Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Faça seu próprio creme antirrugas caseiro

Tipo:

Faça seu próprio creme antirrugas caseiro

Os cremes naturais, por outro lado, são muito mais benéficos, mas geralmente possuem um preço bastante elevado.


Neste artigo apresentaremos uma alternativa: você pode elaborar em casa seu próprio creme antirrugas de maneira simples e com ingredientes naturais. Além disso, o preço será muito menor, e você pode até fazer quantidades extras e dar de presente para as suas amigas. Que tal experimentar?

O tipo de pele

Esse anti-rugas foi pensado especialmente para peles normais ou secas, peles sensíveis ou com tendência ao aparecimento das rugas. Entretanto, não o recomendamos para mulheres com menos de 25 anos, ou pessoas que tenham a pele oleosa.

Os ingredientes que iremos propor são muito nutritivos e têm a propriedade de hidratar de forma profunda, proteger a pele dos radicais livres e promover a regeneração das células.

A seguir, explicaremos os principais benefícios destes ingredientes.

Óleo de coco

O óleo de coco foi comentado em diversos artigos de saúde graças a suas incríveis propriedades tanto como um alimento quanto como um cosmético. Seu uso tópico é excelente para peles mistas, já que hidrata e também é absorvido com facilidade. Além disso, ele deixa uma textura suave e um aroma delicado.

Nesta receita, ele será um dos ingredientes básicos, ao que iremos acrescentar outros com propriedades mais específicas para o tipo de pele que queremos tratar.

Cera de abelha

A cera de abelha é outro ingrediente básico, já que nos permite elaborar um cosmético mais denso. O óleo de coco é ideal quando a temperatura é fria, mas se derrete facilmente com o calor, por isso iremos combiná-lo com a cera de abelha.

Além disso, ela ajuda a eliminar as impurezas da pele e a atenuar possíveis manchas.

Óleo de rosa mosqueta

Um dos ingredientes mais potentes deste creme é o conhecido óleo de rosa mosqueta, que tem se popularizado cada vez mais nos últimos anos graças às suas propriedades anti-idade. Seu conteúdo rico em vitaminas, ácidos graxos e antioxidantes permite estimular a produção de colágeno, bem como prevenir e reduzir as linhas de expressão e as rugas. Ele também combate as manchas, as estrias, a pele seca, a irritação e os efeitos nocivos do excesso de exposição ao sol. Além disso, também tem um alto pode de regeneração da pele, que ajuda a renovar as células cutâneas.

À noite, podemos aplicar este óleo diretamente sobre a pele antes de dormir, mas pela manhã será muito mais prático e discreto aplicar a receita que proporemos a seguir.

Vitamina E

A vitamina E é benéfica tanto consumida oralmente quanto usada de forma tópica, e permitirá conservar melhor o creme antirrugas, já que atua como um verdadeiro conservante natural.

Ela também tem propriedades antioxidantes e rejuvenescedoras para a pele, além de nos proteger dos radicais livres.

Óleos essenciais

Finalmente, para completar esta receita não podem faltar os óleos essenciais, que irão aportar um delicioso aroma e potencializar as propriedades dos ingredientes.

Recomendamos especialmente o óleo essencial de gerânio, que também é um grande regenerador cutâneo, e o de rosas, que dará um perfume ao creme e irá proporcionar firmeza à pele.

Elaboração do creme antirrugas

Colocaremos em um recipiente os seguintes ingredientes:

– 20ml de óleo de coco
– 30ml de cera de abelha

Colocaremos ambos em banho-maria, para que comecem a se fundir pouco a pouco, e iremos misturando com a ajuda de uma espátula ou utensílio de madeira, cerâmica ou vidro.

Quando estiverem totalmente mesclados, apagaremos o fogo e imediatamente adicionaremos o restante dos ingredientes:

– 5ml de óleo de rosa mosqueta
– 5ml de vitamina E
– 5 gotas de óleo essencial de gerânio (opcional)
– 5 gotas de óleo essencial de rosas (opcional)

Basta misturar bem e deixar esfriar. Recomendamos mantê-lo conservado na geladeira para que dure por mais tempo. Se você vive em um lugar muito quente ou quer conservá-lo fora da geladeira, uma opção é acrescentar uns 10 ou 15ml a mais de cera de abelha.

Por outro lado, se a preferência é por uma textura um pouco mais líquida, você pode aumentar um pouco a quantidade de óleo de coco e reduzir a de cera de abelha.

Experimente diferentes quantidades e combine-o com outros ingredientes para descobrir novas receitas de creme antirrugas.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

3 votos, média: 3.67 de 5


Compartilhar via WhatsApp

Deixe seu comentário

X