Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

O que é o fígado gorduroso? Como tratá-lo?

Tipo:

figado-gorduroso-500×360

Neste artigo, falaremos sobre os dois tipos diferentes desta condição que podem ocorrer, além de identificar as possíveis causas, os principais sintomas e falar sobre algumas opções de tratamento. Vale a pena saber mais e estar preparado caso isso ocorra com você ou alguém que você conhece no futuro.


O fígado gorduroso

Existem dois tipos principais da doença:

Fígado gorduroso alcoólico, obviamente causado pela ingestão de álcool em excesso.
Fígado gorduroso não alcoólico, que pode surgir devido a algumas causas principais.
Embora esteja claro que o primeiro tipo seja provocado pelo consumo exagerado de álcool, os fatores que causam a segunda modalidade da doença não são totalmente esclarecidos. O que se sabe é que existem alguns fatores que aumentam o risco de desenvolver a doença:

Ingestão de alguns medicamentos
Hepatite viral
Doenças autoimunes
Diabetes tipo 2
Obesidade
Colesterol elevado
Má nutrição
Perda de peso drástica e rápida demais
Embora seja muito mais raro, também podem ocorrer casos de fígado gorduroso durante a gravidez.

Quais são os principais sintomas?

Inicialmente, o fígado gorduroso não costuma apresentar sintomas fáceis de detectar. Por esse motivo, muitas pessoas têm a doença e não se dão conta disso. Com o passar do tempo, os sintomas costumam se tornar mais claros e podem incluir:

Sensação de fadiga e cansaço constante

Dor na parte superior do abdômen
Perda de peso
Perda de apetite
Fraqueza constante
Náusea

Confusão e dificuldade de concentração

Nos casos de fígado gorduroso alcoólico, os sintomas costumam ficar mais intensos após um dia de ingestão pesada de álcool.

Tratamento para o fígado gorduroso

Não existe um único tratamento padrão para esta condição, e sim uma mudança de hábitos que reduza os fatores de risco e faça o fígado voltar ao normal. Por exemplo, se o paciente for obeso, o médico irá sugerir uma rotina de exercícios regulares e uma alimentação saudável voltados para a perda de peso. No caso do fígado gorduroso alcoólico, a solução é parar de beber para tratar os sintomas e a condição.

Existem alguns conselhos que podem ajudar a prevenir e tratar a condição de forma natural:

Reduzir a ingestão de farinhas refinadas, açúcares, gorduras e álcool
Manter uma dieta balanceada priorizando o consumo de frutas e verduras
Fazer atividade física com regularidade
Reduzir a ingestão de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos que costumamos tomar no dia a dia
Se você estiver acima do peso, tente reduzi-lo com calma, sem tomar ações drásticas
Remédios naturais para o fígado gorduroso

Gengibre

É rico em antioxidantes e ajuda a reduzir o colesterol, sendo uma boa opção para tratar o fígado gorduroso. Você pode utilizá-lo como complemento em saladas, sopas, no arroz ou junto com os vegetais e legumes refogados. Se preferir, também pode ingeri-lo em forma de chá.

Alcachofra

Vale a pena incluir a alcachofra na dieta se você estiver sofrendo com o fígado gorduroso, pois ela possui ação diurética e oferece diversos benefícios para o organismo aportando pouquíssimas calorias. Além disso, ela ainda ajuda a regular os níveis de açúcar e de colesterol no sangue. Você pode consumi-la em molhos, sopas, saladas e também em forma de chá.

Cardo mariano

Esta planta com múltiplas propriedades poderia reduzir a gordura no fígado. Ela aumenta a regeneração hepática e permite diminuir a quantidade de gorduras acumuladas. Podemos consumi-la em forma de suplemento, encontrado em algumas lojas de produtos naturais, ou então fazer uma infusão com um punhado de folhas e água. Deixe no fogo durante 5 minutos, coe e beba. Se o sabor estiver muito amargo, você pode adoçar com um pouco de mel.

Dente de leão

O dente de leão é repleto de propriedades medicinais, pois é um excelente depurativo natural que permite limpar o fígado e melhorar a saúde hepática. Podemos ingeri-lo fazendo uma infusão.

Basta ferver 1 copo de água com um punhado de folhas e flores da planta durante 10 minutos. Em seguida, deixe repousar durante 5 minutos. Coe, adoce com mel e beba até três copos por dia.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

3 votos, média: 3.33 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X