Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

10 benefícios do espinafre que você desconhece

Tipo:

Espinaca-500×334

O espinafre é um dos vegetais verdes mais populares e consumidos em todo o mundo, pois é uma incrível fonte de nutrientes essenciais.


Trata-se de um recurso natural de vitaminas, minerais, fibras e proteínas  que, ao ser ingerido, pode melhorar a saúde e prevenir centenas de doenças que afetam diversas partes do organismo.

Já na antiguidade, suas grandes e verdes folhas eram utilizadas para a preparação de sopas e guisados ou cozinhadas  ao vapor.

Contudo, com o passar do tempo, descobriu-se que o espinafre apresenta muitas propriedades, especialmente, quando é consumido em seu estado natural ou misturado com outros ingredientes de propriedades parecidas.

São muitas as razões pelas quais todos deveríamos incluir este vegetal em nosso  plano de alimentação. E, para que não existam mais dúvidas, vamos revelar 10 incríveis benefícios que se podem obter com seu consumo. Saiba quais são!

Tem uma ação anticancerígena

Graças à sua alta concentração de vitamina A e C, bem como de fibra, ácido fólico e 13 fitonutrientes diferentes, o espinafre tem uma ação benéfica na luta contra as células cancerosas.

Seus flavonoides, importantes antioxidantes, são capazes de desacelerar a divisão celular no câncer de estômago e de pele.

E, além disso, os fitonutrientes e a ação da fibra podem contribuir para reduzir o risco de alguns cânceres, como:

De mama.
Do colo do útero.
De próstata.
De cólon.
Ver também: 8 bebidas anticancerígenas

Bom para o sistema cardiovascular

São vários os benefícios cardiovasculares do espinafre. Por um lado, graças ao ácido fólico, tem a capacidade de reduzir a homocisteína, um aminoácido que se encontra no sangue.

Os níveis elevados dessa substância estão relacionados com o aumento do risco cardiovascular, incluindo infartos e acidentes cerebrovasculares.

Por outro lado, também contém colina e inositol, compostos que ajudam a evitar a rigidez arterial e a má circulação.

E, como se fosse pouco, ajuda a equilibrar os níveis de potássio e de sódio para melhorar a pressão arterial e evitar a inflamação do coração.

Melhora a saúde óssea

Uma xícara de espinafre fresco fornece até 200% do valor diário recomendado de vitamina K, nutriente essencial para uma adequada absorção de cálcio e para o controle dos osteoclastos (células que destroem os ossos).

Além disso,  fornece minerais essenciais, tais como o magnésio, o zinco, o cobre e o fósforo que contribuem para a formação de ossos fortes.

Previne a diabetes

A ingestão regular de espinafre ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue  e,  a longo prazo, previne a diabetes.

Para quem já foi diagnosticado com esta doença, também é apropriado, pois o seu elevado teor de magnésio ajuda a evitar complicações.

Combate a anemia

O espinafre contém uma concentração significativa de ferro, mineral que ajuda a regenerar os glóbulos vermelhos do sangue, responsáveis por transportar o oxigênio a todas as células do corpo.

Graças a essa propriedade, seu consumo frequente atua como um bom tratamento para prevenir e combater a anemia.

É bom para a visão

Seu importante teor de luteína converte o espinafre em um alimento adequado para melhorar a saúde ocular e do sistema nervoso.

Esses carotenoides ajudam a combater as cataratas e outros tipos de degenerações maculares que aparecem com a idade.

Ajuda a perder peso

Para perder peso se deve adotar um estilo de vida 100% saudável, mas também se deve procurar manter o metabolismo ativo.

A incorporação de espinafres na dieta ajuda a melhorar a capacidade do corpo para queimar gorduras e contribui para a diminuição da frequente sensação de apetite que faz ingerir mais calorias do que as necessárias.

Recomendamos que leia: Os 7 alimentos melhores alimentos para a perda de peso natural

Boa saúde gastrointestinal

Os betacarotenos e a elevada concentração de vitamina C atuam como protetores do cólon ao desacelerar a ação dos radicais livres.

Por outro lado, ajuda a manter o equilíbrio da flora bacteriana para impedir o desenvolvimento de problemas digestivos e do sistema imunitário.

Previne o envelhecimento precoce

Seu alto teor de antioxidantes promove a eliminação de substâncias tóxicas do corpo, associadas à degeneração da idade e do envelhecimento precoce.

Uma boa dose de espinafres por semana melhora a qualidade de vida e promove a beleza da pele, apesar da idade.

Protege a pele contra os raios UV

Os raios UV do sol são a principal causa dos danos celulares da pele e do desenvolvimento de melanoma. Os elevados níveis de vitamina B, presentes no espinafre proporcionam uma ação protetora que complementa a dos produtos de cuidados contra o sol.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 3 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

1377236_677532915590155_1472971624_n
Bolinhos de babata frita

É mais uma sugestão deliciosa de petisco. Aprenda a fazer!

BOLO FORMIGUEIRO DE LIQUIDIFICADOR
BOLO FORMIGUEIRO DE LIQUIDIFICADOR

Modo de Preparo  1. Coloque no liquidificador os ingredientes líquidos e bata para...

amaciante
TRUQUE DO AMACIANTE NO BANHEIRO VAI DEIXAR SEU BANHEIRO TODOS OS DIAS EXTREMAMENTE CHEIROSO DE DAR INVEJA

Modo de Preparo: Primeiro, despeje água em uma pequena garrafa de plástico,...

Batata Frita Sequinha
Batata Frita Sequinha

Quem resiste a essa tentação de batata frita para acompanhar qualquer tipo...

Deixe seu comentário

X