecida como tireoide. Ela regula várias funções no organismo, também participa na produção de hormônios como a tiroxina (T4) e triodotironina (T3), que regulam o metabolismo e afetam o funcionamento de outros sistemas do corpo.
Quando a tireoide funciona normalmente não é preciso pensar em uma dieta específica, apesar disso, há momentos em que a glândula sofre de transtornos aumentando a produção de hormônios que o corpo precisa (hipertiroidismo) ou a diminuindo (hipotiroidismo).
Cabe ressaltar que o iodo, ou melhor, o déficit de iodo, é uma das causas diretas dos transtornos da glândula tireoide, assim, há uma luta mundial para erradicar a deficiência desse mineral.
Quando ocorrem esses transtornos na glândula tireoide é preciso contar com uma dieta que esteja de acordo com os requerimentos do organismo. A seguir, ofereceremos uma série de recomendações para ambas as situações respectivamente.
Como falávamos anteriormente em nosso artigo, o hipertiroidismo surge quando a glândula tireoide está muito estimulada e produz maior quantidade de hormônios tireoides do que o corpo precisa. Quando esse excesso é produzido pode causar um estado de catabolismo em nosso corpo e, consequentemente, perda de peso e de massa muscular. Para esse caso é recomendável manter uma alimentação muito equilibrada e, ao mesmo tempo, com um alto teor energético.
Agora vamos ao outro lado da balança e falar sobre o hipotiroidismo, que ocorre quando há uma diminuição na produção de hormônios da glândula tireoide. O hipotiroidismo, em muitas ocasiões, apresenta um quadro sintomatológico caracterizado por fadiga, cansaço, queda de cabelo, sonolência e, apesar de não existir uma relação direta, também causa ganho de peso.
Esses casos são um pouco mais complexos e devem ser controlados por um endocrinologista. Apesar disso, a alimentação pode ajudar e deve ser equilibrada e muito variada.
Uma dieta variada significa comer diariamente alimentos de absolutamente todos os grupos, como lácteos, verduras cruas e cozidas, frutas, alimentos proteicos, cereais e féculas.
Alguns alimentos ajudam a tireoide de forma geral. Entre eles podemos citar os peixes de água fria, como o salmão, o atum, a cavalinha, o bacalhau, etc. e também vegetais e frutas que apresentam uma cor brilhante e podem chegar a estimular a tireoide e nos ajudar a diminuir um pouco a pressão. É recomendável temperar a comida com algas marinhas em pó, ao invés de usar o sal.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
Como fazer bacalhau cremoso O preparo dessa receita é simples, basta seguir...
Essa receita é bem diferente, mas uma coisa é igual: o sabor...
Gosta de mousse de maracujá? Que tal um bolo mousse de maracujá?...
Perfeita pra servir quando receber visitas!
Finalmente, é verdade essa história de que o feijão pode transmitir o...
Torta bis é feita em menos de uma hora. Vale a pena...
Você precisa de poucos ingredientes e menos de uma hora para preparar...
Ingredientes 200 gramas de chocolate amargo 30 gramas de cacau puro em...