Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Descubra 7 alimentos para limpar e fortalecer as artérias

Tipo:

Limpar-arterias-500×322-500×322

Isso porque a grande “vilã” das doenças cardíacas é geralmente a aterosclerose, a formação de placas de gordura e tecido fibroso nas paredes das artérias, que impedem a circulação sanguínea saudável e levam à morte dos tecidos.
Em outras palavras, muitas pessoas sofrem com o “entupimento” das veias, como se o sistema sanguíneo fosse um sistema de tubos interconectado. Quando há um entupimento, o sangue não chega aos órgãos e tecidos do corpo, o que pode ser fatal se atingir órgãos vitais, como o coração e o cérebro.


A aterosclerose é uma doença inflamatória crônica, portanto, alguns alimentos que ajudam a combater a inflamação e são estimulantes, como o gengibre, e que têm baixo teor de gordura, são muito recomendadas para preveni-la e diminuir seus sintomas. Mas não são apenas os maus hábitos que podem gerar o problema, acredita-se que predisposições genéticas, inclusive em relação à taxa de colesterol, também podem influenciar.

As mulheres também ficam mais vulneráveis desde os 55 anos, aproximadamente. Isso porque os estrogênios atuam como uma proteção das artérias, e com a diminuição da produção dos hormônios na menopausa, a mulher sofre um risco mais elevado de desenvolver as placas e o enrijecimento das artérias.

7 alimentos para limpar e proteger as artérias

Se você quiser se proteger de doenças cardíacas adotando hábitos alimentares saudáveis, teremos o maior prazer em ajudar. Você sabe que precisa diminuir bastante o consumo de gorduras, preferindo as carnes magras, como peixes e frango, por exemplo, evitando frituras e alimentos processados. Carboidratos e doces também se transformam em gordura quando consumidos em excesso, por isso, diminua o seu consumo também.

Segue a lista com bons alimentos para incluir na dieta:

1. Suco de romã

Consumir suco de romã regularmente ajuda o organismo a limpar as artérias, por causa de suas propriedades antioxidantes. Ele reduz a quantidade de proteína quimiotática, que aumenta a incidência de inflamação nas artérias. Também evita que se acumule gordura nos músculos cardíacos.

2. Abacate

Há quem evita consumir abacate porque acha que essa fruta é gordurosa e que engorda. Mas, além de ser bastante calórico, o abacate pode ser consumido com moderação para que o corpo obtenha gordura saudável, de boa qualidade, sobretudo em dietas restritas.

Você pode consumir meio abacate durante alguns dias da semana, puro, com aveia e mel, combinado a leite vegetal, numa vitamina ou misturado a outras frutas. O abacate também pode servir de base para vários doces saudáveis, que não usem açúcar nem gordura em sua composição, pois ele é naturalmente doce e tem uma consistência que garante textura cremosa aos alimentos.

O abacate também é rico em fibras e em vitamina B, que faz bem ao coração. Suas gorduras podem evitar a oxidação do corpo e que as placas de gordura se fixem nas artérias. Além disso, é delicioso, e também pode ser usado em pratos salgados e em saladas verdes.

3. Alho

O alho é conhecido por seus poderes antimicrobianos, e também por fortalecer o sistema imunológico, beneficiando todo o corpo. Geralmente, consumimos chá de alho, mel e limão quando estamos resfriados, ou alho amassado com mel e limão, também para combater a gripe.

Mas você também pode adotar o hábito de consumir um alho cru por dia para cuidar da saúde do coração. Veja as vantagens:

— O alho é rico em antioxidantes.
— Ajuda a combater o colesterol “ruim”, ou LDL, e a elevar o bom colesterol, ou HDL.
— É um estimulante da circulação e ajuda a regular a pressão sanguínea.

Você pode consumir um alho amassado todos os dias com um copo de água. Se quiser evitar o mau hálito, basta tomar um gole de leite ou mastigar folhas de hortelã depois de comê-lo. É simples e eficaz!

4. Maçã

Você já ouviu falar que “Uma maçã por dia mantém o médico longe”? Pois bem, para que a maçã cuide do nosso coração e das artérias, é preciso consumi-la com casca. É na casca que se encontra um nível mais elevado de pectina e de fibras que ajudam a diminuir o colesterol.

Todos os tipos de maçãs também são ricas em flavonoides, necessários para reduzir as inflamações e evitar o perigoso enrijecimento das artérias. Outra vantagem das maçãs é que existem diversas variedades e maneiras de consumir essas frutas. Você pode acrescentar cubinhos e fatias de maçã para dar um toque doce, crocante e ácido às saladas. Geleias, compotas e doces feitos com a fruta também são recomendados, mas o ideal é consumi-las cruas.

5. Castanhas e nozes

Recomenda-se comer de quatro a cinco nozes, castanhas, avelãs, pistaches ou amêndoas todos os dias. São ricos em ômega 3, que ajuda a diminuir o colesterol ruim. Além do mais, são deliciosos. Experimente incluí-los em seu creme de aveia no café da manhã, ou sobre iogurtes naturais com frutas e mel. Se você costuma consumi-los puros, como um petisco, nunca compre as formas salgadas, que elevam a pressão arterial e causam outros males.

6. Azeite de oliva

O azeite de oliva extra virgem prensado a frio nos protege de várias doenças do coração. Você sabe o que significa “prensado a frio”? É um azeite extraído de tal maneira que preserva as mesmas características que tinha quando se encontrava na forma natural, ou seja, na azeitona. A polpa é prensada durante um processo em que a temperatura é mantida a 40°C, respeitando assim a estabilidade molecular dos ácidos graxos.

Assim, o azeite de oliva prensado a frio é um tipo de gordura que também ajuda a manter as artérias saudáveis, mas não o consuma exageradamente, pois é bastante calórico. Pode ser um excelente substituto da manteiga e dos molhos de saladas cremosos, geralmente ricos em gordura.

7. Sementes de gergelim

Jogue algumas sementes de gergelim sobre sua salada, sopas ou sobre pães integrais para obter os benefícios terapêuticos dessa semente minúscula. Além de reduzir a dor da artrite, a semente de gergelim protege as artérias do enrijecimento.

Finalmente, cuide bem do seu coração fazendo exercícios regularmente, cuidando da saúde do sono, evitando o estresse e consumindo esses 7 alimentos para limpar e fortalecer as artérias.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 2.5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

1654275_900626159947495_3375159427532820007_n
Torta gelada de Bis

Se o dia não tá lá essas coisas, essa torta gelada de...

Massa de Pão de Ló de Chocolate
Massa de Pão de Ló de Chocolate

Modo de Preparo: Bata os 7 ovos e as 3 claras na...

28436e48bf40d5f3019594e80167b1a7.jpg
Como eliminar sinais, verrugas, cravos, fibromas e manchas de idade de forma totalmente natural!

Nossa pele tem três camadas, que conhecemos como: Veja também: Torta Cremosa...

Deixe seu comentário

X