Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Por que algumas pessoas engordam mais do que outras comendo as mesmas coisas?

Tipo:

414281000.jpg

 


Quem vive de dieta e sofre para manter o peso certamente já invejou amigos e parentes que comem de tudo e nunca engordam. O fato é bastante comum e um estudo israelense começou uma investigação para entender por que algumas pessoas engordam mais do que outras comendo as mesmas coisas.

Quando comemos apresentamos um aumento no nível de açúcar no sangue e tanto a velocidade com que o açúcar atinge seu pico quanto a rapidez com que o corpo lida com o fato é relevante, pois picos constantes podem significar acúmulo de gordura, aumento no risco de diabetes tipo 2 e outras doenças.


THINKSTOCK

É por esse motivo que os alimentos normalmente são classificados pela sua capacidade de causar um pico de açúcar no sangue, sendo que os com alto valor glicêmico seriam ruins, e baixos seriam bons. No entanto, a pesquisa do Weizmann Institute of Science, de Israel, publicada no site da BBC, indica que as coisas não são tão simples.

Como foi feita a experiência

A médica Saleyha Ashan foi uma das “cobaias” do teste e teve seu histórico familiar analisado, além de receber um pequeno monitor de glicose implantado sob sua pele e cardápios especiais elaborados para ela durante seis dias, para avaliar testar a reação de seu corpo a algumas refeições, misturadas a alguns dos alimentos que ela costuma comer.


SHUTTERSTOCK

Para analisar como a mesma comida poderia apresentar diferentes resultados em outro organismo, Saleyha fez dupla com uma outra voluntária do mesmo sexo e da mesma idade. Ambas comeram as mesmas coisas, na mesma quantidade, e o resultado foi surpreendente.

Ao contrário do que a médica sempre imaginou, seus lanches saudáveis, como uvas e sushi, provocavam nela grandes picos de açúcar. A relação com sua parceira de experimento também foi bem diferente na ingestão de macarrão, iogurte e pão, por exemplo.

Por que os corpos variam tanto?

Além da bateria de exames, Ashan e sua companheira também fizeram análise de fezes para descobrir a composição dos micróbios de cada intestino. O teste é importante porque todos temos no intestino milhares de bactérias, vírus e fungos diferentes que ajudam na decomposição dos alimentos e produzem compostos que nossos corpos absorvem e que podem influenciar inúmeros aspectos de nossas vidas.


SHUTTERSTOCK

A comparação entre as diversidades de floras distintas ajuda a entender que os micróbios podem ser a chave para descobrir por que os picos de açúcar no sangue são tão individuais. O resultado é animador porque é possível obter controle e alterar a composição de micróbios no nosso intestino.

Apesar de concluir que os alimentos apresentam resultados diferentes em organismos distintos, os pesquisadores ressaltam a importância de um cardápio equilibrado e dietas nutricionalmente individualizadas para que a perda de peso ocorra de maneira saudável e sem prejuízos ao corpo.

Dicas de como manter a saúde e o corpo com uma alimentação inteligente:

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X