Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Frutas para prevenir o câncer de mama

Tipo:

522974000.jpg

De acordo com o Instituto Americano de Pesquisa sobre o Câncer (AICR, sigla em inglês) 1 em cada 8 mulheres sofrerá câncer de mama. Para evitar ou prevenir uma doença que pode ser mortal é preciso levar uma vida mais saudável.


Conheça as frutas que ajudam a impedir o desenvolvimento de células malignas.

40% dos casos de câncer de mama podem ser prevenidos

Várias pesquisas demonstraram que existe uma grande relação entre nutrição, atividade física, hábitos e câncer. Quase a metade das mulheres que sofre com esta doença poderia tê-la evitado comendo bem, fazendo exercícios e levando uma vida mais saudável.

Fatores de risco que podem desencadear câncer de mama:

  • Idade avançada
  • Antecedentes familiares
  • Mamas densas
  • Terapias hormonais
  • Obesidade
  • Consumo de álcool
  • Ser de raça branca
  • Exercício excessivo
  • Cigarro
  • Consumir contraceptivos orais
  • Primeira menstruação antes dos 11 anos
  • Menopausa tardia depois dos 55 anos
  • Não ter filhos
  • Primeira gravidez depois dos 35 anos
  • Gravidez precoce antes dos 15 anos
  • Amamentar pouco
  • Alimentação pobre em vitaminas e proteínas

Somente 10% de todos os casos correspondem a fatores hereditários ou genéticos. Por isso, para evitar o câncer de mama, além de realizar autoexames ao tomar banho ou uma mamografia anual, é preciso saber as seguintes recomendações:

Consuma frutas frescas todos os dias

Podem ser na forma de sucos, vitaminas, saladas ou a fruta em si. O importante é cumprir o objetivo de 3 porções de frutas diárias (mais 2 de verduras).

Escolha mais hortaliças

Principalmente pimentões, cenouras, tomates e as verduras de folha verde. Se forem cruas, muito melhor. Do contrário, cozidas ao vapor.

Substitua as farinhas refinadas por integrais

O arroz, o macarrão, os biscoitos, a pizza e tudo aquilo que contenha farinha, prepare ou compre na versão integral. Também aconselha-se o cuscuz de trigo integral, a quinoa, a aveia, milho-miúdo e a cevada.

Aumente consumo de legumes

Todos são bons para a saúde. Algumas opções são o grão-de-bico, lentilhas, feijão e a soja (se não for transgênica).

Limite o consumo de carne vermelha

Comer muita carne de boi, cordeiro ou porco aumenta a densidade calórica do corpo. Além disso, diz-se que aumenta o pH do corpo o que propicia a proliferação das células cancerígenas.

Tampouco adicione em sua dieta as carnes processadas como os embutidos e as salsichas.

Reduza a ingestão de fast-foods

Se, de vez em quando, você tiver vontade de comer um hambúrguer com batatas fritas, não tem problema. O que não é bom para a saúde é que estes pratos sejam a regra e não a exceção.

Mantenha um peso saudável

O excesso de peso nos torna vulneráveis a certas doenças. O exercício físico e uma dieta saudável podem ajudar a perder peso gradualmente.

Evite as bebidas açucaradas, alcoólicas e com cafeína

Estas bebidas estão associadas a doenças crônicas nos adultos (a terceira parte delas é câncer). Com relação à ingestão de álcool, as pesquisas demonstram que aumenta em 12% o risco de sofrer câncer de mama.

Recomendamos!

https://youtu.be/Rhcc3uqgYiU

Frutas recomendadas para prevenir o câncer de mama

Além de cumprir com as indicações anteriores é preciso escolher as frutas que por suas propriedades podem evitar ou atrasar a aparição do câncer de mama. Lembre-se de consumir as frutas inteiras e, se possível, com casca para não perder nenhuma de suas propriedades. As frutas são:

Mirtilos

Mirtilos para prevenir o câncer de mama

Têm a capacidade de reduzir a inflamação e deter o avanço dos tumores nos seios. Os mirtilos aportam fitonutrientes que destroem as células cancerígenas. Os antioxidantes desta pequena fruta roxa melhoram a ação dos tratamentos ou medicamentos em pacientes doentes.

Um punhado de mirtilos por dia é suficiente. Você pode adicioná-los a uma salada de frutas, iogurte ou vitamina natural.

Laranjas

Suco de laranja para prevenir o câncer de mama

Na verdade qualquer fruta desta cor pode ser usada (por exemplo, mamão ou pêssego). Estas apresentam a capacidade de prevenir o câncer de mama e trazem uma grande quantidade de vitamina C que melhora o sistema imune.

Muitas das frutas de cor de laranja oferecem também carotenoides. Este nutriente equilibra nossa saúde. Beba um suco de laranjas no café da manhã e consuma outra fruta alaranjada como sobremesa no almoço e à noite.

Romã

Romã para prevenir o câncer de mama

Desde a antiguidade são conhecidos os benefícios desta fruta riquíssima. Há uns 2000 anos era chamada “força da natureza”. As pesquisas atuais demonstram que o romã contém flavonoides, taninos, antioxidantes e polifenóis.

Todos estes nutrientes convertem o romã em uma fruta com excelentes qualidades preventivas para o câncer (principalmente o de mama, mas também o de próstata, de pulmão e de cólon).

Consuma um copo de suco de romã para acompanhar suas refeições.

Frutos vermelhos

Frutos vermelhos para prevenir o câncer de mama

Já falamos das propriedades dos mirtilos. Algo similar ocorre comas cerejas, groselha, amoras, uvas e morangos. Estes frutos contêm poderosos antioxidantes com a capacidade de proteger as células dos agentes cancerígenos.

Este benefício é obtido através do ácido elágico presente em todos os frutos vermelhos. Consuma um punhado de frutos vermelhos todos os dias (no meio da manhã como um lanche saudável é perfeito).

 

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X