Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Como descartar remédios: entenda por que você NUNCA deve jogá-los no lixo

Tipo:

como-jogar-remedio-fora-1

Se papel, plástico, metal, vidro e restos de comida têm destino certo no seu lixo, então remédios vencidos ou que você não usa mais também deveriam ser descartados da maneira correta. Jogá-los no lixo comum representa perigos para outras pessoas e para o meio ambiente. Entenda a seguir.


Por que não jogar remédios no lixo

Não existe nenhuma lei que regule o descarte de remédios no Brasil, mas sabe-se que jogar pílulas, cápsulas, pomadas, xaropes e outras drogas no lixo é uma atitude que deve ser evitada. Isso porque outras pessoas podem entrar em contato e até tomar o medicamento que você descartou.
As consequências para a saúde dessas pessoas variam de acordo com a droga. Pílulas anticoncepcionais, por exemplo, podem alterar o equilíbrio hormonal, enquanto remédios fortes podem comprometer o funcionamento do fígado.
As substâncias presentes nos medicamentos podem contaminar o meio ambiente e intoxicar outras pessoas.
Além disso, há danos também para o meio ambiente. Caso os medicamentos sejam descartados em pias e vasos sanitários, eles podem chegar à rede de esgoto ou se infiltrar no solo, o mesmo pode acontecer em lixões. Segundo estudos, os medicamentos hormonais, como as pílulas, são os que mais representam risco, pois podem alterar a reprodução de pequenos animais se chegarem a lençois freáticos.

Como jogar remédios fora corretamente

Não existem postos de coleta oficiais, mas alguns estabelecimentos recebem medicamentos vencidos e o encaminham para o devido descarte, feito com incineração. Pergunte em postos de saúde, farmácias e laboratórios de medicamentos perto de você sobre esse serviço.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X