Mandioca para emagrecer
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
A mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira, dependendo da região do Brasil, é um alimento pobre em proteínas e rico em carboidratos. Este tubérculo começou a ser cultivado pelos povos indígenas brasileiros e foi levado para a África pelos portugueses.
A mandioca possui cerca de 125 calorias para cada 100 gramas. Com essa quantidade de calorias e por ser rica em carboidratos, pode parecer contraditório afirmar que o tubérculo auxilia no processo de emagrecimento. Mas, é verdade! Confira a seguir as propriedades e os benefícios da mandioca e entenda o porquê desta raiz auxiliar na perda de peso.
A vantagem da mandioca é o fato de ela ser rica em fibras, fazendo com que os carboidratos se transformem em energia aos poucos, sendo um alimento de baixo índice glicêmico, o que quer dizer que a mandioca fornece energia sem gerar picos de insulina, o hormônio responsável por acumular gordura no corpo. As fibras presentes na mandioca dão a sensação de saciedade e ajudam a regular o intestino, diminuindo bastante o inchaço abdominal.
A mandioca aumenta os níveis de serotonina, o neurotransmissor que age nas áreas do cérebro responsáveis pela sensação de bem-estar. Com a serotonina em níveis elevados, a resistência aos efeitos negativos do estresse é maior.
Este tubérculo ainda contém razoáveis quantidades de vitaminas do complexo B, principalmente niacina, que promove o crescimento e auxilia contra o envelhecimento precoce da pele. Os sais minerais presentes na mandioca, como o cálcio, fósforo e ferro, participam na formação dos ossos, dentes e sangue.
Além de todos os benefícios anteriormente citados, a descoberta mais recente indica que algumas variedades da mandioca, como a dourada e a gema de ovo, são excelentes fontes de betacaroteno e licopeno, antioxidantes capazes de combater os radicais livres, que envelhecem e facilitam o aparecimento de doenças, inclusive o câncer.
Para quem quer emagrecer, o ideal é consumir a mandioca no lugar de outro alimento do mesmo grupo, como o arroz, pão, macarrão e batata. O modo de preparar o alimento também faz diferença, sendo preferível cozinhar a raiz e servir com um fio de azeite.
Dependendo da dieta, da necessidade calórica e da prática de exercícios, a quantidade de ingestão deste alimento pode variar muito, mas para quem necessita de uma porção de carboidratos no almoço e outra no jantar, o indicado por especialistas são 6 colheres de sopa ao dia.
MEDIDAS IMPORTANTES:votos, média: de 5
Lave o arroz, escorra e reserve Em uma panela coloque o óleo...
Que mulher não quer passar o perfume preferido de manhã e sentir...
Bolo para o lanchinho, vem conferir a receita!!
Ingredientes Calda: 5 colheres (de sopa) de CHOCOLATE EM PÓ 5 colheres...
Ingredientes 1 kg de mandioca cozida 1 lata de creme de leite...
Prove essa maravilhosa receita de Pavê de Bolo! Um arraso.
Corte apenas uma das pontas (bico) de cada bisnaga Em seguida, parta...
Como fazer Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais...