Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como regenerar o cabelo, a pele e as unhas “por dentro”

Tipo:

unhas-pele-cabelo-500×323

Estamos acostumados a encontrar diversos produtos que prometem regenerar nossos cabelos, pele e unhas tratando-os externamente. Entretanto, o motivo por trás da aparência destes aspectos de nosso corpo pode ser interno, e por isso a “cura” dos mesmos deve ser feita “por dentro”.


Muitas vezes temos as unhas fracas e quebradiças, os cabelos sem brilho e com a queda acentuada, e a pele ressecada e sem saúde, por causa de deficiências nutricionais, que poderiam facilmente ser tratadas através de uma mudança nos hábitos alimentares e no estilo de vida.

Uma dieta inadequada e pobre em nutrientes pode fazer com que tenhamos que lidar com os seguintes aspectos:

Unhas que demoram muito a crescer
Unhas fracas que quebram o tempo todo
Pele ressecada
Queda de cabelo
Cabelo sem brilho
Um visual cansado, já que a pele do rosto perde o brilho e a saúde
Tônus muscular prejudicado, podendo favorecer o surgimento da flacidez
Por esse motivo, hoje queremos compartilhar algumas recomendações a respeito de como podemos melhorar a dieta para que a mesma inclua todas as vitaminas e minerais necessários para a saúde de nossos cabelos, unhas e pele.

Dieta para regenerar o cabelo, a pele e as unhas

A primeira recomendação é um pouco mais geral: devemos manter uma dieta equilibrada, rica em frutas e vegetais, optando por fontes de proteína animal magra ou proteína vegetal, além de ingerir gorduras saudáveis e carboidratos complexos. Evite os alimentos refinados, o açúcar e as gorduras saturadas.

Além disso, um outro fator é fundamental. Todos sabemos que as consequências do cigarro, principalmente para a pele, são terríveis, por isso é fundamental trabalhar para se livrar deste hábito tão prejudicial.

Voltando à dieta, devemos ficar atentos à ingestão de alguns nutrientes principais:

Proteínas

As proteínas são cruciais para a saúde do cabelo, da pele e das unhas. São elas – a queratina, colágeno e elastina – que afastam as rugas e oferecem força e elasticidade à pele, além de prevenir a queda de cabelo e fortalecer as unhas.

Por esse motivo, fique atenta para garantir que a sua dieta contém uma quantidade saudável de proteína, priorizando sempre as fontes de proteína magra, como os peixes, o frango, os frutos do mar e ovos. Você também pode consumir laticínios com teor reduzido de gordura, e investir em fontes de proteína vegetal, como a soja, as sementes de chia, os frutos secos e as leguminosas.

Ácidos graxos ômega-3 e ômega-6

Muito se fala sobre estes elementos atualmente, e a sua importância realmente é fundamental. Além de oferecerem uma série de benefícios para a saúde do nosso organismo, ingerir estas gorduras saudáveis também ajuda a combater o ressecamento da pele e do couro cabeludo, além de contribuir para a saúde geral do cabelo, da pele e das unhas.

Para obtê-los, entre as melhores fontes estão os peixes como o salmão e o atum.

Ferro

A deficiência deste mineral é amplamente conhecida por desencadear a queda de cabelo. A falta de ferro também pode afetar as unhas, por isso é importante garantir que ele está fazendo parte da sua dieta.

A melhor fonte de ferro é a carne vermelha, mas não devemos exagerar no consumo, já que, dependendo do corte, ela é rica em gorduras saturadas. Opte sempre por cortes magros ou outras fontes como as leguminosas (feijão e lentilha, por exemplo) e os grãos integrais.

Biotina

Esta vitamina B é muito importante para a saúde dos cabelos e das unhas, por isso assegure-se de que ela está presente na sua dieta. Ela contribui para que enzimas essenciais quebrem os carboidratos, gorduras e proteínas, favorecendo a sua absorção no organismo.

Alguns alimentos ricos em biotina incluem oleaginosas como o amendoim, a avelã e as nozes, soja, sementes de girassol, ervilhas, aveia e arroz integral.

Vitamina C

A vitamina C é essencial para a produção de colágeno, que mantém a pele com um aspecto saudável e forte. Além disso, ela também aumenta a imunidade.

Para ingeri-la, opte por frutas como a laranja, o kiwi, limão, toranja, e outras ricas em antioxidantes.

Água

Às vezes nos esquecemos do remédio natural mais simples, mas que nem por isso é menos eficaz. A desidratação do organismo afeta negativamente a saúde e a aparência de nossa pele, cabelos e unhas, por isso beber bastante água é fundamental.

Beba pelo menos 8 copos de água por dia para garantir a hidratação e os outros inúmeros benefícios que a água oferece para a nossa saúde e bem-estar.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 3 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

sorvete
Sorvete de manga caseiro com a fruta fica muito saboroso e super saudável

Ingredientes: 250 ml de leite; 1 caixinha de leite condensado; 2 caixinhas...

936294_612591925417588_1732489508_n
Cajuzinho

Quem aí ama cajuzinho? Já tentou fazer?

Batata fatiada ao forno incrivelmente gostosa
Batata fatiada ao forno incrivelmente gostosa

Modo de preparo Corte um pedaço da parte debaixo da batata para...

Esse-e-o-melhor-pure-de-batatas-que-ja-comi-na-minha-vida-ele-tem-um-truque-incrivel
Esse é o melhor purê de batatas que já comi na minha vida ele tem um truque incrível

Ingredientes: 120 ml de leite integral; pimenta-do-reino (a gosto); 1 colher (chá)...

Deixe seu comentário

X