Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Os 10 alimentos mais rejuvenescedores que existem

Tipo:

166925258.jpg

A exposição à poluição ambiental e aos raios UV do sol são as principais causas para o aparecimento precoce de rugas, mas elas também são resultado de um processo interno de oxidação que se realiza naturalmente no nosso corpo e que pode ser agravado por uma dieta inadequada.


A boa notícia é que a ação dos radicais livres que levam ao envelhecimento também pode ser desacelerada pela ingestão de alimentos saudáveis e pela prática regular de exercícios físicos.

A seguir, mostraremos os dez alimentos que você pode incorporar na dieta para rejuvenescer a pele e o corpo em geral, prevenindo problemas típicos do avanço da idade: rugas, desidratação, osteoporose, doenças cardiovasculares, pressão alta e doenças degenerativas.

1. Abacate

Abacate

O consumo de um abacate por dia pode proteger o organismo internamente, ajudando no processo de regeneração da pele. Além disso, é ideal para mulheres que querem evitar os sintomas da tensão pré-menstrual: seios doloridos, cólicas, cansaço, mudanças do humor e da pressão sanguínea, dores de cabeça, entre outros.

Esta fruta de polpa verde é uma das maiores fontes naturais de ácidos graxos essenciais, assim como de vitamina A, B e E, além de compostos antioxidantes. Suas propriedades evitam danos oxidativos e trabalham para a restauração celular, sem causar efeitos adversos. O abacate faz bem para o coração e para o cérebro, fortalecendo o sistema nervoso e prevenindo doenças degenerativas. Inclua-o sempre na sua dieta!

2. Cenoura

A cenoura é uma das maiores fontes de vitamina A ou betacaroteno, cuja ação antioxidante repara os danos causados pelos radicais livres na pele, além de proteger os olhos.

Acredita-se que seu consumo regular ajuda a reduzir as manchas causadas pelo sol e outras alterações que afetam o tônus natural da pele.

A cenoura também fortalece o sistema imunológico, protegendo o corpo contra doenças degenerativas. Comer até duas cenouras por dia também pode baixar o colesterol em 10%, protegendo o coração, veias e artérias do corpo.

3. Uva

UvaAs uvas são versáteis e podem ser incorporadas facilmente em uma variedade de receitas, tanto doces quanto salgadas. Seu elevado teor de resveratrol as torna grandes aliadas para prevenir o envelhecimento e doenças crônicas.

Vale destacar que é melhor consumir as uvas com sementes, pois é nelas que se concentram muitos de seus nutrientes. As uvas também são purificadoras, estimulando o fígado e os intestinos a eliminar toxinas. Além disso, têm um sabor delicioso.

4. Tomate

Suco-de-tomate

Nos últimos anos, muitas mulheres tomaram a decisão de tomar mais suco natural de tomate, por ter sido comprovado seu alto teor de antioxidantes, que contribui para a saúde geral do corpo e faz bem à beleza.

O licopeno, um antioxidante que dá ao tomate sua cor característica, é também capaz de deter a oxidação celular. Tomates são ricos nas vitaminas A, C e E, assim como em ferro e ácido fólico. Combatem a anemia e proporcionam mais oxigênio e energia ao corpo.

5. Peixes gordurosos

Os peixes gordurosos são ótimas fontes de ácidos graxos tipo ômega 3, que têm vários efeitos benéficos sobre o organismo. Entre esses, estão o apoio à regeneração celular e combate a inflamações.

Uma dieta rica em ômega 3 pode regular o colesterol, prevenindo problemas cardiovasculares e outras enfermidades crônicas. Além disso, a ingestão adequada de gorduras saudáveis previne o dano oxidativo, melhorando a saúde da pele.

6. Frutas cítricas

Frutas-citricas

As frutas cítricas são deliciosas e desempenham um papel importante na saúde geral do corpo. Elas são fonte essencial de vitamina C e de flavonoides, que participam da regeneração da pele para diminuir os sinais da idade.

7. Banana

As bananas são uma fonte importante de minerais, como o potássio e o magnésio, necessários para o ótimo funcionamento do organismo, nos níveis físico e mental.

Em relação à sua capacidade de rejuvenescer, ela se deve ao seu teor de vitaminas A, B e E, que, por serem antioxidantes, diminuem a quantidade de células mortas no corpo e impulsionam a restauração celular.

8. Manga

A manga é deliciosa e pode ser usada crua, em saladas ou doces. Quanto aos seus benefícios para a saúde, destacamos seu alto teor de compostos antioxidantes e de vitamina A, que melhoram a elasticidade da pele para prevenir rugas precoces e outros sinais causados pela poluição ou sol.

9. Chocolate amargo


Chocolate_amargo

O chocolate amargo com pelo menos 60% de cacau tem uma quantidade importante de antioxidantes, que melhoram a saúde tanto interna quanto externamente.

Seu consumo moderado é uma excelente maneira de prevenir o envelhecimento, a fadiga e outros transtornos que influenciam a pele de forma direta.

10. Azeite de oliva

Um superalimento que também tem um delicioso sabor é o azeite de oliva extra-virgem prensado a frio. Este ingrediente da dieta mediterrânea é uma as melhores fontes de ácido alfalinolênico, presente nos ácidos graxos ômega 3, que mantém a umidade da pele para conservá-la firme e tonificada.

Não se pode negar que a alimentação influi de forma direta na nossa beleza e saúde. Por isso, a partir de agora, será uma boa decisão adotar estes alimentos que recomendamos.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X