Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Relação entre as doenças de garganta e o intestino

Tipo:

Enfermedades-de-garganta-e-intestino-500×323

O título deste artigo pode surpreender, mas não é a primeira vez que encontramos relações surpreendentes entre diferentes partes de nosso corpo, como nos ensina a Medicina Tradicional da China, a reflexologia podal, a iridologia, entre outros. Neste artigo explicaremos como e porque cuidar do intestino caso estejamos padecendo problemas de garganta como amidalite, faringite, rouquidão, etc.
Os remédios dos antepassados
Nossos antepassados tinham muitos conhecimentos de medicina e sempre encontravam remédios simples ao seu alcance para solucionar os problemas do dia a dia. No caso das doenças de garganta, especialmente aquelas que se repetiam nas crianças, optavam pelos enemas.


Antigamente, os enemas eram utilizados com muita frequência, já que assim como sabiam que o mau funcionamento do intestino devia-se a várias doenças, também sabiam que um enema proporcionaria o alívio quase imediato à pessoa.

Geralmente os enemas eram fabricados com peras de sucção, que hoje em dia são vendidas nas farmácias.

Basta introduzir a pera na água morna, preferentemente água mineral e não da torneira, untá-la com um lubrificante ou óleo e introduzi-la no ânus enquanto o paciente estiver deitado sobre seu lado esquerdo. A pessoa deverá aguentar o máximo que puder e evacuar. O tratamento pode ser realizado um par de vezes por dia até a afecção de garganta passar.

Fazer um check-up do intestino

Caso você padeça continuamente de problemas de garganta, sem motivo aparente, e cujos tratamentos médicos são muito custosos, ponha atenção no seu intestino:

Síndrome do cólon irritável: transtorno crônico que provoca dor e estados de diarreia e/ou prisão de ventre alternados. Pode estar relacionado com questões nervosas e emocionais.
Prisão de ventre: é um dos grandes problemas de nossos dias, devido principalmente a uma má alimentação, com muito açúcar e excessivo sedentarismo.
Parasitas intestinais: os parasitas são bem frequentes e, no entanto muito desconhecidos. O mais conhecido é a candidíase, mas existem muitos outros tipos e apresentam sintomas bem diferentes, o que pode confundir o paciente na hora de saber o que tem. Podem provocar cansaço, nervosismo, transtorno de apetite, problemas de digestão, coceira no nariz ou no ânus, etc.
Divertículos: a diverticulose consiste na formação de uma espécie de engrossamento da parede do intestino grosso.

A flora intestinal

Se queremos cuidar de nossa garganta, devemos regular nosso intestino e tratar a doença que estamos cursando. Uma regra fundamental será o cuidado da flora intestinal, a qual é muito afetada pelas doenças intestinais, pela má alimentação e pelo consumo de medicamentos.

Cuidaremos dela de duas maneiras:

Consumindo alimentos que contribuem com seu bom funcionamento, principalmente os alimentos fermentados como o chucrute, iogurte ou kefir, mas deverão ser feitos em casa para evitar o conteúdo de produtos artificiais e assimilarmos os nutrientes que precisamos.
Tomando um suplemento específico para restabelecer a flora intestinal, especialmente se esteve tomando algum medicamento.

Intolerâncias alimentares

Existe um ponto fundamental a ser levado em consideração quando de modo muito repetido sofremos problemas intestinais e de garganta: pensar na possibilidade de ter intolerância a algum alimento, que esteja provocando um dano contínuo e progressivo.

Nas alergias percebemos rápido qual é o alérgeno porque a reação do corpo é instantânea, mas infelizmente não acontece o mesmo com as intolerâncias, que apresentam efeitos nocivos mais lentos e graduais, o que dificulta sua detecção.

Podemos ser intolerantes a quaisquer alimentos e existem muitos tipos de testes de laboratório que o analisam, mas os mais comuns e os que devemos ter mais presentes são a intolerância ao glúten e à lactose. Também podemos sofrer de intolerâncias a determinados frutos secos ou aditivos alimentares.

Banho quente dos pés para alívio imediato da inflamação da garganta

Mesmo que este remédio não cure a doença, oferecerá um alívio imediato da inflamação da garganta, pois ao se esquentarem bem os pés reduzirá rapidamente a temperatura da parte superior do corpo. Mergulhe os pés em água muito quente durante pelo menos 20 minutos. Reponha a água quente assim que for esfriando. Depois cubra bem os pés.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 1 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

11403081_1056746124335497_8966123652331160411_n
Fricassê de frango com creme de milho

Fricassê de frango com creme de milho vai deixar seu jantar com...

7e16915327f1e35bd9912e3dfa16ef52.jpg
Silvio Santos diz que não tem mais razões para viver e motivo é comovente. Veja o video!

Apresentador do SBT decidiu usar seu programa para fazer desabafo sobre velhice....

infeccao-urinaria
Como curar uma infecção urinária de modo natural

Conheça a seguir as causas deste problema e como curá-lo de modo...

doce-de-banana-light-f8-115521
Doce de Banana Light

Docinho vapt vupt para adoçar sua tarde: bananinhas com geleia! E o...

Deixe seu comentário

X