Água na Boca - Dicas culinárias e receitas deliciosas

Siga-nos e compartilhe

Faça da sua varanda a sua pequena horta particular

Tipo:

horta-na-varanda-500×398

Cada vez mais lemos notícias terríveis de como os alimentos que compramos nas feiras e supermercados são cultivados com a presença de pesticidas e substâncias químicas que são extremamente prejudiciais para a saúde.


Por este motivo, tem crescido a preocupação das pessoas em adquirir alimentos orgânicos, e se for possível plantá-los em nosso próprio quintal, assegurando-se de que isso será feito de forma totalmente natural, ainda melhor!

Infelizmente, nem todos têm à disposição um jardim ou quintal pronto para receber a sua própria horta particular. Entretanto, embora não seja possível cultivar tantos alimentos, você pode dar o primeiro passo rumo a este objetivo na sua varanda ou pátio interno.

Além de obter alimentos muito mais saudáveis, as hortas particulares são uma maneira muito bonita de decorar o ambiente, trazendo cor e saúde para a casa e para toda a família.

Neste artigo, iremos compartilhar algumas dicas de como você pode dar início à sua horta particular em sua varanda, bem como falar sobre os alimentos e ervas que podem ser plantados desta maneira.

Dicas para criar a sua horta particular

Condições climáticas

Analise as condições climáticas do local onde você mora para entender quais plantas e alimentos terão mais sucesso no seu tipo específico de ambiente.

Além disso, preste atenção também às condições climáticas da sua varanda. Como é a incidência do sol e como ele se move ao longo do dia? Ela fica na sombra o dia todo? Venta muito ou a área é protegida? Este tipo de resposta pode ajudá-lo a definir não apenas o que plantar, mas também onde posicionar as plantas no local.

Contêineres

O tipo de contêiner usado na sua horta particular possui uma importância muito maior do que simplesmente ter uma boa aparência e ornar bem com o ambiente. Fique atento ao material escolhido.

Vasos feitos de materiais porosos, como a terracota, oferecem uma drenagem muito melhor do que potes de plástico, que não permitem que a água escape do solo. Não se esqueça de colocar pratinhos embaixo de cada vaso, para evitar que a água escorra pela varanda.

Você pode posicioná-los no chão ou se, o espaço for muito reduzido, também pode optar por uma horta suspensa, colocando-os presos na parede. O visual suspenso fica muito bonito.

Características do solo

O solo é um fator fundamental para o sucesso da sua horta particular. Não adianta nada investir nos contêineres certos, nas plantas certas, e com as condições climáticas perfeitas, se o solo não for o adequado para que a horta floresça.

Vale a pena pesquisar qual o tipo de solo adequado para cada planta do seu interesse, optando por uma versão que já contenha nutrientes e adubos que farão com que o seu objetivo seja alcançado com muito mais facilidade.

O que plantar na sua horta particular

Ervas aromáticas

Uma excelente maneira de começar a sua horta é apostando nas ervas aromáticas. Elas podem ser usadas como um tempero fresquinho para as refeições e ainda podemos aproveitar as suas propriedades medicinais para fazer infusões e tratar diversas condições de saúde de maneira totalmente natural.

Além disso, as ervas aromáticas ajudam a afugentar as pragas, e a proteger as hortaliças e vegetais que você possa querer plantar também na sua horta.

Vale a pena pesquisar as especificações de cada uma destas ervas e como elas devem ser cultivadas, mas algumas que estão mais comumente presentes em hortas particulares devido à sua facilidade de cultivo são as seguintes:

Alecrim
Tomilho
Sálvia
Salsinha
Hortelã
Cebolinha
Orégano
Coentro
Manjericão
Vegetais
Pode até parecer mais difícil e algumas pessoas se sentem intimidadas em incluir alguns vegetais e hortaliças em suas hortas particulares, imaginando que o seu cultivo será muito mais complicado, ou ainda que ele não possa ser feito em potes e ambientes pequenos como as varandas.

No entanto, podemos perder este medo e entender que muitos vegetais, se forem plantados nas condições corretas, podem ser cultivados sem problemas em nossa horta particular.

De novo, vale a pena pesquisar as condições ideais e específicas para cada vegetal, considerando a quantidade e a intensidade da incidência de luz, o tipo de solo a ser usado, as épocas do ano e a sazonalidade e a quantidade de água a ser utilizada.

Alguns exemplos de vegetais que podem ser cultivados em potes são os seguintes:

Tomate cereja
Pimenta dedo de moça
Alho
Cebola
Berinjela
Rabanete
Feijões
Que tal dar início a este novo projeto e trabalhar para ter uma horta particular na sua varanda? Além de ser um hobby muito satisfatório, você poderá desfrutar de alimentos e ervas totalmente naturais e seguros para o consumo, promovendo o bem-estar e a saúde de toda a sua família.

MEDIDAS IMPORTANTES:
  • MANTEIGA:1 xícara = 225g | 1 colher (sopa) = 15g
  • FARINHA DE TRIGO:1 xícara = 130g | 1 colher (sopa) = 8g
  • AÇÚCAR:1 xícara = 210g | 1 colher (sopa) = 15g




Ingredientes

Avalie esta receita
Avaliação média

votos, média: de 5


Compartilhar via WhatsApp

Receitas da Semana...

761486000.jpg
7 dicas para limpar superfícies difíceis. Nunca foi tão simples!

A higiene do lar pode ser muito chata quando não conhecemos boas...

1484192_729548260388620_1354791608_n
Lanche de verão

Falta pouco para o verão! Que tal aprender a fazer um lanche...

Forrar-o-vaso-com-papel-higiênico-não-adianta-nada
Forrar o vaso com papel higiênico não adianta nada: veja 5 macetes para banheiro público

Muita gente deixa para usar banheiro público apenas em situações extremamente necessárias. Além do...

Pão francês (MUITO FÁCIL)
Pão francês (MUITO FÁCIL)

Como fazer Dilua o fermento em um copo de água morna com...

Deixe seu comentário

X