Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Propriedades da chia

Tipo:

723309704.jpg

A chia é tão “poderosa” que já conquistou muitos adeptos e vem fazendo sucesso no Brasil e em muitos outros países.


Embora também possa ser encontrada sob a forma de cápsulas feitas com o óleo da semente e também em farinha (feita da semente), para obter todos os seus nutrientes o ideal é consumir a semente, e os benefícios são muitos!

Mais saúde com a semente de chia

Apesar de ter ganhado evidência recentemente, baseada nos resultados de estudos feitos no início da década de noventa, a chia é um alimento milenar que tinha grande importância na vida de civilizações pré-colombianas.

Estes povos usavam-na para ter mais energia e estudos recentes da Universidade do Alabama comprovaram que a estratégia procede, já que o ômega 3 presente na chia ajuda a melhorar o condicionamento físico.

A chia é uma fonte riquíssima em ômega 3, que além de melhorar o desempenho físico ajuda a prevenir antioxidante e combate aos radicais livres responsáveis pelo envelhecimento celular precoce. Por essas características, é um alimento rejuvenescedor e também anticancerígeno.

Além disso, a chia é rica em potássio, cálcio, magnésio, ferro e vitaminas do complexo B. Por ser rica em cálcio e ferro, é uma excelente opção para a aquisição destes minerais aos que não podem adquiri-los de fontes animais por razões diversas.

Grande amiga da dieta

chia. HealthGauge

A semente de chia é uma rica fonte de proteínas e fibras, combinação que a torna uma excelente aliada de qualquer dieta de emagrecimento – além de já termos mencionado antes que ela aumenta a resistência física, melhorando o desempenho na prática de exercícios.

A chia é conhecida por formar uma espécie de gel quando entra em contato com água. Quando ingerida, esta propriedade retarda a digestão e aumenta consideravelmente a saciedade.

As fibras presentes nessa semente aumentam a sensibilidade à insulina, ajudando a combater e controlar a diabetes tipo 2. Elas também ajudam a queimar a gordura abdominal, melhorando não só a aparência de quem consome a semente, mas também a saúde, já que o excesso de gordura abdominal é um fator que torna o indivíduo mais propenso a problemas como infarto e derrame.

As fibras da chia também melhoram as funções gastrointestinais em geral, contribuindo inclusive para a digestão e para regular a atividade intestinal. Se o seu objetivo é aliar perda de peso e saúde, a chia é a aliada ideal!

Imagem oferecida por Glenn.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

2 votos, média: 4.5 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X