Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Não tomar café da manhã engorda

Tipo:

95626000.jpg

Não são poucos os que preferem pular esta primeira refeição do dia pensando que desta maneira poderão emagrecer. No entanto, vários estudos indicaram o contrário.


Quer saber por que não tomar café da manhã engorda? Leia este artigo!

Tomar ou não tomar café da manhã?

Algumas vozes se colocam a favor e outras contra ingerir alimentos à primeira hora da manhã.

Muitos consideram que ficar várias horas sem comer (até o almoço) é necessário para emagrecer, enquanto que outros indicam que se tomarmos café da manhã não teremos um apetite tão voraz na hora do almoço. Então, em quem devemos acreditar?

Pular o café da manhã está relacionado com uma maior tendência a ter “desejos”, dar beliscadas e sentir ansiedade. Além disso, nos faz comer muito mais no almoço e escolher pratos com mais gorduras ou açúcares.

Não são poucos os que renunciam à primeira refeição do dia pensando que assim perderão os quilos a mais que tanto incomodam e que precisam ser eliminados seja como for. Alguns, por sua vez, escolhem não tomar café da manhã para ficar alguns minutos a mais na cama e sair apressadamente para o trabalho.

Familia-tomando-cafe-da-manha

Mas, na verdade, excluir esta refeição tão importante engana o cérebro. O que quer dizer isto? A mente considera que você escolhe não tomar café porque é “muito saudável”. Isso então leva a ter vontade de consumir alimentos menos nutritivos, mais calóricos e mais gordurosos.

Porém, no meio da manhã, o estômago ronca de tal maneira que devemos parar tudo o que estamos fazendo para aplacar estes sintomas. E, o que escolhemos? Obviamente que nada natural, mas sim o que mais engorda:

  • Bolachas
  • Doces
  • Bolo
  • Café com leite e creme
  • Açúcares de todo tipo

Estima-se que uma pessoa que pula o café da manhã em casa costuma consumir umas 250 calorias a mais na próxima refeição (no meio da manhã ou ao meio-dia) e que, além disso, é mais fácil se entregar aos tira gosto ou guloseimas.

Casal-tomando-cafe-da-manha

Isto não termina aqui. Supondo que você tenha conseguido resistir à tentação de um pedaço de bolo de aniversário de um colega no escritório… Chega a hora do almoço e você vai estar diante do mesmo dilema.

Uma salada fresca ou um hambúrguer com batatas fritas? Verduras refogadas ou uma pizza com o dobro de mussarela?

A ansiedade, a fome e as vontades acumuladas de comer nos invadem. Certamente, você vai desviar das opções saudáveis do cardápio e vai optar pela comida rápida.

Um problema duplo para os que querem emagrecer

É imprescindível nestes casos escolher opções mais saudáveis e não estar pensando constantemente em bolachas, hambúrguer ou chocolate. O café da manhã abundante, mas equilibrado, nos sacia o apetite e reduz a ansiedade.

 Quando pensamos em um café da manhã abundante, nos vem à mente uma refeição que inclui bacon, ovos fritos e qualquer outra coisa que não estamos acostumados a ingerir. Mas, o que deve ser incluído na primeira refeição do dia?

  • Lácteos desnatados (leite, iogurte, queijos)
  • Frutas
  • Cereais
  • Pães integrais

É verdade que se apenas bebermos um café enquanto nos vestimos ou nos maquiamos vai ser difícil comer tudo isso no café da manhã, mas a mudança deve ser gradual.

Cafe-da-manha

Sem o café da manhã nossas forças diminuem

Passar por períodos prolongados de jejum vai afetar o que, o como e o quanto das seguintes refeições. Mas, além disso, vai reduzir a capacidade de concentração, energia e vitalidade.

Hoje em dia, nossas agendas costumam estar bastante cheias de atividades a partir da manhã até muito tarde. Necessitamos comer algo pela manhã para cumprir todas as tarefas.

Quando nos levantamos, o corpo não conta com quase nenhum “combustível” para poder funcionar. O mesmo que ocorre com um carro que não tem gasolina.

Quando não temos esta recarga é muito difícil começarmos bem o dia. Os níveis de glicose no sangue ficam muito baixos e é preciso consumir algum alimento o mais rápido possível para que o corpo se ative.

Criancas-comendo-cereais

Talvez o hábito de não tomar café da manhã esteja fazendo com que você tenha mau humor desde cedo. Não é o tipo de trabalho que você possui, o trânsito ou o estresse. Não importa se você está todo o dia sentada em frente ao computador ou andado daqui para lá.

O café da manhã vai oferecer a energia necessária para aproveitar ao máximo toda a jornada. Sobretudo se seu dia não termina ao sair do escritório!

Licença para comer (ou tomar café da manhã)

Realizou-se uma campanha na Espanha chamada “Licença para comer”, onde os médicos e especialistas eliminam do imaginário coletivo certos mitos relacionados com o café da manhã e outras refeições diárias.

O café da manhã faz parte das três refeições diárias mais importantes. Cada vez são menos os que se sentam à mesa ou se permitem alguns minutos para consumir alimentos antes de sair de casa.

A maioria das pessoas o faz para emagrecer e porque acreditam que o jejum serve para queimar gorduras. O fato de não ter muita fome ao se levantar se confunde com a pouca necessidade de comer de manhã.

Bandeja-com-comida

Segundo uma das encarregadas do projeto (Carolina Muro, diretora da Unidade de Nutrição da Federação Espanhola de Indústrias da Alimentação e Bebidas):

“Além de não conseguir o objetivo perseguido, que era emagrecer, não tomar café da manhã vai afetar diretamente o nosso rendimento e a nossa atividade diária. De fato, segundo os especialistas, o café da manhã deve nos oferecer 25% de nossa energia diária”.

 

 

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

mandioca-frita-simples-na-air
Mandioca frita simples na AirFryer: Receita saudável e não suja o fogão!

Ingredientes da receita de mandioca frita na airfryer 1 kg de mandioca...

198785_10151626180095479_1325124310_n
Verrine de Ricota com Calda de Frutas

Éuma ótima opção para o cardápio de doces!

bife-de-figado
Truque com leite para fritar o bife de fígado tira cheiro forte e deixa macio: aprenda

Bife de fígado é que nem dobradinha: há quem ame e quem...

goiaba
Mousse de goiabada: Apenas 2 ingredientes

Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e coloque em...

Receitas da Semana...

21768185_711361772386070_8677635188546121133_n
Recheio de Ameixa com Doce de Leite para Bolos

Ingredientes: 300 g de ameixas cortadas ao meio sem caroço 1 xícara...

10341685_857901150886663_4217276103811168272_n
Bolo floresta negra

Esse bolo é tudo de bom, né? Que tal aprender a fazer...

esquecimento-pilula-o-que-fazer-430×285
Pílula anticoncepcional: o que fazer se esquecer de tomar mais de uma vez no mês?

Para que a pílula anticoncepcional seja eficaz, é importante tomá-la todos os...

482542_10151624182455479_1930334215_n
Hambúrguer e Almôndega de Berinjela vegan

Já pensou em preparar essa delícia para a macarronada? Confira essa receita...

Deixe seu comentário

X