Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Lavar roupa colorida sem perder a cor

Tipo:

depositphotos_5050128-Laundry-basket-filled-with-towels-and-pegs

1. Pré-lavagem
Quando a roupa está muito suja ou manchada, o ideal é realizar uma pré-lavagem à mão. É importante frisar que a máquina de lavar é uma auxiliar na lavagem de roupas, mas não tem capacidade de tirar toda a sujeira. Por isso, o processo de pré-lavagem é tão importante.
Para facilitar, antes de colocar as roupas na máquina, examine-as uma por uma verificando os seguintes itens:
Tire as manchas e remova a sujidade mais forte com sabão de coco, neutro ou detergente de pré-lavagem antes de colocar a peça na máquina;
Se a roupa estiver muito suja, deixe de molho por 30 minutos ou mais;
Feche os zíperes (fecho éclair), botões e prenda os ganchos para evitar que estraguem outras peças;
Amarre os cordões e cintos sem apertar muito;
Examine todos os bolsos e retire tudo que tiver dentro deles;
Desdobre as mangas das camisas.
2. Lavagem e centrifugação
Após proceder a pré-lavagem, coloque as roupas na máquina respeitando o seu limite máximo. Para que as roupas fiquem bem lavadas, elas precisam de espaço para se mover. Portanto não encha demais a maquina.
Depois disso é horas de ajustar o nível de água da máquina de acordo com o volume de roupa. Esse nível varia de acordo com cada maquina. Depois que a máquina começar a trabalhar, volte para verificar se a quantidade de água está suficiente. Se as roupas não estiverem cobertas de água, aumente o nível.
Outra dica é dissolver o sabão em pó na água antes de colocar na máquina, para evitar manchas nas roupas.
3. Secagem
Pendure as roupas no varal dando espaço entre elas para que o vento possa circular com facilidade. Adriani orienta estender as roupas escuras e coloridas ao avesso, sempre à sombra. Camisas e blusas devem ser estendidas, preferencialmente, em cabides.
Se possui uma secadora de roupas em sua casa, ela facilitará o trabalho, porém não se esqueça de verificar a limpeza do filtro de fiapos. Lembre-se também de não exagerar na quantidade de roupas dentro da mesma.
8 dicas para não desbotar e cuidados extras com as roupas
Para conservar a cor das roupas adicione meia chávena de vinagre ou cinco colheres de sal para cada ciclo de lavagem. Segundo Adriani, esse procedimento dá durabilidade a cor, pois o sal e o vinagre têm substâncias fixadoras;
O amaciante deve ser diluído em água, independente da máquina ter um reservatório separado para isso. O excesso de amaciante provoca manchas e prejudica a manutenção da maquina;
Em caso de roupas escuras e coloridas vire a roupa do avesso antes de lavar para ajudar a prevenir desbotamento;
Em casos de roupas delicadas pode-se utilizar sacos feitos de poliéster e que servem para a protecção das roupas. Esse caso só é válido para roupas que podem ser lavadas à maquina, mas necessitam de protecção. A dica de Adriani Gonçalves, personal organizer, é a utilização de fronhas que usadas ao avesso cumprem a mesma função dos sacos protectores;
Para remoção de manchas recomenda-se a utilização apenas de alvejante sem cloro e à base de oxigénio;
Para as pessoas alérgicas ao perfume do amaciante, o vinagre branco é um bom substituto;
Para verificar se a peça colorida solta tinta faça o seguinte teste: humedeça uma parte do avesso da peça colorida e coloque em seguida um pano seco e branco por cima. Passe ferro quente sobre o pano. “Caso o pano fique manchado, é sinal de que o tecido solta tinta e a peça deve ser lavada separadamente das outras,” ensina Adriani.


MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X