Você está obeso, acima do peso ou inchado? Aprenda como diferenciar
Tipo:
Siga-nos e compartilhe
Tipo:
Naqueles dias em que a calça jeans se recusa a fechar e nenhuma roupa parece ficar boa, normalmente surge a pergunta: será que engordei ou estou apenas inchada? Tanto a gordura quanto a retenção de líquidos podem fazer diferença na balança, mas com algumas medidas simples é possível identificar se você sofre de excesso de peso ou não.
Criado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o IMC (Índice de Massa Corpórea) é a forma mais técnica de descobrir se uma pessoa está no seu peso ideal. Contudo, como pessoas com o mesmo IMC podem ter corpos (e saúde!) muito diferentes, a nutricionista Nathália Fonseca, afirma que os sintomas da obesidade merecem mais atenção do que o resultado mostrado pela tabela. “Pressão alta, alteração na glicose do sangue, falta de fôlego para caminhar, dor nas articulações e ronco excessivo são os principais sinais de que uma pessoa está obesa”, diz.
Esses problemas aparecem porque a gordura deixa de ser localizada e passa a ser generalizada, ou seja, se concentra nos órgãos e entre eles, comprometendo as funções do organismo. “A obesidade gera um desequilíbrio metabólico e precisa ser tratada adequadamente”, afirma a profissional.
Pessoas com corpos diferentes podem ter o mesmo IMC, por isso, os sintomas da obesidade são mais importantes
IMC = peso (kg) / altura X altura
Abaixo de 18,5: baixo peso.
De 18,5 a 24 = peso normal.
De 25 a 29 = sobrepeso.
De 30 a 35 = obesidade grau I.
De 35 a 40= obesidade grau II.
Acima de 40= obesidade grau III (mórbida).
Já uma pessoa acima do peso é aquela que, no geral, apresenta boa saúde, mas que tem pontos de gordura específicos no corpo, principalmente no abdômen, braços, pernas e quadris. “Isso é muito relativo e muda de acordo com a idade, altura e constituição física da pessoa. Não podemos dizer que de ‘x a y’ é a faixa de peso ideal”, explica a nutricionista.
Ao longo do dia, o organismo pode reter líquidos que vão fazer a diferença nos ponteiros da balança (e na calça jeans). O inchaço acontece por fatores hormonais (principalmente durante o período menstrual) e também está ligado ao tipo de alimentos que consumimos. “Além dos alimentos ricos em sódio, aqueles com grandes doses de açúcar, farinha branca e gordura hidrogenada favorecem o acúmulo de líquido dos tecidos”, esclarece Nathália.
Para reduzir o inchaço, aposte nas frutas cítricas e cheias de água, como laranja e melancia
MEDIDAS IMPORTANTES:1 votos, média: 5 de 5
Confira já os ingredientes, e prepare!!!
É a dica para o almoço de hoje!
Como resistir a esses churros deliciosos? Hummmm... Escolhe um recheio beeeem gostoso...
GENTEEE, olha que simples os ingredientes desse biscoito de cebola! Veja como...
Tem como fazer pudim na panela de pressão? Tem sim! Vem ver...
Está sobrando frutas na geladeira? Aproveite tudo em sucos. Prepare parte da...
Uma senhorinha de 96 anos de Toronto, Canadá, tinha tudo para passar...
Misturar o líquido em um recepiente e o pó em outro Quando...