Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Gengibre em conserva emagrece e evita doenças; saiba consumir

Tipo:

Gengibre em conserva emagrece e evita doenças; saiba consumir

Perder peso, aumentar a imunidade e ficar longe do colesterol alto e da diabetes são apenas alguns dos muitos benefícios do gengibre em conserva.


Para que serve?

Conserva de gengibre é opção para fazer raiz durar mais tempo e consumo pode ajudar a emagrecer

Segundo a nutricionista Larissa Nogueira Bezerra Malandrino, estudos comprovam que o gengibre tem efeitos positivos na redução da cólica menstrual, do colesterol, contra enxaqueca, diabetes, inflamações e diminuição de dores de artrite reumatoide. “Isso se dá por substancias presentes no gengibre que aumentam o efeito anti-inflamatório e antioxidante dele”, garante a especialista do centro de bem-estar Levitas.

Porém, ela faz a ressalva de que todos esses estudos foram feitos com a raiz in natura ou em pó, e não com a conserva de gengibre. Além disso, o preparo seria indicado apenas para a prevenção de doenças, e não para tratamento. “A conserva é o modo mais prático de armazenar o produto para que ele dure mais. Mas ela costuma levar açúcar ou sal. Isso não muda o efeito terapêutico, porém, pode aumentar a pressão por conta do sódio e pode, ainda, deixar de ser interessante para pacientes diabéticos. Nesses casos, seria mais interessante optar pela raiz in natura”.

Ajuda a emagrecer?

Assim como a raiz consumida in natura, a versão em conserva também possui efeito termogênico, que faz acelerar o metabolismo e aumentar a queima de gordura do corpo. Essa é uma medida importante para conseguir eliminar os quilinhos a mais e aquela gordurinha localizada que teima em não te abandonar.

Como consumir

Larissa recomenda que o consumo seja feito com moderação, já que existem algunsriscos do gengibre e um deles é o consumo em grande quantidade, que pode causar desconforto estomacal, gases e má digestão. O indicado pela nutricionista para conseguir adquirir os benefícios é ingerir cerca de 2 g por dia – o que equivaleria a mais ou menos duas rodelas da raiz em conserva.

Para preparar, o gengibre precisa ser descascado e cortado em fatias finas

Também é preciso ter cuidado ao fazer uso de forma terapêutica. “O gengibre interage com alguns medicamentos. Pessoas cardíacas, por exemplo, que usam remédios, podem sofrer com efeitos dessa mistura. Por isso é preciso tomar cuidado e consultar um médico”.

Como fazer

A receita de gengibre em conservaensinada pela nutricionista leva 3 xicaras de gengibre, 1 xicara de vinagre de arroz, 3 colheres de sopa de sal rosa e meia xícara de açúcar orgânico – ou demerara ou mascavo.

Para fazer, tire a casca do gengibre e corte em fatias finas. Leve a uma panela com água e deixe no fogo até levantar fervura. Escorra a água e deixe esfriar. Enquanto isso, em outra panela, junte o vinagre com o sal e o açúcar e leve ao fogo até ferver. Em um recipiente de vidro (já fervido e higienizado), coloque o gengibre e cubra com a mistura de vinagre. Tampe e deixe fora de geladeira para curtir por 3 dias. Depois, leve para a geladeira.

Sempre antes de consumir, lave o gengibre para tirar a conserva. Adicione a sucos, chás, salada ou coma como acompanhamento em um prato de comida. O gengibre em conserva dura por um período de 3 a 6 meses na geladeira. Você pode saber que ele já não está bom para uso caso mude de cor e de sabor.

Curiosidade

Não estranhe: o gengibre em conserva tem uma leve cor rosada. A raiz ganha esse tom logo na hora do preparo, quando a conserva entra em contato com o alimento. Alguns restaurantes optam ainda por adicionar ainda um corante que deixa mais colorido.

  1. Se você quiser aprender MUITO MAIS coisas, o renomado Dr. Rocha tem um vídeo bem especial sobre emagrecimento, quer assistir? Clique AQUI PARA ASSISTIR O VÍDEO DO DR. ROCHA

 

 

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

11 votos, média: 3.27 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas Sugeridas...

10887344_966608250015952_7864080396411449588_o
Pavê de Negresco

Pavê tradicional já é bom, agora imagine esse de negresco??? Nunca sobra...

1044188_10151710087445479_600212103_n
Macarrão Arnon

Vamos combinar que a melhor receita quando estamos com pressa é um...

9e93f11c4aa672187de20cccc02e031f.jpg
Se o seu filho quiser se sentar nesta posição, não deixe! O motivo? Eu não fazia ideia.

À medida que as crianças crescem, elas aprendem devagarinho muitas coisas.Enquanto bebês,...

pudim
Pudim de bolacha maria, GENTE DO CÉU!!! Essa eu faço toda semana

Ingredientes: Pudim: 3 ovos; 500ml de leite integral; 1 lata de leite...

Deixe seu comentário

X