Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Saiba como fazer um chá emagrecedor com cavalinha

Tipo:

109887611.jpg

De nome científico equisetum, a cavalinha é uma planta perene muito usada em medicina caseira e com finalidades terapêuticas, principalmente na forma de chá. De fácil cultivo, a erva também conhecida como cavalinha-dos-campos, cauda-de-cavalo ou cola-de-cavalo, tem como preferência terrenos arenosos ou argilosos. Deve-se, no entanto, ter cuidado com o terreno escolhido para o plantio, pois a planta se espalha muito facilmente.


Benefícios da cavalinha

A cavalinha é uma poderosa planta por promover a aceleração do metabolismo, o que aumenta a queima de calorias e, consequentemente, promove a perda de peso. Além disso, ela pode ser utilizada como um diurético natural, pois contém propriedades que estimulam os rins a trabalhar mais, o que faz com que o corpo elimine as toxinas e não retenha líquidos.

Outro beneficio trazido pelo chá é a melhora na circulação sanguínea que, junto com os agentes antioxidantes presentes na erva, produz melhoras significativas no aspecto da pele, como as marcas de gordura localizada e celulite. Além disso, ela possui ação anti-inflamatória, ajuda a combater a acne, melhora o aspecto das unhas, aumenta a elasticidade da pele e fortalece os cabelos, evitando a sua queda.

Receita do chá de cavalinha

Ingredientes:

– 1 litro de água
– 100 gramas de cavalinha seca

Modo de preparo:

Ferva a água e acrescente as folhas na água logo em seguida, e tampe a panela para completar a infusão. Deixe por aproximadamente 10 minutos para que a água quente possa retirar todas as propriedades medicinais da planta.

O chá também pode ser feito com a folha da cavalinha fresca, a mesma possui um sabor mais suave, porém, uma baba como a do quiabo pode acontecer durante a infusão. É recomendado consumir de duas a três xícaras por dia.

Outra maneira de consumir o chá é passando o mesmo no liquidificador junto com uma rodela de abacaxi e algumas folhas de limão. O ideal é que seja consumido gelado.

Atenção: É importante não ultrapassar a dose máxima indicada. O excesso de diuréticos pode causar vários problemas de saúde. É importante que haja um aumento da ingestão diária de água, pois as propriedades diuréticas da erva podem causar desidratação. O mesmo não deve ser consumido por gestantes sem antes consultar um médico.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

23098644_346751502395486_6059267843185180672_n
Pão de Mel na Assadeira

INGREDIENTES PARA A MASSA Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho...

807959000.jpg
7 razões para começar a consumir cenoura

A cenoura é um dos vegetais mais utilizados em todas as cozinhas. É nativa da Ásia...

ácido-úrico-500×334
Remédios naturais para o ácido úrico ou gota

Entre os sintomas mais frequentes deste problema, podemos destacar a rigidez, a...

458995000.jpg
Relembre os casos de traição mais escandalosos entre as celebridades

Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil do...

Deixe seu comentário

X