Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Benefícios do coco que você ainda não conhece

Tipo:

Beneficios-do-coco-500×325-500×325

O fruto do coqueiro pode ser consumido de diferentes formas, mais especificamente sua água (muito nutritiva e refrescante) e sua polpa, que admitem inúmeras receitas diferentes. Algo bem comum são as receitas com coco ralado.
O fato é que essa fruta pode ser amplamente utilizada na alimentação, mas também como material de artesanato e, por fim, o mais importante, na medicina natural.


A seguir, saiba mais sobre as propriedades e usos do coco neste artigo.

Propriedades do coco

Seja na praia ou em ocasiões de desidratação, diarreias, etc, o coco (sua água) é sempre sugerido e bem recomendado. Mas você já pesquisou sobre o motivo? Essa fruta contém propriedades bactericidas, antioxidantes, antiparasitárias, hipoglicemiantes, hepatoprotetoras e imunoestimulantes.

Seus principais benefícios estão em sua semente, que quando amadurece apresenta muitas vitaminas, minerais e oligoelementos, ou seja, nutrientes essenciais para o nosso organismo.

Além disso, o fruto contém cálcio, magnésio, fósforo, ferro, sódio, selênio, iodo, zinco, flúor, manganês e outros elementos.

O coco é um fruto seco do qual se consome a semente, como já mencionamos. Geralmente é recomendado em dietas anti estresse, ou para ganhar peso, também como auxiliar no combate à osteoporose, para a saúde cardiovascular e para evitar a retenção de líquidos.

Coco para atletas

Atletas e pessoas que praticam esportes regular e diariamente deveriam consumir água de coco. Veja o porquê:

Hidrata: o fruto possui alta porcentagem de água e minerais que evitam a desidratação. É um bom aliado nos treinamentos diários e também em dias de competição, onde o gosto energético é grande. Por conter baixo teor de gorduras e de açúcares, não oferece calorias. Além disso, em dias muito quentes, o coco é capaz de saciar a sede rapidamente.
Remineraliza: também ajuda a regular a tonicidade dos músculos e melhorar as funções cardíacas.
É antioxidante: alguns dos minerais que o compõem (selênio e zinco principalmente) o tornam um poderoso antioxidante. É por isso, também, que é muito utilizado em tratamentos de beleza, para preparar cremes e protetores solares.
É energético: é ideal para consumir depois de um dia cansativo, de muita atividade física ou em lugares muito quentes. Também pode ser adicionado a vitaminas ou sucos de frutas (laranja, toranja, banana, etc).
Regula a pressão sanguínea: isso ocorre porque suas gorduras saturas oferecem uma reserva de energia de extrema qualidade para o corpo. Esse tipo de gordura é encontrado na polpa (parte branca interna do fruto) e na água.

A água de coco faz bem ao coração

Foi demonstrado que a água de coco, líquido que só existe no fruto quando ainda não está maduro, tem um baixo teor de açúcares e gorduras, é rico em minerais e oligoelementos.

Em países tropicais, onde o coqueiro é abundante, consumimos a água fresca do fruto recém-extraído do pé. Nas praias é comum encontrar vendedores ambulantes oferecendo a água em diversos tamanhos de garrafas.

Tomar água de coco ajuda a reduzir a pressão arterial e diminuir os triglicerídeos em pessoas que sofrem de colesterol alto. Ainda, possui propriedades antidiabéticas e hipoglicemiantes.

Óleo de coco

Outra maneira de consumir o coco é como óleo essencial. Nessa versão, ele se converte na maior fonte de ácidos graxos que temos disponível, depois do leite materno. Serve para aumentar o sistema imunológico e ajudar o organismo a lutar contra doenças, bactérias, infecções e vírus.

Ainda não existe muita informação a respeito do óleo de coco, por isso é pouco utilizado. É indicado que seja o óleo natural e não o hidrogenado, dessa maneira, melhoraremos nossa saúde e reduziremos o colesterol.

Além disso, fará com que o metabolismo acelere, ajudando a perder peso, evitar problemas secundários e transtornos nas tireoides.

O óleo de coco também ajuda a proteger as células do coração e melhorar os sintomas da menopausa e da tpm.

Mais propriedades da água de coco

Além de ser muito boa para a saúde cardiovascular, a água de coco é quase igual ao leite materno, pois se comparada em termos de poder antioxidante, o que contribui para limpar o rim de substâncias nocivas.

Também é boa para a higiene interna do corpo, é recomendável para crianças, pois contém vitamina C, açúcar natural e muitos minerais. Serve para aliviar episódios de vômito, gases e problemas urinários.

Ajuda a manter as funções renais, a digestão, as funções hepáticas; previne infecções, ajuda a controlar a diabete e promove a regularidade intestinal. Alivia a tensão no pâncreas e os sistemas de enzimas, serve para tratar doenças vesiculares e manter a pele hidratada, lisa e suave.

Benefícios do coco para mulheres grávidas

Para mulheres em período de gestação, é aconselhado tomar muita água de coco, e consumir a polpa também. É muito bom para a futura mãe e para o bebê. Isso porque contém nutrientes e propriedades que fazem com que a gravidez se desenvolva melhor, proporcionando energias e vitaminas.

Por ser uma bebida isotônica natural, serve para repor líquidos e ao mesmo tempo evitar inchaços nos tornozelos, algo tão frequente em gestantes. É uma excelente opção para manter o organismo hidratado nesse período.

A bebida não contém colesterol e nem gorduras. Fortalece o sistema imunológico, evita uma série de doenças (o que é bom, porque a maioria dos medicamentos é contraindicada para mulheres grávidas) e reforça as defesas do feto.

Previne e trata a acidez estomacal e os vômitos, tão comuns nos primeiros meses de gestação. Ajuda em casos de prisão de ventre (outro problema habitual).

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X