Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

A acne na fase adulta incomoda muita gente!

Tipo:

1-1-4

Este é um problema que incomoda muita gente na fase adulta e pode ser uma espécie de novidade, já que mesmo quem teve uma adolescência com pele lisinha pode a partir dos 25 anos desenvolver o problema. Por isto é comum encontramos homens e, principalmente, mulheres com 25, 30 e até 40 anos com acne.
Vamos entender um pouco mais a acne na fase adulta.

As mulheres são as maiores vítimas

Embora homens e mulheres possam apresentar acne na vida adulta, é entre a parcela feminina que se encontra o maior número de casos nesta fase.
As causas são muito variadas e podem ser inclusive o resultado de uma combinação de fatores que vão desde alterações hormonais, alimentação inadequada, estresse, certos tipos de medicamento, tabagismo, reação ao uso de cosméticos (incluindo os aplicados no cabelo que “escorrem” para o rosto, costas e colo), produtos de maquiagem, exposição ao sol e até herança genética.

Hormônios e acne

A acne em mulheres adultas está, em uma grande parte dos casos, ligada a alterações hormonais, com uma produção incrementada de hormônios masculinos que em determinadas situações não aparece refletida nos exames laboratoriais. Pode ser também um sintoma da síndrome dos ovários policísticos.
Por isto, na hora de pesquisar e tratar a acne, a ida ao dermatologista deve ser combinada à visita ao ginecologista e até ao endocrinologista, conforme o caso.

O que fazer para combater a acne na fase adulta

  • A regra do “não cutuque” espinhas e cravos vale ouro em todas as fases da vida. O ideal é procurar identificar a causa ou causas da acne e seguir o tratamento prescrito pelo médico, o que inclui fórmulas e cremes de uso tópico que podem ser aplicados sobre as espinhas e os cravinhos ao invés de apertá-los.
  • É importante combinar uma série de ações e cuidados que possam ajudar a resolver o problema. Ao ir ao dermatologista, por exemplo, não se esqueça de listar os cosméticos usados no seu dia a dia, incluindo o seu kit capilar, isto porque talvez seja preciso fazer certos ajustes e trocar alguns itens.
  • Como o estresse piora o problema, pratique atividades físicas que ajudarão a aliviar a ansiedade e o nervosismo e, assim, diminuir a produção do cortisol que é um agravador da acne na fase adulta também.
  • Evite a exposição ao sol e o uso de produtos comedogênicos que obstruem os poros, bem como de óleo mineral na pele e nos cabelos, incluindo os reparadores de silicone que muita gente insiste em aplicar nas pontinhas dos fios.
  • Mantenha uma alimentação equilibrada, beba muita água e evite alimentos gordurosos e com alto teor glicêmico, modere o consumo de leite e derivados e na hora de consumir carboidratos, prefira sempre os integrais, fuja das farinhas brancas, arroz branco, batata inglesa, etc.
  • Inclua no seu cardápio diário probióticos, ômega-3 e antioxidantes! Eles darão uma mãozinha para controlar a acne. Alimentos ricos em vitaminas A, C, B3, zinco e licopeno podem ser excelentes aliados. Nas feiras, supermercados e lojinhas de produtos naturais você poderá encontrar chá verde, linhaça, peixes, frutas oleaginosas, tomate, frutas cor de laranja, lêvedo de cerveja, etc.



O renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem INCRIVEL sobre emagrecimento, se tiver alguns minutos assista... Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5

Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário