Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Podemos adquirir doença de Chagas comendo feijão? Agora você vai saber a verdade

Tipo:

feijão-doença-de-chagas-2-600×300

Finalmente, é verdade essa história de que o feijão pode transmitir o mal de Chagas? O engenheiro agrônomo e extensionista agropecuário da Emater de São Sebastião do Paraíso, João Bosco Minto garante que o feijão, da maneira como é consumido no Brasil, não pode ser agente transmissor de doenças. Boatos nas redes sociais têm trazido diversas notícias de que o feijão está contaminado e transmitindo doenças sérias, que até levou dez pessoas à morte. Outras notícias dizem que o feijão está transmitindo Doença de Chagas. A primeira notícia veiculada na internet há cerca de dez dias, em formato apenas de áudio, na voz de uma mulher, dava conta que a cunhada trabalha em um hospital chamado Santa Joana e que dez pessoas já haviam morrido por conta da contaminação, incluindo a chefe de um dos plantões da instituição. A mulher também dá dicas de como matar o suposto parasita.


A notícia foi desmentida, inclusive o hospital, que é uma maternidade em São Paulo, fez nota de esclarecimento, dizendo que nada havia acontecido na instituição. João Bosco esclarece que no caso do feijão, essas possibilidades não existem. O vídeo que disseminou o boato

“Isso porque o produto é consumido cozido em alta temperatura, normalmente sob pressão e por um tempo razoável. Dessa forma os parasitas que porventura se encontrem no produto serão eliminados pelo cozimento. Isso pode acontecer com açaí e cana-de-açúcar, que são moídos crus e, dessa forma, o parasita ali presente pode penetrar pela mucosa.”

No início da semana passada, uma internauta publicou um vídeo na internet, mostrando o que seriam larvas em grãos de feijão de uma marca conhecida, outra havia postado algo semelhante, dizendo que era de outra marca também bastante consumida.

As empresas, no entanto, desmentiram a história.

Uma das empresas conseguiu liminar na Justiça para retirar o vídeo do ar.

Os boatos sobre contaminação de alimentos não são novos.

Em 2009 já havia algo relacionando larvas no feijão e doenças sérias.

Há alertas, por exemplo, dizendo que um lote, também de feijão cru, estaria contaminado pelo protozoário que causa a doença de Chagas e que um jeito de eliminá-lo é colocando o produto de molho no vinagre, ou mesmo deixando de comê-lo.

O fato é que, a nosso ver, realmente não existe risco de contrair doenças comendo feijão cozido porque, como disse o agrônomo, as altas temperaturas do cozimento destroem essa possibilidade.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

1 votos, média: 3 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

1236547_670418199634960_89684559_n
Docinhos de aniversário

Que tal aprender a fazer esses docinhos lindos e deixar as festas...

95495551_3013329245381695_2057435844708401152_n
TORTA FRIA DE PÃO DE FORMA COM FRANGO

Ingredientes 1 pão de forma sem casca e cortado horizontalmente 500 g...

Leite Condensado Cremoso de Chocolate
Leite Condensado Cremoso de Chocolate

MODO DE PREPARO: Coloque no liquidificador o leite condensado e chocolate em...

7920000.jpg
Se Você É Das Poucas Pessoas Que Tem Estas Linhas No Pulso Você É Especial!

. Veja também: Torta Cremosa Romeu e Julieta Franguinho Crocante Mais Fácil...

Deixe seu comentário

X