Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Você sabia que os refrigerantes light aumentam nossa gordura abdominal?

Tipo:

Bebidas-500×332-500×332

Refrigerante normal ou “light”? Somos muitas as pessoas que preferimos essa última opção pela questão de “não subir de peso” e de escolher a opção mais adequada e com menos açúcar. Apesar de saber que os refrigerantes não são saudáveis, eles são consumidos com frequência porque nós adoramos o seu sabor e porque, além disso, pensamos que, de vez em quando, também não devem nos fazer um dano excessivo.


Mas veja, é importante que tenhamos em conta uma série de aspectos. Se você realmente não deseja aumentar o seu peso, o mais recomendável é não consumir nenhum tipo de refrigerante, e menos ainda os refrigerantes light, já que, longe de evitar que o nosso corpo armazene gorduras, o que eles conseguem é justamente o contrário: aumentar o perímetro da cintura. Mostramos para vocês todos os dados a seguir.

Refrigerantes light que, na realidade, não são tanto

Um estudo realizado este mesmo mês na Universidade do Texas nos revela uma informação que, em certo modo, muitos intuíamos já: os refrigerantes light não se diferenciam muito dos considerados normais e, além disso, supõem um risco ainda maior, já que foi descoberto que eles provocam um aumento do perímetro da cintura e da gordura abdominal.

O estudo durou nove anos e se analisaram os hábitos de consumo de aproximadamente 900 pessoas para a pesquisa. Pessoas dos Estados Unidos, México e Europa. Para levá-lo a cabo, dividiu-se aos sujeitos experimentais em três grupos:

Bebedores ocasionais de refrigerantes light (entre 1 e 3 copos por semana).
Bebedores habituais de refrigerantes light (5 ou mais copos por semana).
Pessoas que nunca consumiram nenhum tipo de refrigerante.
E quais foram os resultados? Os dados são surpreendentes. As pessoas que consomem, por exemplo, entre dois ou três copos de refrigerantes light por semana apresentaram um aumento de entre 2,54 e 5 centímetros no perímetro da sua cintura. Aqueles que consumiam essas bebidas de forma habitual, tinham como média 7,62 centímetros a mais. Os que nunca consumiam refrigerantes não chegaram aos 2 centímetros a mais já que, em geral, se esforçavam em levar uma vida saudável onde não havia lugar para o açúcar nem para as bebidas consideradas light.

A que conclusão esses dados nos fazem chegar?

Os refrigerantes light seguem sendo muito calóricos.
Sharon Fowler, diretora deste estudo, revelou que as bebidas refrigerantes light estão diretamente relacionadas com enfermidades tão sérias como a diabetes, o enfarte de miocárdio e, obviamente, a obesidade.
Obviamente, o estilo de vida de uma pessoa fará que estes dados sejam mais ou menos relevantes. Se a gente consumir refrescos light de modo muito ocasional (2 latas ao mês), não ocorrerá nada, e menos se levar uma vida ativa onde não se consumam gorduras ou açúcares. Não obstante, o risco está em quem bebe como mínimo 4 latas por semana (ou mais), mantém uma vida sedentária e não leva uma dieta equilibrada. Com os anos, sofrerá um aumento da gordura abdominal, arriscando a saúde.
Outros riscos dos refrigerantes “light”

Os adoçantes

As bebidas light dispõem de uma dose muito elevada de adoçantes. Se as consumirmos de modo habitual, nossos sentidos do gosto deixarão de perceber, por exemplo, o sabor doce natural de muitas frutas.

Aumentam o risco de apresentar diabete tipo 2

Se estiver acostumado a consumir uma lata de refresco light ao dia, deve saber que terá 36% de probabilidades de sofrer diabetes tipo 2. Segundo um estudo feito pela Universidade da Minessota (Estados Unidos), este tipo de bebidas também aumenta nossa tensão, nosso colesterol ruim e, como já sabe, a gordura, que tende a se acumular em nossa cintura.

Sem valor nutricional

Os refrigerantes dispõem de um sabor muito agradável, sabemos disso. São estupendas para o verão e para esses almoços em família ou com os amigos os fins de semana. Entretanto, não contribuem com nosso organismo, pois não contêm nem vitaminas nem minerais. São estimulantes que alteram muitas de nossas funções básicas e que acabam não tirando a nossa sede.

E lembre-se que substituir os refrigerantes normais por “refrigerantes light”, também não melhora em nada.

Causam dor de cabeça

Se você padecer de enxaquecas ou de cefaleias com frequência, é melhor que tente evitar os refrescos com gás, sejam normais ou light.

Danificam nossos dentes

Este dado é muito importante. Segundo um estudo publicado na revista “General Dentistry”, os refrescos aceleram a erosão dental e debilitam nosso esmalte. Tudo isso devido ao ácido cítrico em sua composição. E se começarmos a evitar este tipo de bebidas desde hoje mesmo? Seu sorriso o agradecerá.

Danificam nossos ossos

Se você for mulher e começou a ter problemas com seus ossos, algo que deveria fazer desde hoje mesmo é deixar de consumir refrescos com gás. As bebidas light se associam também a este desgaste na massa óssea e à perda de densidade, sobretudo, na zona do quadril.

Podem danificar o seu coração

De que maneira podem os refrescos light danificar meu coração? O risco de problemas cardiovasculares é evidente do momento em que este tipo de bebidas aumenta nosso colesterol mau ou nos produz hipertensão.

Lembre-se que os refrescos não são bons para sua saúde, e tampouco se deixe enganar pelos supostos benefícios das bebidas light, pois longe de ajudar, seguem sendo um perigo.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

18076793_265814463881910_4226060165679243338_o
SOPA EMAGRECEDORA

Ingredientes: Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

hidrata_o_caseira_toalha
Hidrataçao Caseira nos Cabelos com Toalha Quente

É muito simples de fazer hidratação para cabelos, com a toalha quente,...

a274d25e5e967a7686bfffaeb1420c0e.jpg
5 ideias que irão te fazer querer ter a sua própria hortinha dentro de casa!

Já pensou em ter uma mini-horta dentro da sua própria cozinha? É...

3uc0uNpL_0M-HD
A receita e os segredos do pudim de padaria que os padeiros não querem que você saiba

Ingredientes da receita de pudim de padaria Para a calda 5 colheres(sopa)...

Deixe seu comentário

X