Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Esse é o MELHOR PUDIM DA VIDA e só leva 15 minutos para fazê-lo

Tipo: Doces e Sobremesas


INGREDIENTES:

pudim:

3 ovos inteiros
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite com soro
1 xícara de chá de ovomaltine
calda:

1 xícara de chá de açúcar
½ xícara de água
2 colheres de sopa de ovomaltine para decorar

COMO FAZER PUDIM DE OVOMALTINE:

CALDA: Com 1 xícara de chá de açúcar e ½ xícara de água faça a Calda de Caramelo, método úmido.
PUDIM:Direto no copo do liquidificador, coloque 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite com soro, 3 ovos inteiros e 1 xícara de ovomaltine.
Prefira ovos frescos e antes de acrescentá-los, bata o ovo contra a bancada, coloque primeiro numa tigelinha antes de leva-lo ao liquidificador, repita o procedimento com todos os ovos um a um, assim, caso um ovo esteja estragado, você não perde todos os ovos.
Bata ligeiramente, 30seg, máximo por 1 minuto somente até misturar os ingredientes, até que fique uma massa cremosa e homogênea.
COM FURO OU SEM FURO: O segredo para que o pudim não fique com muitos furos é não bater muito. Apenas misture os ingredientes e está pronto.
Quando a massa do pudim é muito batida ela fica aerada demais. Na hora de assar, esses buracos de ar enchem-se de vapor de água e o pudim fica aguado. Agora, se você quer um pudim com os furinhos, faça ao contrário e bata mais tempo para aerar bem a massa.
Com auxílio de uma peneira de malha fina, coe a mistura do pudim dentro da forma já caramelizada. Coar ajuda a diminuir ainda mais a aeração e também filtra pequenas partículas da gema, diminuindo o gosto de ‘ovo’.

FORNO PUDIM DE OVOMALTINE:
Preencha a forma untada com caramelo, com a mistura do pudim. Ascenda o forno a a 190º Coloque uma forma maior que a forma do pudim, de modo que ele caiba dentro, cozinhe em banho maria, destampado até que fique consistente, e a superfície douradinha, cerca de 1h00 a 1h30 minutos depende do forno.
O forno deve estar frio e não pré aquecido, porque? Se colocamos o pudim em banho maria com o forno pré aquecido, o ovo coagula rapidamente, ‘prendendo’ as bolinhas de ar dentro da massa do pudim.
Com o forno frio, o pudim repousa por uns 10 minutos, até o ovo começar a coagular dando mais um tempinho para as ‘bolhas de ar’ conseguirem escapar de dentro da massa, deixando-o mais cremoso.
Lembrando que, se você é fã das bolinhas, só ignorar as dicas e bora lá fazer seu brigadeiro de ovomaltine ao gosto do freguês.
Outra dica é não tampar com papel alumínio. Ao tampar, seguramos a umidade dentro do pudim, o que vai deixa-lo mais aguado.
O mesmo vale para as panelas convencionais de pudim, em banho maria, elas umedecem a massa.
Agora se você é fã de um pudim aguadinho, só fazer ao contrário do indicado e tampar.
Retire do forno, espere esfriar, desenforme e leve a geladeira até gelar. Sirva com ovomaltine para decorar!
Bom Apetite!



Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário